24 Melhores Ferramentas de Análise de Redes Sociais para 2021 [Grátis & Pagas]

24 Melhores Ferramentas de Análise de Redes Sociais para 2021 [Grátis & Pagas]

24 Melhores Ferramentas de Análise de Redes Sociais para 2021 [Grátis & Pagas]

O que é preciso para executar uma estratégia de sucesso nas redes sociais? 

Obviamente, a resposta é o conteúdo criativo em combinação com a sua capacidade de detectar os interesses e necessidades do seu público. E, deve também adicionar as características únicas da sua marca à mistura. 

Parece fácil?

Na verdade, não. A menos que adote uma abordagem baseada em dados para a sua estratégia, você demorará muito a alcançar resultados positivos. 

É por isso que é obrigatório ter uma solução analítica das redes sociais no seu kit de ferramentas que lhe fornecerá regularmente dados atualizados sobre o seu desempenho. 

Para poupar o seu tempo, escolhemos a dedo 24 ferramentas gratuitas e pagas que te ajudarão a obter dados sobre as redes sociais em pouco tempo.

Temos de Responsabilidade : As informações abaixo são exatas a partir de hoje 30 de Agosto de 2021

Índice

  1. Postoplan
  2. Phlanx
  3. Social Blade
  4. Sprout Social
  5. Hootsuite
  6. Facebook Page Insights
  7. Twitter Analytics
  8. Keyhole
  9. Cyfe
  10. Buffer
  11. Brandwatch
  12. Later
  13. Agorapulse
  14. Brand24
  15. Iconosquare
  16. LinkedIn Analytics
  17. Minter.io
  18. Quintly
  19. Rival IQ
  20. Shield App
  21. Socialbakers
  22. Zoho Social
  23. SparkToro
  24. Union Metrics

1. Postoplan

1. Postoplan - imagem 1

A execução de uma estratégia de mídia social sem um calendário de conteúdos adequado é uma perda de tempo. Um cronograma permite que você publique consistentemente, acompanhe o seu conteúdo, e chegue ao seu público no momento certo. 

Dito isso, pode ser bastante desafiante criar um plano de conteúdo abrangente, mas se escolher agendar as suas mensagens com Postoplan, não precisará fazer nenhum esforço. 

Postoplan é uma ferramenta de automatização de marketing dos meios de comunicação social baseada em IA. O objetivo é ajudar você a aumentar a sua presença nas redes sociais com um esforço mínimo.

Funções do Postoplan

Postoplan apresenta-se principalmente como um instrumento de planejamento e programação de conteúdos para as seguintes redes e messengers de redes sociais:

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • WhatsApp
  • LinkedIn
  • WordPress
  • Telegram
  • Slack
  • Google My Business

Para além do planejamento de conteúdos, também pode aproveitar as seguintes vantagens:

  • Uma biblioteca de fotos com dois milhões de imagens
  • Edição e pré-visualização de postagens
  • Comunicação direta com os inscritos
  • Programação de conteúdo em massa 

Uma vez inscrito, você tem acesso ao calendário de conteúdos, que vem com ideias de posts pré-definidos para inspiração:

1. Postoplan - imagem 2

Com o Postoplan, você vai realmente ter facilidade - basta definir a hora em que quer que o seu post seja publicado, elaborar o seu conteúdo, e a ferramenta irá fazer o upload automaticamente. E também irá acompanhar o desempenho do seu conteúdo. 

Investimento

 

Investimento

Créditos: Postoplan

2. Phlanx

2. Phlanx - imagem 1

O marketing de influenciadores está aumentando. De acordo com o Statista, a dimensão total do mercado de Influenciadores a nível mundial ultrapassou os 13 bilhões, o que é quase 4 bilhões mais do que em 2020. 

O problema com o marketing de influencers é encontrar a pessoa certa para uma colaboração. Entre a infinidade de influenciadores, é preciso encontrar aquele que é relevante na sua indústria e que tem o mesmo público que você. 

Além disso, também terá de analisar o perfil do influenciador para ver se ele já estabeleceu uma parceria com as marcas semelhantes à sua e qual o conteúdo da colaboração deles. 

Parece trabalhoso?

De fato, é. Mas a Phlanx pode fazer isso para você num instante. É uma plataforma de marketing de influencers que pode ajudar os profissionais de RP a estabelecer parcerias com influenciadores para melhorar o envolvimento e o reconhecimento da marca. 

Funções do Phlanx

Phanx é uma ferramenta de marketing de influenciadores, o que significa que já tem tudo o que é necessário para gerenciar uma campanha:

  • Um diretório de influenciadores - te ajuda a encontrar um influenciador do seu nicho. 
  • Colaborações Influencer - fornece uma seleção de parcerias com outras marcas onde podem promover-se umas às outras. 
  • Menções de marcas - fica de olho na sua marca e nas suas rivais. 
  • Auditores das redes sociais - permite auditoria de influenciadores através do Instagram, YouTube, e TikTok. 
  • Ferramentas de gestão - incluem soluções de gestão de campanhas e contratos. 
  • Rastreador de concorrentes - inclui análise de concorrentes no Instagram, YouTube, TikTok, e Twitch. 

Também pode usar uma das calculadoras de engajamento da Phlanx. Por exemplo, essa abaixo calcula a taxa de engajamento de um influenciador na Instagram:

2. Phlanx - imagem 2

Créditos: Phlanx

Você pode fazer o mesmo para YouTube, Facebook, Twitch, Twitter, e TikTok. 

Investimento

Você pode se inscrever no Phlanx gratuitamente durante um mês inteiro, sem compromisso, mas com características limitadas. Se quiser ter acesso a mais serviços, terá de se inscrever num destes planos:

Investimento

Créditos: Phlanx

Se o seu plano é dar ao marketing de influencers um período experimental, o plano básico tem características suficientes para que você possa realizar uma primeira campanha sem problemas. 

3. Social Blade

3. Social Blade - imagem 1

A mineração de dados das redes sociais não é uma tarefa fácil. Estamos falando de inúmeros dados que mudam várias vezes por dia e que são muito difíceis de seguir e de fazer sentido. 

E as ferramentas analíticas integradas que se podem encontrar em todas as plataformas de meios de comunicação social? Elas se saem bem em termos de rastreio da demografia do público, mas não mostram dados abrangentes sobre o engajamento. Felizmente, é possível utilizar o Social Blade para esta tarefa. 

Social Blade é uma plataforma de análise de redes sociais que ajuda a analisar o engajamento dos seguidores, classificar o conteúdo de vídeo e estimar os ganhos posteriores. Ele também pode utilizar esta ferramenta para pesquisar os influenciadores. 

Funções da Social Blade

A principal tarefa da Social Blade é rastrear a análise do usuário nas seguintes plataformas:

  • YouTube
  • Twitch
  • Twitter
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok
  • Trovo
  • StoryFire
  • Mixer
  • DLive
  • Dailymotion

Todos os usuários podem ter acesso gratuito ao Social Blade EDU, onde podem aprender a criar um canal YouTube de sucesso e a melhorar a classificação dos vídeos. 

Quando se trata de marketing de influenciadores, Social Blade oferece as listas de canais de ponta em diferentes plataformas de social media e, além da análise, pode mostrar a contagem de inscritos ao vivo de um influencer à sua escolha:

3. Social Blade - imagem 2

Créditos: Social Blade

Você também pode obter uma consulta paga dos especialistas da Social Blade sobre como iniciar a sua carreira no YouTube e criar conteúdos de alto desempenho.

Investimento

Social Blade tem um período de teste gratuito de 30 dias, e algumas características (tais como a contagem de inscritos ao vivo) estão disponíveis gratuitamente. No entanto, se você pretende utilizar esta ferramenta regularmente, é melhor assinar um destes planos:

Investimento

Créditos: Social Blade

Com estes planos, você obtém relatórios analíticos completos e acesso a gráficos premium que contêm dados adicionais não disponíveis a outros usuários. 

4. Sprout Social

4. Sprout Social - imagem 1

A gestão das redes sociais consiste numa infinidade de tarefas: análise de dados de engajamento, idealização e produção de conteúdos, análise das interações dos clientes, identificação das tendências dos consumidores, planejamento de campanhas de marketing, etc. Não é uma tarefa para uma só pessoa. 

Mas e se você não tiver meios para contratar uma equipa inteira de marketing para gerir os meios de comunicação social?

Se o seu negócio tem um orçamento de marketing muito limitado, porque não investir numa ferramenta abrangente, tal como o Sprout Social?

Sprout Social é um conjunto completo que permite soluções de marketing, gestão, análise, inteligência de dados, e atendimento ao cliente. Com esta ferramenta, você pode ter conhecimentos úteis sobre como melhorar a sua presença nos meios de comunicação social. 

Funções do Sprout Social

Todas as características estão divididas em quatro grupos:

  • Engajamento: monitorização da marca, caixa de entrada inteligente, criador de chatbot, GRC social, etc. 
  • Publicação e programação: horários optimizados de envio de conteúdos, biblioteca de recursos, sugestões de conteúdos, calendário de conteúdos partilhados, seguimento de URL, etc. 
  • Análise: relatórios de desempenho do perfil, relatórios pós-desempenho, análise da concorrência, relatórios de desempenho pagos, etc. 
  • Escuta: análise de audiência, feedback de clientes, pesquisa de consumidores, pesquisa de sentimentos, análise de campanhas, reconhecimento de influenciadores, comparação de concorrentes, e identificação de tendências. 

Como se pode ver, Sprout Social engloba todas as ferramentas necessárias para a gestão dos meios de comunicação social. Também permite uma série de integrações, tais como o Help Desk. 

Veja como se parece o painel de controle do Sprout Social:

4. Sprout Social - imagem 2

Créditos: Sprout Social

Você pode controlar a visão geral do desempenho e obter um novo relatório de engajamento todos os dias. Há também a opção de criar uma lista de tarefas diárias para si e para a sua equipe. 

Investimento

Há um teste gratuito de 30 dias disponível para qualquer pessoa que queira experimentar o Sprout Social sem ter de inserir os detalhes do cartão de crédito. O teste gratuito tem características suficientes para se entender como a ferramenta funciona, e, se você gostar, pode escolher uma das seguintes opções de assinatura:

Investimento

Se você quer um tour rápido pelo Sprout Social, pode solicitar uma demonstração e ter um especialista para explicar como esta ferramenta pode ajudar com as suas necessidades de marketing nas redes sociais. 

5. Hootsuite

5. Hootsuite - imagem 1

A Hootsuite é uma alternativa ao Sprout Social. É também uma plataforma de gestão das redes sociais que te permite realizar campanhas em múltiplas contas de redes sociais, incluindo Twitter, Facebook, LinkedIn, Pinterest, e YouTube. 

Ao contrário do Sprout Social, o Hootsuite tem apenas uma versão desktop, mas o seu painel de controle é muito intuitivo e te permite acompanhar o seu desempenho nos redes sociais em tempo real.

Funções da Hootsuite

Hootsuite permite:

  • Criar e agendar mensagens
  • Rastrear de uma só vez todas as contas das redes sociais
  • Mapear as próximas campanhas
  • Gerenciar as mensagens recebidas dos seguidores
  • Analisar insights a partir de dados das redes sociais

Uma das características mais notáveis da Hootsuite é a escuta social. Pode recolher e seguir o feedback dos seus seguidores e descobrir as tendências atuais:

5. Hootsuite - imagem 2

Créditos: Hootsuite

A ferramenta de escuta social da Hootsuite também te permite responder a todos os seus seguidores e rever as suas mensagens num único tópico. 

Investimento

Hootsuite tem um teste gratuito de 30 dias, embora seja necessário acrescentar de imediato as informações do seu cartão de crédito. Uma vez expirado o período experimental, você pode escolher entre os seguintes planos de inscrição:

Investimento

Um teste gratuito permite somar até dez canais de redes sociais, fazendo análises em tempo real, agendamento automático, e integrações RSS ilimitadas. Características como a escuta social só estão disponíveis para assinantes premium. 

6. Facebook Page Insights

6. Facebook Page Insights - imagem 1

Todos os sites de redes sociais têm uma ferramenta analítica integrada. No Facebook, chama-se Page Insights, e recolhe dados sobre os seus conteúdos e seguidores nos meios de comunicação social em tempo real. 

Para ter acesso ao Page Insights, você precisa ter uma conta comercial. Com ela, você pode acessar as análises diretamente da sua página e obter dados mais específicos, como na imagem de tela acima, ou rever as percepções gerais no complemento do Facebook Business Suite:

6. Facebook Page Insights - imagem 2

Facebook Business Suite também te mostra o seu público potencial - quantas pessoas você pode alcançar se publicar anúncios no Facebook. 

Funções do Facebook Page Insights

Via Facebook Page Insights, você pode medir:

  • Seguidores
  • Curtidas
  • Alcance
  • Visitas 
  • Ações na página
  • Métricas detalhadas sobre os seus posts
  • Vídeos
  • Stories
  • Público

Por exemplo, em Posts insights, você pode verificar o alcance e o engajamento de cada um dos seus conteúdos e descobrir quando o seu público é o mais ativo:

6. Facebook Page Insights - imagem 3

Também se pode impulsionar qualquer post que tenha bom desempenho. Neste caso, será redirecionado para o Gestor de anúncios. 

Investimento

Uma vez que é uma ferramenta padrão, Facebook Page Insights é uma plataforma de análise social gratuita. 

7. Twitter Analytics

7. Twitter Analytics

O Twitter tem também uma ferramenta de análise integrada. Você pode utilizá-la para acompanhar o desempenho geral da sua conta, bem como a taxa de compromisso tweet por tweet. 

Através do Twitter Analytics, pode também conectar-se aos Anúncios do Twitter e começar a fazer publicidade nesta plataforma de redes sociais. Neste caso, o seu painel de controle incluirá informações sobre o desempenho dos anúncios. 

Funções do Twitter Analytics

Aqui está o que se pode fazer com a ferramenta de análise no Twitter:

  • Verificar como as pessoas se relacionam com os seus tweets em tempo real
  • Tendências específicas ao longo de um período de tempo
  • Analisar impressões e retweets
  • Saber mais sobre as percepções do público
  • Exportar as suas métricas do Twitter

Veja como se parece a atividade de um tweet:

Funções do Twitter Analytics

Pode rever impressões, compromissos e taxa de compromisso para cada tweet e verificar quantas impressões, em geral, os seus tweets ganharam num período de tempo específico. 

Investimento

Esta é também uma ferramenta de análise das redes sociais completamente gratuita. 

8. Keyhole

8. Keyhole - imagem 1

O que é necessário para melhorar a visibilidade nas redes sociais?

Muitos fatores contribuem para a exposição da sua marca, e as hashtags estão entre eles. As hashtags ajudam o seu conteúdo a alcançar mais pessoas e a estabelecer autoridade na sua indústria. 

No entanto, pode ser um verdadeiro desafio encontrar hashtags que se mantêm populares ao longo do tempo. Por exemplo, a lista de hashtags populares no LinkedIn é atualizada com frequência, e o que está em demanda hoje pode não estar em tendência amanhã. 

Se quiser elevar o seu nível de estratégia de hashtags, o Keyhole deve estar no seu kit de ferramentas. Isso ajuda os marqueteiros a encontrar e analisar hashtags relevantes e a seguir as tendências atuais das redes sociais.

Funções do Keyhole

A análise de hashtags não é o único ponto forte de Keyhole. Ele também oferece várias outras ferramentas que podem alimentar uma campanha de marketing bem sucedida nas redes sociais:

  • Rastreio e análise de influencers. Esta ferramenta gera relatórios e fornece dados sobre as suas mais recentes parcerias de influenciadores. 
  • Análise do perfil e da concorrência. Esta funcionalidade rastreia os seus perfis e as contas dos seus concorrentes nos meios de comunicação social para gerar dados perspicazes. 
  • Publicação social e agendamento. Keyhole tem um calendário e um editor de conteúdos para te ajudar a elaborar o seu conteúdo sem problemas. 

Também pode sintonizar o rastreador da marca através do painel de controle do Keyhole. Basta inserir o nome da sua marca ou produto, e a ferramenta criará um relatório com todas as menções de marca mais recentes:

8. Keyhole - imagem 2

Créditos: Keyhole

Você também pode utilizar a ferramenta de localização de palavras-chave da Keyhole para otimizar o seu conteúdo no dia-a-dia. 

Investimento

Keyhole tem um teste gratuito de 7 dias, sem necessidade de cartão de crédito. Quando se trata de inscrições pagas, o serviço oferece a cada cliente potencial a possibilidade de contatar Keyhole e negociar o preço com base nas suas necessidades. 

De acordo com G2, Keyhole tem os seguintes planos:

Investimento

Créditos: G2

O custo final para cada plano de assinatura deve ser negociado com um representante da empresa. 

9. Cyfe

9. Cyfe - imagem 1

O rastreio das métricas das redes sociais é necessário para avaliar o desempenho das suas campanhas e identificar as questões que precisam ser corrigidas. Os dados recebidos das métricas também mostram as áreas de melhoria. 

Dito isto, é muito difícil ler as métricas dos meios de comunicação social, a menos que tenha anos de experiência. Assim, se for apenas um empresário sem quaisquer competências de marketing, pode ser bastante difícil para você identificar os pontos de vista que as métricas te mostram. 

Cyfe é uma excelente ferramenta que decifra e visualiza todas as métricas dos meios de comunicação social. É uma aplicação de painel de instrumentos tudo-em-um que mantém todos os seus dados empresariais num único local. 

Funções do Cyfe

Cyfe oferece a cada usuário as seguintes características:

  • Widgets de dados personalizados para importar dados de qualquer lugar e transformá-los em visualizações. 
  • Múltiplos tipos de gráficos: multi-cartas, cohort, funil, gantt, tabela, lista, donut, etc. 
  • Análise incorporada, permitindo-lhe visualizar e partilhar dados em qualquer lugar. 

Essencialmente, o Cyfe extrai dados dos seus perfis de redes sociais. Também poupa tempo, uma vez que não terá de entrar em múltiplas ferramentas analíticas apenas para recolher conhecimentos. 

A Cyfe também se integra com múltiplos serviços, tais como:

  • Google Analytics
  • Anúncios do Google
  • MailChimp
  • SalesForce
  • Moz
  • Zendesk
  • HubSpot

Com as redes sociais, basta conectar a sua conta à Cyfe, e esta obtém acesso instantâneo à análise. Por exemplo, eis como vai ficar o seu painel de instrumentos depois de ligar a sua conta no Twitter:

9. Cyfe - imagem 2

Créditos: Cyfe

Você pode ver o desempenho dos seus tweets, impressões, demografia do público, menções, e acompanhar as tendências atuais do Twitter.

Investimento

A Cyfe tem um período experimental gratuito de 14 dias, mas é necessário que você forneça um cartão de crédito. Um teste gratuito te dá acesso às características essenciais. Se desejar obter mais métricas, pode assinar um dos seguintes planos:

Investimento

Créditos: Cyfe

A sua escolha de uma assinatura dependerá da quantidade de dados que deseja visualizar. Se você vai utilizar o Cyfe para o seu negócio, então um plano padrão é suficiente. Para agências que têm vários clientes, um plano de agência é mais adequado. 

10. Buffer

10. Buffer - imagem 1

A realização de uma campanha nos meios de comunicação social pode ser bastante cansativa. Normalmente, a tarefa de um comerciante que trabalha em tal campanha consiste no acompanhamento diário, otimização e reportagem. Não há tempo a perder. 

Infelizmente, nem todos os marqueteiros são inteligentes na forma como acompanham os resultados das campanhas, saltando de uma ferramenta analítica para outra. Entretanto, há situações em que é necessário agir rapidamente para que a campanha volte ao caminho certo. 

Buffer pode tornar a sua vida mais fácil. É uma ferramenta de monitorização com tudo incluído que faz o acompanhamento de campanhas para você e mede o seu desempenho nos meios de comunicação social. Funciona também como uma ferramenta de colaboração. 

Funções do Buffer

O Buffer divide todas as suas soluções em três categorias:

  • Publicação. Este conjunto de ferramentas inclui edição de conteúdos, programação direta, e colaboração. Você também pode publicar o seu conteúdo sem ter de sair da sessão. 
  • Envolvimento. Você pode facilmente fazer escuta social, localizar menções de marca em múltiplas plataformas de redes sociais, e manter-se em contato com os seus seguidores. 
  • Analítica. Ligue os seus perfis de redes sociais ao Buffer para visualizar todos os dados mais recentes das redes sociais e gerar relatórios de desempenho da campanha. 

O Buffer também se integra com ferramentas, tais como Canva, Feedly, CoSchedule, e outras, para facilitar a idealização e criação de conteúdos. 

Aqui está como se parece o painel do Buffer:

10. Buffer - imagem 2

Créditos: Buffer

Como pode ver, você pode criar um post no app, agendar o seu conteúdo, rever as análises e definir tarefas para os seus colegas de equipa. 

Investimento

Você pode utilizar o Buffer completamente de graça por tempo ilimitado, mas o seu acesso às funcionalidades será limitado à programação e planejamento de conteúdos. Para todas as outras funcionalidades, você precisa adquirir um plano:

Investimento

Créditos: Buffer

Custa apenas $5 por mês, mas tem acesso total às vantagens do Buffer mais um pacote de equipe que inclui ferramentas de colaboração adicionais. 

11. Brandwatch

11. Brandwatch - imagem 1

O que é preciso para estar na mesma sintonia que o seu público-alvo?

Antes de mais nada, você deve implementar uma abordagem baseada em dados a todos os seus canais de marketing, incluindo os meios de comunicação social. E, tem de estar atento às tendências atuais na sua indústria e nicho de mercado. 

É quase impossível recolher insights do consumidor sem uma ferramenta abrangente e intuitiva. E, se tiver dificuldades em compreender o seu público-alvo, o Brandwatch está aqui para ajudá-lo. 

Brandwatch é um conjunto de inteligência de consumo digital que ajuda as marcas a entender as interações que acontecem online e a encontrar novas oportunidades de mercado. Pode também utilizá-lo para acompanhar as suas campanhas nos meios de comunicação social e melhorar o seu ROI. 

Funções do Brandwatch

Todos os utilizadores de Brandwatch podem desfrutar das seguintes características de análise das redes sociais:

  • Dados históricos
  • Acompanhamento em tempo real
  • Analista inteligente de IA
  • Análise de imagem
  • Segmentação automática baseada em IA
  • Análises da concorrência, da indústria e do mercado
  • Investigação do consumidor

O processo de escuta social no Brandwatch consiste nas seguintes etapas:

  • Pesquisa. A ferramenta recolhe todas as conversas que mencionam a sua marca. 
  • Segmentos. Todas as interações recolhidas são categorizadas por feedback, reclamações, perguntas, etc. 
  • Análise. Recebe um relatório autogerado com dicas acionáveis:

11. Brandwatch - imagem 2

Créditos: Brandwatch

Tudo o que resta a fazer é partilhar os conhecimentos com a sua equipa e elaborar um plano sobre como utilizar os resultados da escuta social para aperfeiçoar as suas campanhas de marketing nas redes sociais. 

Investimento

Para saber que plano se adapta às suas necessidades e quais são os preços, você precisa marcar uma reunião de demonstração com a Brandwatch. 

12. Later

12. Later

O Instagram é uma das plataformas de comunicação social mais populares - mais de um bilhão de usuários em todo o mundo, a partir de Julho de 2021. É também uma das plataformas mais versáteis em termos de conteúdo - é possível carregar imagens, carrosséis, vídeos, e histórias. Conteúdo visual como este tem um grande impacto no engajamento. 

Dito isto, O Instagram é bastante competitivo. Milhões de marcas lutam pela atenção dos usuários e lançam campanhas de marketing de conteúdos criativos para obter mais exposição. 

O Later é um rastreador de redes sociais que o pode ajudar a planificar e analisar os seus esforços de marketing. Pode também conectar a ele contas no Facebook, Pinterest, e Twitter

Funções do Later

Aqui está o que você pode conseguir ao assinar o Later:

  • Agendamento para Instagram, Pinterest, TikTok, e LinkedIn
  • Rastreamento do Instagram Analytics em tempo real 
  • Pesquisa de Hashtags
  • Navegação para conteúdos gerados pelo utilizador através de menções de marca 
  • Planejamento visual e agendamento de stories 

Later também tem uma ferramenta chamada Linkin.bio que cria um mini website dentro do seu perfil Instagram e transforma os seus posts em imagens para compra. Esta funcionalidade pode ser especialmente útil para lojas de comércio eletrônico. 

Você também pode criar a sua própria biblioteca de meios de comunicação para criar e carregar rapidamente os seus posts nos meios de comunicação social:

O Later é um rastreador de redes sociais que o pode ajudar a planificar e analisar os seus esforços de marketing. Pode também conectar a ele contas no Facebook, Pinterest, e Twitter

Créditos: Later

Além disso, é possível recolher mídia através de hashtags, perfis, fotos de stock, menções e marcações. 

Investimento

Later tem um plano gratuito ilimitado, mas só tem acesso a um conjunto social e 30 posts por perfil. Para mais funcionalidades, você pode considerar um dos seguintes planos:

Investimento

Créditos: Later

Se optar por pagamento anual, receberá 17% de desconto na sua compra. 

13. Agorapulse

13. Agorapulse - imagem 1

A gestão de redes sociais pode ser bastante trabalhosa, mas na era da automatização, não é necessário fazer todas as tarefas à mão. Os administradores podem gerar relatórios, externalizar tarefas, e seguir campanhas automaticamente, e a Agorapulse pode ajudar com isso. 

O Agorapulse é uma ferramenta de publicação, monitorização e elaboração de relatórios que mantém todo o seu desempenho nos meios de comunicação social num só local. Atualmente, suporta Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, e LinkedIn. 

Funções do Agorapulse

O Agorapulse oferece um conjunto de ferramentas para a monitorização das redes sociais:

  • Caixa de entrada. Ajuda a categorizar todas as suas comunicações em diferentes plataformas de redes sociais. 
  • Publicações. Aqui, você pode aproveitar as vantagens da edição, programação e ferramentas de colaboração.
  • Monitorização. Você pode obter insights sobre as redes sociais a partir da recolha de dados em tempo real. 
  • Relatórios sobre meios de comunicação social. Adicione os ICPs da sua campanha e gere relatórios sobre as métricas cruciais automaticamente. 

Você pode fazer escuta social através do seu painel de instrumentos:

13. Agorapulse - imagem 2

Créditos: Agorapulse

O Agorapulse também tem um calendário de conteúdo intuitivo que você pode personalizar de acordo com o seu gosto. 

Investimento

O Agorapulse fica disponível gratuitamente durante 14 dias, após os quais pode renovar o seu teste ou mudar para um destes planos pagos:

Investimento

Créditos: Agorapulse

Se você não tem mais de três perfis sociais, uma conta gratuita é suficiente para começar. 

14. Brand24

14. Brand24 - imagem 1

O que menções de marca fazem pela sua estratégia de comunicação social?

Se você se comprometer com a escuta social, isso pode trazer-lhe os seguintes benefícios:

  • Pode encontrar representantes leais da marca entre os seus seguidores e lançar campanhas de marketing de referência. 
  • Fica mais fácil antecipar e detectar uma possível crise de reputação. 
  • Tem a oportunidade de melhorar as relações com pessoas que tiveram uma experiência negativa com a sua marca. 
  • Não é possível medir o sucesso das suas campanhas nas redes sociais sem a menção da marca. 

Brand24 é um software de análise dos meios de comunicação social perfeito para te ajudar a seguir regularmente as menções para o seu negócio e para os seus concorrentes. Também te dá uma visão das oportunidades de vendas. 

Funções do Brand24

Brand24 oferece o seguinte kit de ferramentas:

  • Menção no feed - descubra o que as pessoas estão dizendo sobre a sua marca em tempo real. 
  • Gráfico de volume de discussão - detectar alterações súbitas nas menções de marca para maximizar a publicidade positiva. 
  • Alertas - receba notificações sobre as mudanças nas menções de marca. 
  • Análise e exportação de dados - siga as principais métricas e ICPs. 

Além disso, você tem acesso à pesquisa de hashtags para monitorizar as tendências na sua indústria. A Brand24 pode se integra com Slack, permitindo partilhar de imediato relatórios com os seus colegas. 

O painel de controle da ferramenta pode gerar análises de opinião ao longo do tempo.:

14. Brand24 - imagem 2

Créditos: Brand24

Também é possível obter um relatório de menções de marca por fonte. 

Investimento

Você pode começar a utilizar a Brand24, inscrevendo-se para um teste gratuito de 14 dias sem compromisso. Depois disso, terá de escolher um destes planos de assinatura:

Investimento

Créditos: Brand24

Se você estiver realizando uma grande campanha de marketing de rede social, o plano Premium é a sua melhor aposta - ele permite até 100K menções por mês. 

15. Iconosquare

15. Iconosquare - imagem 1

Um dos maiores desafios no marketing das redes sociais é o de conduzir o engajamento. Pode ser um grande desafio identificar os tópicos que interessam aos seus seguidores e criar conteúdos que chamem a atenção. 

Se você se vir lutando com o engajamento, o Iconosquare é a ferramenta de que você precisa. Ele se integra com Instagram, Facebook, Twitter, e LinkedIn e gera análises sociais avançadas que podem ajudar a impulsionar o envolvimento e a exposição online. 

Funções do Iconosquare

Além de otimizar o engajamento, Iconosquare tem um monte de outras características analíticas dos meios de comunicação social:

  • Planejamento, publicação e programação de conteúdos
  • Pré-visualização do post
  • Monitorização e sugestões de Hashtags
  • Relatório analítico aprofundado das redes sociais
  • Etiquetas e menções analíticas
  • Relatórios automatizados das redes sociais
  • Análise da comunidade
  • Atividade de perfil
  • Análise do concorrentes

Uma vez dentro do seu painel de controle e conectado o Iconosquare às suas contas de redes sociais, você pode começar a seguir todas as métricas das redes sociais. Também é possível ver o engajamento por post:

15. Iconosquare - imagem 2

Créditos: Iconosquare

Você pode também criar a sua própria mediateca, que pode ser útil se precisar de postar rapidamente. 

Investimento

O Iconosquare tem um período experimental gratuito de 14 dias e vários planos pagos; o mais barato custa 49 dólares por mês:

Investimento

Créditos: Iconosquare

Com o plano básico, você pode ligar dois membros da equipe à sua conta Iconosquare, que é perfeita para uma startup ou um pequeno negócio. 

16. LinkedIn Analytics

16. LinkedIn Analytics - imagem 1

Tal como o Facebook e Twitter, o Linkedin tem a sua própria ferramenta de análise integrada, onde você pode rever todas as métricas sobre o engajamento do público, desempenho do conteúdo, e atividade geral. 

Para começar a utilizar o LinkedIn Analytics, você precisa de ter um perfil empresarial.

Funções do LinkedIn Analytics

Antes de mais nada, é possível ver todas as análises divididas em quatro categorias:

  • Visitantes - mostra visualizações de páginas, visitantes únicos, cliques de botão personalizados, e demografia do visitante.
  • Atualizações - mostra reações, comentários, compartilhamentos, e impressões. 
  • Seguidores - inclui o número total de seguidores, o número de seguidores adquiridos dentro de um período de tempo específico, o gráfico com aquisição de seguidores, e a demografia dos mesmos. 
  • Colaboradores Defensores - mostra as métricas dos colaboradores defensores (se estiver executando um programa de marketing de referências).

É possível seguir todas as métricas para dispositivos móveis e computadores:

16. LinkedIn Analytics - imagem 2

Você também pode ver a demografia do público por função de trabalho, localização, posição, indústria e tamanho da empresa. 

Investimento

Semelhante a todas as ferramentas analíticas integradas de redes sociais, o LinkedIn Analytics é gratuito. 

17. Minter.io

17. Minter.io - imagem 1

O Minter.io é outra ferramenta abrangente de análise das redes sociais. Você pode utilizá-la para acompanhar o seu desempenho no Instagram, Twitter, e Facebook. A ferramenta fornece atualizações diárias e insights para ajudá-lo a melhorar as suas campanhas de marketing. 

Você também pode utilizar uma ferramenta intuitiva de pesquisa hashtag. Pode ser útil se você estiver lançando uma parceria com um influenciador ou se quiser que o seu conteúdo consiga mais exposição. 

Funções do Minter.io

Aqui está uma lista completa de ferramentas Minter.io:

  • Análise de Instagram
  • Análise do Twitter
  • Análise do Facebook
  • Rastreio de Hashtags

O Minter.io também te dá acesso a conhecimentos sobre o público:

17. Minter.io - imagem 2

Créditos: Minter.io

Você pode se inscrever para análises para agências ou para empresas, dependendo das necessidades da sua empresa. Há também uma integração com Slack disponível. 

Investimento

Cada cliente pode conferir a ferramenta durante os 14 dias de teste gratuito. Os planos pagos começam a partir de $9 por mês:

Investimento

Créditos: Minter.io

Se você estiver apenas interessado na análise, então o plano básico será suficiente. Os planos Pro incluem percepções extensas sobre relatórios de email e Slack, menções, demografia do público, e mais. 

18. Quintly

18. Quintly

A análise da concorrência é uma parte essencial da construção de uma estratégia de marketing bem sucedida nas redes sociais. Mas não é fácil manter um olho no desempenho do seu concorrente ao mesmo tempo em que tenta promover a sua marca. 

Quintly pode simplificar esta tarefa para você. É uma ferramenta analítica que fornece conhecimentos avançados sobre o seu desempenho nas redes sociais e recolhe dados dos seus concorrentes.

Funções do Quintly 

As soluções do Quintly concentram-se em duas tarefas principais:

  •  Analítica. A ferramenta cobre mais de 350 métricas de redes sociais. Você também pode organizar os seus IPQs de acordo com as suas campanhas. 
  •  Relatórios. O Quintly gera relatórios de perfil e concorrentes automaticamente e recolhe dados das suas campanhas em tempo real. 

Você pode conectar o Quintly ao Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat, LinkedIn, YouTube, e TikTok. Há também um grande número de integrações disponíveis. 

Investimento

O Quintly não fornece informações sobre os preços no seu site; é necessário marcar uma demonstração para escolher um plano personalizado. O G2 informa que os planos personalizados começam em $350 por mês, mas é melhor verificar com o representante da empresa sobre possíveis alterações de preços e descontos. 

19. Rival IQ

19. Rival IQ - imagem 1

Os dados das redes sociais podem ser notoriamente difíceis de ler, e cada marketer também precisa ser um cientista de dados à sua maneira para decifrar estes dados corretamente. Mas com soluções analíticas de redes sociais como o Rival IQ, não é preciso sofrer por causa de numerosas métricas. 

O Rival IQ é uma ferramenta que permite a aferição competitiva, automatiza e visualiza todas as métricas possíveis dos meios de comunicação social para ajudar a melhorar os seus esforços de marketing. Ao utilizá-lo, pode medir o seu desempenho e comparar com os seus concorrentes.. 

Funções do Rival IQ

Isto é o que você pode fazer com o Rival IQ:

  • Avaliação comparativa competitiva das redes sociais - inclui detecção reforçada de mensagens, métricas digitais sobre as suas mensagens, paisagens e filtros de empresa, etiquetagem de mensagens, análise de URLs publicadas. 
  • Medição do perfil social - insights do Instagram, insights do Facebook, seguimento de anúncios no Facebook e Instagram, análise do Linkedin Analytics, análise do Twitter. 
  • Escuta social - Instagram e Twitter Discover, menções no Twitter, análise de hashtag. 
  • Análise de sites - Google Analytics, rastreio de meta tags. 

Você também pode aproveitar as ferramentas gratuitas do Rival, tais como referências ao vivo por indústria:

19. Rival IQ - imagem 2

Créditos: Rival IQ

Se ainda não quiser comprar a ferramenta, você pode ainda assim explorar as capacidades de análise competitiva da ferramenta e comparar gratuitamente o seu desempenho no Twitter com os seus concorrentes.

Investimento

Cada cliente em potencial pode usar o Rival IQ gratuitamente durante 14 dias. Depois, se estiver interessado, pode adquirir um dos seguintes planos:

Investimento

Créditos: Rival IQ

Se o seu negócio vem de um pequeno nicho, e não tem mais de dez concorrentes, o plano Drive será suficiente para você. Inclui benchmarking das redes sociais, análise de postagens, análise de hashtags, seguimento de menções, análise de perfis, e reportagem de dados. 

20. Shield App

20. Shield App - imagem 1

Muitas empresas B2B confiam no LinkedIn para chegarem ao seu público e construírem a consciência da marca. A análise do LinkedIn é uma das formas de melhorar os seus esforços, mas não é a forma mais confiável de extrair dados do LinkedIn. 

É sempre possível obter mais informações com o Shield App. É uma plataforma analítica abrangente do LinkedIn onde você pode seguir a sua estratégia e aprender como conseguir mais seguidores. 

Funções do Shield App

Aqui estão algumas vantagens que você terá com o Shield App:

  • Métricas de conteúdo
  • Dados estatísticos sobre o público
  • Etiquetas de conteúdo personalizado
  • Estatísticas da rede
  • Métricas de velocidade e tração
  • Dados de desempenho em tempo real
  • Análise da atividade do público

O aplicativo transforma as suas métricas num conjunto de dados visualizados, ajudando-o a ver o que funciona na sua estratégia e o que não funciona:

20. Shield App - imagem 2

Créditos: Shield App

Como resultado, você pode ajustar os seus esforços no LinkedIn no dia-a-dia e compreender como o seu conteúdo tem impacto na visualização da página, impressões e visibilidade geral da marca. 

Investimento

Há um período de teste gratuito de 10 dias, embora seja necessário fornecer o seu cartão de crédito para ter acesso ao mesmo. Os planos pagos começam a partir de $6:

Investimento

Créditos: Shield App

Se escolher um plano de assinatura mais avançado, terá também uma comparação de estatísticas que te permite acompanhar o seu desempenho ao longo do tempo e compará-lo com os seus concorrentes. 

21. Socialbakers

21. Socialbakers - imagem 1

Socialbakers é outra suite de gestão de redes sociais, semelhante a Agorapulse e Buffer. É uma suite completa que as empresas de qualquer dimensão podem utilizar para seguir as métricas e campanhas das redes sociais. 

É também possível analisar o feedback dos clientes com Socialbakers. Inclui ferramentas de atendimento ao cliente que permitem a escuta social em todos os seus perfis de meios de comunicação social.. 

Funções do Socialbakers

O Socialbakers oferece sete categorias de características:

  • Pesquisa e planejamento - análise do público, mapeamento de persona do público alvo, análise da concorrência, análise de anúncios. 
  • Estratégia de conteúdo - idealização de conteúdo, interesses da audiência, rastreio de postagens, etc. 
  • Audição e inteligência - análise de feedback, menções de marca, uma visão geral baseada em dados de personas de marketing, análise de sentimentos. 
  • Influencer marketing - descoberta de influências, rastreio de campanhas de influências, rastreio do engajamento de audiências, análise de colaborações de influências passadas. 
  • Gestão das redes sociais - calendário intuitivo de conteúdos, planejamento e programação de conteúdos, métricas de desempenho. 
  • Medição e relatórios - análise cruzada de canais, visão geral do desempenho orgânico, rastreio de canais pagos, parâmetros de referência de publicidade. 
  • Apoio ao cliente - caixa de entrada social, análise das interações de chatbot, tendências de sentimentos, escuta social. 

Aqui está um exemplo do painel do Socialbakers com visão geral do engajamento:

21. Socialbakers - imagem 2

Créditos: Socialbakers

Você pode acompanhar as interações por postagem, ver a evolução das interações na sua página, acompanhar os tipos de posts mais envolventes e verificar o número de interações por 1000 fãs. Isto é o dobro dos dados que qualquer ferramenta de análise integrada das redes sociais pode dar. 

Investimento

Você pode ter acesso ao teste gratuito do Socialbakers durante 14 dias; não é necessário cartão de crédito. Depois, se gostar da ferramenta, você pode se inscrever no plano Essentials:

Investimento

Créditos: Socialbakers

No entanto, se achar este plano um pouco limitado e quiser acessar mais funcionalidades, você precisará agendar uma demonstração com Socialbakers para receber uma oferta personalizada. 

22. Zoho Social

22. Zoho Social - imagem 1

O Zoho Social é uma parte da suite maior do Zoho que inclui software de nuvem e aplicações SaaS. Você pode utilizá-lo como ferramenta de planejamento e gestão de conteúdos e também recolher e analisar dados em múltiplas plataformas. 

Em comparação com Hootsuite e Sprout Social, o Zoho automatiza mais tarefas, reduzindo o tempo gasto na gestão de redes sociais em 80%.

Funções do Zoho Social

O que o Zoho Social pode fazer por você?

Aqui estão algumas das suas características mais atraentes:

  • Análise do concorrente
  • Análise do crescimento dos seguidores
  • Desempenho da Publicação
  • Calendário e biblioteca de conteúdos
  • Caixa de entrada compartilhada
  • Identificação e medição de influencers
  • Análise dos sentimentos
  • Relatórios sociais

A escuta social também está disponível. É possível criar tópicos para acompanhar revisões, páginas dos concorrentes, e menções de marca:

22. Zoho Social - imagem 2

Créditos: Zoho Social

É também possível utilizar o Zoho Social na versão app. 

Investimento

Se quiser experimentar a ferramenta, você pode aproveitar um teste gratuito de 15 dias. Os planos pagos também estão disponíveis e começam em $11 (10 euros):

Investimento

Créditos: Zoho Social

Todas as métricas e ferramentas analíticas estão incluídas no plano Standard, por isso se for utilizar o Zoho apenas para rastreio, este plano é mais do que suficiente. 

23. SparkToro

23. SparkToro - imagem 1

Como criar conteúdos que cativam a atenção do seu público? Você precisa saber quais são os seus interesses. Mas a menos que tenha encontrado uma forma de ler suas mentes, você precisa de uma ferramenta que lhe forneça os dados necessários. 

SparkToro é a solução de que necessita. Ele te ajuda a descobrir o que o seu público gosta de ler, ouvir, observar, e seguir. Ele percorre a Internet para encontrar esta informação para você, por isso não há necessidade de realizar pesquisas demoradas.. 

Funções do SparkToro

O algoritmo de escuta social da SparkToro ajuda as empresas e agências com as seguintes tarefas:

  • Construção de alcance
  • Analisando o seu público vs. os seus concorrentes
  • Descobrir oportunidades de conteúdo
  • Dar prioridade às tarefas da campanha das redes sociais

É simples de navegar - tudo o que você precisa é introduzir a palavra-chave para o interesse principal do seu público, e a SparkToro mostrará os perfis que o seu público muito provavelmente segue:

23. SparkToro - imagem 2

Créditos: SparkToro

Você também pode criar listas de interesse para acompanhar e comparar. 

Investimento

O SparkToro está disponível gratuitamente, mas você só pode realizar cinco pesquisas por mês. Se precisar ter acesso a mais funcionalidades, considere um dos seguintes planos:

Investimento

Créditos: SparkToro

Se você for proprietário de uma pequena empresa, o plano Basic é a sua melhor aposta - permite até 50 pesquisas por mês e fornece dados suficientes para entender que conteúdo o seu público-alvo quer ver sobre você. 

24. Union Metrics

24. Union Metrics

Em última análise, o objetivo de cada negócio é o crescimento, e não se pode alcançá-lo se não se adotar uma abordagem baseada em dados para analisar as suas métricas. Então, você será capaz de se adaptar rapidamente às mudanças e utilizá-las em seu benefício. 

A Union Metrics é a solução que pode utilizar para detectar oportunidades de crescimento nos seus relatórios de dados. Vai além dos dados para lhe mostrar que estratégias precisa implementar para aumentar a sua presença e visibilidade online.. 

Funções da Union Metrics

Aqui estão algumas vantagens que você pode aproveitar com a Union Metrics:

  • Monitorização das redes sociais em tempo real
  • Análise da consulta de pesquisa
  • Assistente inteligente
  • Desempenho e gestão de conteúdos
  • Pesquisa de tendências
  • Benchmarking da concorrência
  • Pesquisa pré-pitch para uma divulgação mais inteligente

Todos os dados são visualizados para tornar a análise métrica mais simples e mais envolvente. Pode também adicionar IPCs para as suas campanhas nas redes sociais separadamente e gerar relatórios diários. 

Investimento

O plano mais barato começa em 49 dólares por mês:

Investimento

Créditos: Union Metrics

Se você ainda não está pronto para comprar a ferramenta, pode solicitar uma demonstração para ver se a Union Metrics tem realmente o que você precisa para melhorar o seu desempenho nas redes sociais. 

Para você

Como pode ver, você tem várias opções à sua disposição - todas estas ferramentas te ajudam a cobrir certas (se não todas) tarefas das redes sociais e a monitorizar as suas métricas numa base contínua. 

Como escolher o mais adequado para si?

Considere o seu orçamento e as suas necessidades. Você está prestes a realizar uma campanha de marketing de influência? Então Phlanx, Social Blade, ou Sprout Social podem ser de grande ajuda. Você também pode utilizar o Sprout Social para outras estratégias. 

Precisa de uma solução para simplesmente programar o seu conteúdo e postá-lo automaticamente nas redes sociais? Vá para o Postoplan! Temos um calendário de conteúdos versátil e uma infinidade de outras vantagens que o ajudarão a medir e gerir a sua estratégia de redes sociais de forma mais eficiente. 

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