Quem é um influencer, e o que é marketing de influência? Como se tornar um?

Quem é um influencer, e o que é marketing de influência? Como se tornar um?

O marketing de influência é uma direção relativamente nova no marketing digital. A flexibilidade na abordagem permite que você escolha o que será benéfico e conveniente para seu negócio específico.

No final de 2020, a Internet tornou-se a mídia número 1 no mundo em termos de participação de investimento (39% contra 37% na TV). As pessoas vivem em um mundo de tecnologia enquanto experienciam uma necessidade crescente de comunicação pessoal. Novas abordagens da comunicação entre marcas e consumidores são construídas sobre esta dualidade. Eles começam a vender produtos e serviços, usando o favorecimento do cliente e sua confiança em líderes de opinião, que são chamados de influencers, e o método exato de tal promoção é o marketing de influência.

Este artigo explicará o que é marketing de influência e como utilizá-lo para alcançar o máximo de resultados.

Sumário:

Definição de Influencer

Um influencer é um termo coletivo que reúne diferentes líderes de opinião: celebridades, blogueiros, videoblogueiros.

Muitos continuam a se referir aos líderes de opinião como blogueiros. É essencial entender que nem todas as celebridades e personalidades da mídia são blogueiros. Com a ajuda das redes sociais, eles falam principalmente sobre sua vida e trabalho, como muitas pessoas fazem. Por outro lado, os blogueiros inicialmente escolheram o blog como seu trabalho e não como um acréscimo às suas atividades profissionais ou à sua criatividade.

Em 2019, a agência internacional Mediakix entrevistou marqueteiros e descobriu que 61% dos entrevistados nem sempre entendem como escolher o influencer certo para um projeto ou campanha de marketing.

Marketing de influência - o que é isso?

O marketing de influência é uma forma de promover produtos e serviços através de influencers. Recentemente, tem havido muito diálogo sobre promoção de marcas através de canais populares de blogueiros, o que é apenas uma pequena parte desta tendência. Um "influencer" pode ser qualquer pessoa - desde uma estrela pop famosa e streamer até uma pessoa com o apelido SuperMãe, que é confiada por toda a comunidade de mães de um determinado fórum infantil.

Um "influencer" pode ser não apenas uma pessoa, mas também qualquer grupo, marca, empresa ou até mesmo lugar (por exemplo, um clube de hobby) em que as pessoas confiam em certas questões.

A arma secreta do marketing de recomendação é que ele não se parece com um anúncio. As pessoas tendem a acreditar mais em seus blogueiros favoritos do que em anúncios de TV ou no YouTube. 92% dos compradores acreditam nas recomendações de outras pessoas, mesmo que elas não as conheçam pessoalmente.

Influencers populares da Amazon

Há uma ampla e crescente seleção de influencers astutos da Amazon que compartilham seus conselhos, sucessos de marketing e fracassos nas redes sociais. Eles não só são ótimos para aprender, mas também podem ser uma fonte de inspiração, orientação e humor quando as coisas não parecem ir tão bem.

Apresentaremos os Top 10:

  • Larry Lubarsky
  • Steve Chou
  • Kevin Blackburn
  • Dan Vas
  • Stephen Smotherman
  • Andrew Youderian
  • Richard Lazazzera
  • Rachel Greer
  • Austin Brawner
  • Steve Hutt

Top 10 influencers das redes sociais

Influencers nas redes sociais ganham um grande número de seguidores devido à sua popularidade, conhecimento e habilidades especiais. Como regra, eles têm grande suporte em várias redes sociais ao mesmo tempo.

Confira agora mesmo os 10 principais influencers das redes sociais:

  • Cristiano Ronaldo 

Top 10 influencers das redes sociais - imagem 1

  • Justin Bieber 

Top 10 influencers das redes sociais - imagem 2

  • Taylor Swift 

Top 10 influencers das redes sociais - imagem 3

  • Ariana Grande 

Top 10 influencers das redes sociais - imagem 4

  • Selena Gomez 

Top 10 influencers das redes sociais - imagem 5

  • Katy Perry 

Top 10 influencers das redes sociais - imagem 6

  • Kim Kardashian West 

Top 10 influencers das redes sociais - imagem 7

  • Beyonce 

Top 10 influencers das redes sociais - imagem 8

  • Felix Kjellberg 

Top 10 influencers das redes sociais - imagem 9

  • Kylie Jenner 

Top 10 influencers das redes sociais - imagem 10

O que é um influencer do Instagram

Os influencers do Instagram são pessoas que criam conteúdo dentro de uma rede social. Mas, como já dissemos, os temas restritos são geralmente tomados apenas por blogueiros especializados, e os influencers do Instagram escrevem sobre tudo que os cerca: viagens, música, criatividade, trabalho, moda, e assim por diante.

Os nano-influencers com 1.000 a 10.000 seguidores recebem uma média de $10-100 por postagem. Micro-influencers com um público de 10-50 mil pessoas custam $100-500, blogueiros médios com 50-500 mil seguidores - $500-5000. As tarifas aumentam significativamente de 500 mil e até 1 milhão: tais macro-influencers podem solicitar por seus serviços de $5.000 a 10.000, e blogueiros de sucesso com um milhão (mega-influencers) - a partir de $10.000 por postagem.

Como encontrar um influencer

Há muitas maneiras de encontrar influencers para criar parcerias:

  • Por hashtags ou palavras-chave

É a maneira mais fácil e direta de começar com os influencers. Você pode encontrar contas específicas buscando hashtags, palavras-chave ou simplesmente buscando nos seguidores das contas populares similares à sua marca. Quanto mais específica for a hashtag ou sua busca, maiores as chances de encontrar uma conta que corresponda à sua marca.

Depois de encontrar o influencer de seus sonhos, você precisa chamar a atenção dele. Você pode fazer isso através de mensagens diretas ou deixando comentários nos posts. Apresente-se brevemente e explique por que você quer trabalhar com ele.

  • Banco de dados

Uma maneira mais complexa é usar bancos de dados, onde filtros podem ser usados para facilitar a busca das contas de que você precisa. Basta inserir os critérios desejados, como localização, idade e gênero (muitos bancos de dados oferecem mais opções de busca). Alguns bancos de dados também podem mostrar estatísticas, como o número de seguidores e a atividade deles.

A utilização de bancos de dados permitirá que você encontre potenciais parceiros mais rapidamente, mas não garante que eles irão responder. Vale notar também que nem todos os bancos de dados são de alta qualidade: se eles raramente são atualizados, fornecem informações irrelevantes.

  • Embaixadores / Programas de Afiliados

Essa forma inverte o processo de busca já que agora os influencers encontram você.

Como embaixador da marca, os influencers recebem mercadoria gratuita ou ofertas exclusivas em troca de postagens patrocinadas por um período.

Os programas de afiliados são mais formais e permitem que os influencers ganhem uma porcentagem das vendas do produto da sua marca que estão promovendo ao recomendá-los para seus seguidores. Geralmente isso é registrado usando códigos de referência exclusivos atribuídos a cada influencer, permitindo que você acompanhe a frequência da ativação deles.

  • Plataformas especializadas

Talvez a melhor solução para encontrar influencers seja plataformas dedicadas, onde as marcas possam anunciar sobre uma campanha que está sendo lançada. Os influencers podem solicitar a adesão a ela. Esta abordagem economiza tempo e esforço para as partes.

As plataformas funcionam como comunidades fechadas, o que significa que qualquer marca ou influencer não pode simplesmente se inscrever e participar. O influencer deve primeiro apresentar uma solicitação / receber um convite para se juntar a elas. Somente após verificar a conta (se são assinaturas reais, a qualidade do conteúdo) é que será aceito.

Como se tornar um influencer - guia passo a passo

Se você quer se tornar um blogueiro, então está no caminho certo. Discutiremos um processo passo a passo sobre como conseguir isso. Siga instruções curtas e claras.

1. Escolha o seu nicho

Antes de iniciar sua jornada para se tornar um influencer, você precisa escolher um nicho que te interesse e criar conteúdo constantemente. Você também precisa ter um certo nível de conhecimento na área para se estabelecer como um influencer.

Como influencer, você terá que pesquisar e publicar conteúdo em sua área de interesse escolhida. Portanto, é essencial escolher algo pelo qual seja apaixonado e curtir o tempo gasto nisso.

Se você gosta de cozinhar e experimentar novas receitas ou se está interessado em receitas feitas à mão, você precisa encontrar sua vocação. Você também pode escolher uma combinação de 2-3 interesses, mas não seja generalista demais.

Como se tornar um influencer - guia passo a passo - imagem 1

2. Otimize seus perfis nas redes sociais

Depois de escolher seu nicho, o próximo passo é selecionar as redes sociais e criar/otimizar seus perfis. A maioria dos blogueiros só são populares em uma ou duas redes sociais. Portanto, é melhor concentrar seus esforços em apenas 1 ou 2 plataformas.

Escolhidas as plataformas, você precisa criar novos perfis ou otimizar os existentes. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para otimizar suas contas:

  • Mude para uma conta comercial. Se você pretende se tornar um influencer, você precisa mudar para uma conta comercial, pois isso abre muito mais oportunidades. A maioria das plataformas como Instagram, Twitter e Facebook permitem mudar para uma conta comercial em suas configurações de perfil.
  • Crie uma bio divertida. Sua bio é a primeira coisa que você vê quando visita seu perfil e é uma grande parte da criação de uma excelente primeira impressão. Sua bio deve contar sua história de uma forma emocionante. Ele também deve fornecer todas as informações necessárias sobre você, tais como nome completo, localização, detalhes de contato e áreas de especialização.
  • Coloque sua foto de perfil e foto de capa. Você também precisará colocar uma foto de perfil e foto de capa para seu perfil como componentes essenciais da identidade de sua marca. As pessoas frequentemente reconhecem um perfil nas redes sociais a partir de uma foto, então você precisa escolher cuidadosamente. Além disso, certifique-se de que seu rosto esteja visível e que a qualidade da imagem seja boa.

Como se tornar um influencer - guia passo a passo - imagem 2

3. Defina seu público

Antes de começar a criar conteúdo e publicá-lo nas redes sociais, você precisa entender seu público-alvo. Influencers têm influência e uma relação estreita com seu público. Isso porque eles não abrangem todos os usuários, mas apenas aqueles que têm interesses semelhantes no mesmo nicho.

Para se tornar um influencer, é importante saber quem você está visando e depois fazer o melhor para construir uma base de seguidores fiéis. Para entender seu público, você pode começar analisando sua base atual de assinantes para ter uma idéia da demografia e dos interesses.

A maioria das plataformas de redes sociais tem uma ferramenta analítica integrada que fornece uma visão do seu público atual. Por exemplo, o Twitter Analytics fornece informações sobre os interesses de seus seguidores, gênero, localização, etc.

Crie e publique conteúdo relevante

O próximo passo na construção da autoridade é postar conteúdo de valor e relevante para seus seguidores. Quanto mais você interagir com seu público, mais pessoas dependerão de suas opiniões e recomendações.

O requisito mais importante para ser um influencer é o fato de que seus seguidores estejam realmente ouvindo você. Você precisa formular uma estratégia de conteúdo e combinar diferentes tipos de conteúdo, de preferência aqueles que seu público irá gostar mais.

Alguns influencers estão constantemente escrevendo sobre sua área de interesse escolhida, tais como comida, viagens, moda, beleza, etc. Eles não misturam suas postagens de vida pessoal com postagens de nicho e concentram seu conteúdo apenas em sua área. Isso significa que o influencer pode postar receitas, fotos de restaurantes que tenha visitado, críticas e até mesmo promoções de marcas.

Como se tornar um influencer - guia passo a passo - imagem 3

4. Seja regular e consistente

A maioria dos algoritmos das redes sociais dá preferência às contas que postam regularmente. Isso é especialmente verdadeiro para o Instagram, que requer postagens constantes para aumentar a visibilidade da conta. É também a maior plataforma de marketing.

Você pode postar diariamente, semanalmente ou em qualquer periodicidade conveniente para você. Você também precisa estudar a plataforma antes de decidir sobre este assunto. Algumas plataformas, como o Twitter, são mais dinâmicas e exigem uma maior frequência de postagem.

Em outras redes sociais como Instagram, YouTube, e Facebook, você pode postar uma ou duas vezes por semana.

Há certos dias e horários da semana em que você pode tirar o máximo proveito dos seus posts. Para a maioria das plataformas, as maiores taxas de engajamento podem ser vistas de manhã e de tarde no meio da semana.

Como se tornar um influencer - guia passo a passo - imagem 4

5. Interaja com seu público

Assim que você começar a postar conteúdo nas redes sociais, você receberá curtidas e comentários nas postagens. O influencer precisa se manter em contato com seus seguidores, então você não pode ignorar os comentários.

É recomendável que você responda aos comentários e a quaisquer perguntas que seus seguidores façam. Você também pode curtir os comentários deles para mostrar sua gratidão.

Outra maneira de se comunicar com seu público é fazer perguntas e iniciar uma conversa sobre um tópico de interesse mútuo. Estas interações ajudam a construir confiança com seu público e fortalecem sua posição como um influencer.

Como se tornar um influencer - guia passo a passo - imagem 5

6. Deixe as Marcas Saberem que Você Está Aberto Para Colaborações

O último passo na jornada para se tornar um influencer é anunciar isso ao mundo. Você deve se estabelecer como um influencer interessado em colaborar com as marcas.

Você pode fazer isso escrevendo na sua bio que você é um influencer interessado em colaborações. Além disso, forneça informações de contato para potenciais clientes, oferecendo uma maneira fácil de entrar em contato com você.

Outra maneira é ter seu alcance e comunicação com marcas relevantes para mostrar o que você tem a oferecer. Sua melhor aposta é desenvolver um modelo de alcance que você pode usar para alcançar diferentes marcas, pois isso vai te poupar muito tempo.

Há várias plataformas para influencers onde marcas e influencers podem se encontrar. Você também pode usá-las para encontrar marcas em seu nicho de mercado que estejam buscando colaboração.

Como se tornar um influencer - guia passo a passo - imagem 6

Para gerenciar as contas nas redes sociais de maneira competente e publicar os posts no tempo certo, é necessário um assistente - por exemplo, o Postoplan. É uma plataforma inteligente com a qual você pode criar e agendar posts, se comunicar com seguidores, ver estatísticas de posts e desenvolver uma estratégia de campanha publicitária.

Oferecemos a você 7 dias de uso gratuito da conta PRO. Isso permitirá que você aprenda as muitas vantagens da plataforma e a utilize por um longo período de tempo.

Perguntas Frequentes

O que é uma campanha de influência

É um tipo de campanha de marketing de influência. Durante a campanha, o influencer posta publicações em sua conta na rede social e realiza outras ações para promover a marca.

O que é um influencer nos negócios

Um influencer é uma pessoa famosa que pode influenciar as decisões e opiniões de outros. Pode ser uma estrela cujos fãs queiram se vestir de maneira semelhante, levar o mesmo estilo de vida ou ser um especialista em alguma área cuja opinião é ouvida em questões temáticas.

O que é uma plataforma de marketing de influencers

É uma plataforma onde os influencers encontram clientes em potencial. É uma ótima maneira de encontrar a personalidade correta da mídia para promover sua marca sem perder tempo.

O que é um influencer do YouTube

Como regra, são blogueiros que filmam resenhas sobre algum tópico de nicho. Também podem ser gamers, streamers, comediantes, apresentadores de shows.

O que é ser um influencer

Um influencer é uma pessoa que produz conteúdo nas redes sociais e se beneficia com isso. Na maioria das vezes, o benefício é expresso em taxas de publicidade de marcas ou produtos gratuitos.

O que é um influencer da Amazon

Os influencers da Amazon são blogueiros, usuários do YouTube e influencers de redes sociais que direcionam as vendas para a Amazon e ganham comissões como parceiros da Amazon, participando do programa Amazon Associates.

As melhores idéias de conteúdo de mídia social para 2021

A publicação inteligente nas mídias sociais pode promover sua conta e tornar seu negócio e seus produtos populares. O Postoplan lhe dirá que tipo de conteúdo deve ser e como publicá-lo corretamente.

Bons assuntos para escrever sobre em 2021 - ideias incríveis de posts para blogs

As melhores ideias para blogs e assuntos para se escrever sobre em 2021. Crie conteúdo e publique automaticamente com Postoplan → Melhor plataforma com planejamento de conteúdo de mídias sociais e ferramentas de agendamento de posts!
Como Conduzir uma Auditoria em Redes Sociais em 30' (com Template Grátis)