Qual a melhor estratégia de publicidade direcionada para redes sociais em 2021

Qual a melhor estratégia de publicidade direcionada para redes sociais em 2021

Publicidade direcionada é uma das ferramentas para promover uma empresa, produto ou serviço oferecido nas redes sociais. Ela visa informar ao consumidor em potencial sobre o produto e suas propriedades. O propósito de tal mensagem, diferentemente de outras ferramentas de promoção, é apresentar informações sobre o produto ou serviço para o público alvo de uma maneira não intrusiva, mas sim lúdica e interessante.

Este artigo te dirá o que a publicidade direcionada pode ser nas redes sociais, e como configurar adequadamente para aproveitar o máximo de eficiência e ainda caber no orçamento .

Sumário:

Facebook

Quanto custa anunciar no Facebook

Essa questão de custo parece pegadinha! De maneira geral, você nunca pagará mais do que está disposto a pagar. 

Se seu orçamento for $5 por dia, o Facebook Ads não custará mais que $5 por dia. Entretanto, vários fatores afetam o tamanho do seu orçamento e o quão efetivo ele é.

Em 2020, as estatísticas eram:

  • Custo médio por clique (CPC) — por volta de 25 centavos de dólar no mundo e 20 centavos de dólar nos Estados Unidos
  • Custo médio por curtida nos Estados Unidos — 21 centavos de dólar.
  • Custo médio para instalar o aplicativo nos Estados Unidos — $2.43

Como usar anúncios direcionados no Facebook que cabem no orçamento

Vamos ver esse exemplo de como criar uma campanha de anúncios no Facebook com o objetivo mais comum: tráfego.

Vá para Gerenciador de Anúncios, clique no botão Criar campanha e selecione o objetivo Tráfego.

Coloque o nome da campanha, os detalhes, o anúncio e salve o rascunho. Se necessário, defina o orçamento e a duração da campanha.

Como usar anúncios direcionados no Facebook que cabem no orçamento - imagem 1

Definindo um orçamento. Aqui temos duas opções: diário ou pelo período todo. É melhor escolher o orçamento diário — e ir alterando, dependendo da situação.

Como usar anúncios direcionados no Facebook que cabem no orçamento - imagem 2

A data de lançamento é definida automaticamente no dia que o grupo é criado, mas o anúncio não começa a funcionar até que você publique a campanha. Se você quiser que o show comece em um dia específico, defina a data desejada. A situação é a mesma para o final da campanha. Você pode agendá-lo previamente, ou omitir essa informação.

No próximo passo, vamos definir o público. A primeira coisa sugerida é selecionar um público salvo ou personalizado. Se você não pretende usá-los, pule esta etapa e prossiga para utilizar o público frio.

A primeira coisa para se ajustar são os dados demográficos da sua rede social.

Como usar anúncios direcionados no Facebook que cabem no orçamento - imagem 3

Lugares. Primeiro, escolha qual área você pretende alcançar: todas as pessoas, locais, viajantes, visitantes recentes. Depois, especifique a região em si — pode ser um bairro, uma cidade, ou um raio partindo de um determinado ponto no mapa (a partir de 1 km). Regiões podem ser adicionadas e excluídas de áreas selecionadas.

Quanto à língua, recomendamos que você sempre especifique a linguagem em que o anúncio e a página em si foram escritos. 

5 erros que te farão gastar demais na sua campanha de anúncios no Facebook:

  1. Falta de objetivos para a empresa anunciada. Se o objetivo não for claro: direcionar para o site, cadastrar um perfil, ou comprar o produto em um post.
  2. Escolher mal o público alvo para o seu anúncio.
  3. Um teaser ruim é o uso de imagens ou vídeos de baixa qualidade em um anúncio.
  4. Falta de testes e análises porque você não entende o que é eficiente e o que não é.
  5. Texto do anúncio escrito incorretamente porque o cliente não entende o que está em jogo.

Antes de lançar uma campanha no Facebook, confira para ter certeza que não cometeu um dos 5 erros desta lista. Isso te ajudará a economizar dinheiro.

Instagram

Quanto custa anunciar no Instagram

Você mesmo define o custo da publicidade quando define o direcionamento. De qualquer maneira, você não vai gastar mais do que o orçamento definido. O orçamento mínimo é de $1 por dia. 

Não se preocupe. O dinheiro não será cobrado imediatamente após o lançamento do anúncio. O sistema de pós-pagamento funciona para o Instagram — primeiro, há o anúncio, depois a quantia é debitada do cartão.

Como usar anúncios direcionados no Instagram que cabem no orçamento

O conteúdo que você posta no Instagram deve ser interessante e inspirador. Afinal, ele será visto por pessoas que não são seus seguidores e que nunca visitaram seu perfil.

Também vale a pena considerar que há tipos diferentes de direcionamento para despertar o interesse da audiência certa:

  • Direcionamento geográfico mostra anúncios em uma determinada região - de países inteiros a uma loja ou lanchonete específica.
  • O direcionamento demográfico seleciona usuários baseado em gênero, idade, estado civil, se tem filhos ou não, e idade.
  • O direcionamento social segmenta os usuários por nível educacional (desde ensino fundamental até PhD), a direção da educação e o instituto.
  • O direcionamento por interesses te ajuda a alcançar usuários que possuem um hobby específico.

Abra o post que você quer direcionar e clique no botão Promover. O Instagram te dará a opção de conectar com a página do Facebook.

Como usar anúncios direcionados no Instagram que cabem no orçamento - imagem 1

Se você selecionar a opção “Seu perfil”, o botão “Abrir perfil” aparecerá abaixo do post. Ao clicar nele, o público será direcionado para a sua página. “Seu site” levará as pessoas para o seu site, e “Frente de loja” permitirá que você anuncie novos produtos e receba pedidos ou ligações. Você também poderá escolher o público alvo, sua localização, idade e gênero.

Como usar anúncios direcionados no Instagram que cabem no orçamento - imagem 2

Note que ao escolher um público "automático", seus anúncios serão mostrados para perfis parecidos com os seus seguidores. Se você não tiver certeza sobre seus seguidores, ou se tiver muitos robôs entre eles, é melhor criar um novo público.

Como usar anúncios direcionados no Instagram que cabem no orçamento - imagem 3

Defina um orçamento. Dependendo do tamanho, você verá uma estimativa do alcance da publicação. Depois disso, confira todas as informações e comece a anunciar!

Como usar anúncios direcionados no Instagram que cabem no orçamento - imagem 4

Um jeito mais inteligente de criar públicos é usar o Gerenciador de Negócios do Facebook. Há muito mais opções para um direcionamento mais preciso, o que economizará o seu dinheiro. Apenas certifique-se de que as contas do Facebook e Instagram estão conectadas.

Confira se a sua conta do Instagram está conectada com o Gerenciador de Negócios correto. Pode acontecer alguma confusão quando uma conta se conecta automaticamente ao Gerenciador de Negócios de outra página.

Linkedin

Quanto custa anunciar no Linkedin

As taxas para o LinkedIn são as seguintes:

  • Custo mínimo por clique — $5.
  • Custo mínimo por 1000 visualizações — $25.
  • Orçamento diário mínimo — $25.

Como usar anúncios direcionados no Linkedin que cabem no orçamento

  • Passo 1: Gerenciador de Campanha do LinkedIn.

Um tempo atrás, o LinkedIn era extremamente limitado em opções de publicidade, mas mais recentemente, o LinkedIn expandiu suas opções de anúncios. 

Como usar anúncios direcionados no Linkedin que cabem no orçamento - imagem 1

Dependendo do seu objetivo, você poderá escolher entre 6 formatos de anúncio diferentes.

Como usar anúncios direcionados no Linkedin que cabem no orçamento - imagem 2

  • Passo 2: Direcionamento e públicos.

O LinkedIn oferece uma experiência única de direcionamento para marketeiros B2B. 

Saber onde eles bebem seu café é ótimo para o Facebook, mas no LinkedIn em 2019, você precisa saber em qual faculdade eles estudaram, se frequentaram faculdade, e escolher essas opções de direcionamento. 

  • Passo 3: Orçamento e cronograma.

O terceiro passo é definir o preço e tipo de anúncio. Como nas outras redes sociais, podemos definir um pagamento por visualizações ou cliques.

Spoiler: O Linkedin é a rede social mais cara. O preço por clique (CPC) recomendado para anúncios no Linkedin é $8, mas você pode tentar definir um preço mais baixo.

Como usar anúncios direcionados no Linkedin que cabem no orçamento - imagem 3

  • Passo 4: Conversões

Para completar sua campanha no Linkedin, você precisa definir o acompanhamento de conversões.

Para fazer isso, você precisa colocar a Insight Tag e o código de monitoramento de conversões no seu site.

Como usar anúncios direcionados no Linkedin que cabem no orçamento - imagem 4

Clique no botão “Criar Nova Conversão”, coloque o nome da conversão, e selecione o gatilho. Se não precisar de gatilho, selecione “Outros”. Coloque o custo por conversão aproximado, selecione uma atribuição, e finalmente selecione o método de acompanhamento Insight Tag.

Youtube

Quanto custa anunciar no Youtube

O custo médio por visualização de anúncio no Youtube varia entre 10 e 30 centavos de dólar, e as visualizações que você gerar contarão com as visualizações totais do seu vídeo.

O custo médio para alcançar 100.000 espectadores é por volta de $20.000.

Como usar anúncios direcionados no Youtube que cabem no orçamento

  • Passo 1: Criar uma campanha

Vá para sua conta do Google Ads e crie uma campanha, como mostrado na figura a seguir.

Como usar anúncios direcionados no Youtube que cabem no orçamento - imagem 1

A seguir, na janela que é aberta, defina o nome da campanha. Tipo de visualização - padrão (aqui pode configurá-lo para instalar aplicativos, bem como compras a partir da sua conta GMC). Se você já tem uma campanha pronta com configurações, pode copiar as suas configurações para uma nova. Definimos o orçamento, que será gasto diariamente, e prosseguimos para a próxima fase da configuração.

Como usar anúncios direcionados no Youtube que cabem no orçamento - imagem 2

  • Passo 2: Método de entrega e rede de pesquisa.

Agora precisamos de escolher um método de exibição:

  • Padrão — distribui o orçamento do anúncio por um dia.
  • Acelerada — visualizações rápidas sempre que possível.

Como usar anúncios direcionados no Youtube que cabem no orçamento - imagem 3

Depois, selecione as redes de pesquisa: 

  1. Busca do YouTube — Consequentemente, os anúncios são mostrados na pesquisa do YouTube (se precisar do tráfego da pesquisa).
  2. Vídeos do YouTube.

Em geral, como em qualquer direcionamento, recomendamos que se separe o tráfego da busca e do vídeo.

Selecionamos o local (geralmente todos os países) e a língua desejada do público alvo.

Como usar anúncios direcionados no Youtube que cabem no orçamento - imagem 4

  • Passo 3: Tipos de Dispositivos.

Avançando para a próxima etapa. Agora você pode escolher os tipos de dispositivos em que o seu anúncio será mostrado: sistemas operativos, modelos de dispositivos, operadores móveis, e WiFi.

Como usar anúncios direcionados no Youtube que cabem no orçamento - imagem 5

  • Passo 4: Configurando o Display.

Então, agora definimos as datas de início e término do anúncio (também podemos definir o horário de exibição de anúncios, dependendo da região e do fuso horário). Definimos a rotação - optimização para a visualização de anúncios.

Além disso, podemos escolher definir limites sobre a frequência de exibição.

Como usar anúncios direcionados no Youtube que cabem no orçamento - imagem 6

  • Passo 5: Criando os anúncios.

Depois de selecionar um dos tipos de formato do anúncio, uma janela adicional será aberta com as definições do anúncio em si. Introduza a URL de exibição - o link para o vídeo, o canal para que deseja enviar à audiência (exibido no anúncio para conquistar a confiança da audiência). Além disso, cole a URL final (a URL de exibição e a URL final devem corresponder ao original).

Além disso, nas opções da URL, você pode colocar etiquetas UTM individuais para o vídeo e, ao selecionar o banner, atribuir ou uma imagem automática do vídeo (frame congelado) ou carregar a sua própria imagem.

  • Passo 6: Direcionamento.

Há muitas opções nas configurações de direcionamento. Você pode especificar dados demográficos, interesses, palavras-chave, lugares, assuntos de vídeo.

Como usar anúncios direcionados no Youtube que cabem no orçamento - imagem 7

Um direcionamento mais preciso levará a custos mais baixos de anúncios. Você deve prestar atenção aos seguintes parâmetros:

  1. Palavras-chave - insira uma lista de palavras, e os anúncios serão mostrados apenas para aqueles que fizerem essas buscas no YouTube.
  2. Posicionamentos - especifique a lista de canais onde se encontra o seu público-alvo e anuncie a todos os que assistem vídeos nesses canais.
  3. Remarketing — mostre anúncios a todos os que viram os seus vídeos mas não se inscreveram.
  4. Os tópicos são os mesmos que os interesses. A diferença é que já existem os tópicos do vídeo e não os interesses do seu público-alvo.

Twitter

Quanto custa anunciar no Twitter

Como muitos outros tipos de publicidade online, o Twitter utiliza um modelo de leilão. Isto significa que o anúncio com um lance mais alto e melhor desempenho irá receber mais visualizações.

As taxas podem ser aplicadas por clique, por assinante, por vista, ou o número de instalações de aplicativo bem sucedidas, dependendo do tipo de anúncio. O custo médio por clique é de $0,5 a $4.

Para minimizar os riscos e não gastar demais, é necessário estabelecer um orçamento diário - um pré-requisito, e, se desejar, determinar o custo total da campanha publicitária.

Como usar anúncios direcionados no Twitter que cabem no orçamento

A estrutura de uma campanha no Twitter consiste em níveis de campanha, grupos de anúncios, e anúncios.

Para criar uma campanha, clique em "Criar campanha" no canto superior direito do gerenciador de publicidade.

Primeiro, você precisa definir um objetivo. 

Como usar anúncios direcionados no Twitter que cabem no orçamento - imagem 1

Após selecionar um objetivo publicitário, você vai para a aba "Detalhes", onde você precisa nomear a campanha, selecionar uma forma de pagamento, definir as datas e o orçamento para a campanha.

Como usar anúncios direcionados no Twitter que cabem no orçamento - imagem 2

Depois disso, você precisa selecionar o tipo de oferta que deseja utilizar em sua campanha. Em seguida, você define o tamanho do lance e escolhe o método de otimização: por cliques ou conversões no site.

Como usar anúncios direcionados no Twitter que cabem no orçamento - imagem 3

A seguir, você estabelece seu direcionamento. Opções de direcionamento: localização, idioma, plataforma (computador ou celular), modelo de telefone, modelo de sistema operacional e operador móvel.

Você também pode definir preferências por interesses, características comportamentais, palavras-chave, inscrições no canal, etc.

Mas para cada grupo de anúncios, você deve selecionar de 2 a 3 parâmetros, já que a segmentação detalhada para o início de uma campanha de publicidade pode reduzir ligeiramente o alcance do público-alvo.

Como usar anúncios direcionados no Twitter que cabem no orçamento - imagem 4

Como usar anúncios direcionados no Twitter que cabem no orçamento - imagem 5

Você pode criar um público sob medida ou carregar o seu próprio. Para isso, existe um gerenciador de públicos, onde você pode visualizar e gerenciar seus públicos.

Três tipos podem ser usados com os anúncios do Twitter:

  • Listas - Envie uma lista de endereços de e-mail dos usuários ou use seus nomes de usuário do Twitter.
  • Web - Usuários que visitaram recentemente seu site.
  • Mobile Apps - Usuários que tomaram certas ações no seu aplicativo (instalaram-no ou se cadastraram)

Finalmente, você precisa selecionar ou criar um tweet para promover e selecionar um posicionamento: feed de notícias, perfis de usuários, resultados de busca, Plataforma de Públicos do Twitter (TAP). Para fazer isso, clique na aba "Criativos", localizada no painel superior do gerenciador de publicidade.

TikTok

Quanto custa anunciar no TikTok

Uma vantagem essencial dos anúncios direcionados no TikTok é que você pode ajustar o orçamento da campanha publicitária. Anteriormente, o orçamento mínimo diário era de $50. Mais tarde, a rede social reviu sua política de preços e baixou esta taxa para $20. 

Como usar anúncios direcionados no TikTok que cabem no orçamento

Clique na guia Campanha na parte superior da página e clique em Criar.

Como usar anúncios direcionados no TikTok que cabem no orçamento - imagem 1

Em seguida, escolha o objetivo do anúncio.

Como usar anúncios direcionados no TikTok que cabem no orçamento - imagem 2

Deixe o nome de sua campanha o mais claro possível.

Como usar anúncios direcionados no TikTok que cabem no orçamento - imagem 3

Dê um nome ao seu grupo de anúncios antes de decidir onde colocar seu anúncio no TikTok. A colocação pode ser automática, então o próprio sistema selecionará aplicações para anúncios, ou manual, onde você precisa selecionar aplicações da lista. E então, nós as consideraremos com mais detalhes.

Como usar anúncios direcionados no TikTok que cabem no orçamento - imagem 4

Selecione seu tipo de anúncio. Pode ser Instalação de aplicativo ou site - o que você quiser promover. Não se esqueça de adicionar seu link do aplicativo ou URL da página do site. Ao escolher o tipo "site", você também deve especificar os pixels que podem ser criados na seção "Gerenciamento de Eventos".

Como usar anúncios direcionados no TikTok que cabem no orçamento - imagem 5

A seguir, é preciso criar criativos. Se você ativar os criativos dinâmicos, o sistema criará automaticamente combinações de seus ativos publicitários (imagens, vídeos e textos) e mostrará apenas combinações altamente eficientes. Isto é o que você precisa se não tiver tempo para fazê-lo você mesmo.

Esta é também uma oportunidade para economizar no seu orçamento. Quanto mais precisa for sua personalização, mais provável será que seu anúncio atinja o público-alvo e você gastará menos dinheiro com isso.

Como usar anúncios direcionados no TikTok que cabem no orçamento - imagem 6

As opções de direcionamento permitem que você personalize seu anúncio para o público ao qual você quer serví-lo. Você pode usar a lista de usuários com os quais interagiu antes e lançar o remarketing sobre eles.

Na linha "Excluídos", você pode excluir um público personalizado ou similar.

Como usar anúncios direcionados no TikTok que cabem no orçamento - imagem 7

Em seguida, defina seu orçamento e cronograma.

Como usar anúncios direcionados no TikTok que cabem no orçamento - imagem 8

Então, vá em frente e determine sua estratégia.

Como usar anúncios direcionados no TikTok que cabem no orçamento - imagem 9

Por que marketeiros deveriam usar o Facebook Ads?

O Facebook é uma rede social que seus clientes e consumidores utilizam ativamente. Eles consomem conteúdo da Internet e se comunicam com o mundo lá. O Facebook tem agora 2,5 bilhões de usuários ativos mensais e 1,5 bilhões de usuários ativos diários. Se você acha que seus clientes não estão no Facebook, você está errado.

O Facebook oferece um excelente ambiente publicitário pelo preço que oferece.

É fácil criar anúncios no Facebook. Com um pouco de experiência, você pode facilmente melhorar a classificação de seus anúncios. Você tem uma ferramenta poderosa em suas mãos - o Gerenciador de Anúncios. Com ele, você pode facilmente criar e gerenciar anúncios.

Por fim, seus concorrentes já estão lá. Se você está usando o potencial do Facebook, então outra pessoa também já está fazendo isso. Você pode perder relevância para seu público se não publicar anúncios.

A essência do algoritmo do Facebook é que ele controla a formação do feed de notícias para que ele corresponda o máximo possível aos pedidos dos usuários. Este é o poder desta rede social.

Você também pode realizar pesquisas quantitativas com base em números e métricas. É aqui que o Facebook Audience Insights vem a calhar, pois fornece estatísticas demográficas básicas sobre seu público.

Lista de dicas versáteis para criar a melhor Campanha Direcionada

Todas as redes sociais são diferentes, mas algumas ações gerais te ajudarão a ter sucesso em todas elas. Apresentamos uma estratégia universal para qualquer rede social:

  1. Defina seu público. O anúncio deve ser transmitido exatamente para as pessoas que podem reagir a ele. Todas as redes sociais têm configurações flexíveis de público alvo. Lembre-se - seus serviços e produtos devem ajudar os clientes a resolver certos problemas.
  2. Escreva um anúncio eficiente. Os usuários das redes sociais só vão gostar e compartilhar o post se ele atrair sua atenção. Crie três ou mais versões diferentes do seu anúncio antes de carregá-lo em sua rede social. Além disso, não se esqueça do conteúdo visual.
  3. Promova seus posts. Esta é uma excelente oportunidade para testar o sucesso da sua abordagem editorial escolhida. Seria melhor se você não gastasse muito com uma empresa de testes. Por exemplo, é suficiente gastar de 5 a 10 dólares no Facebook para obter alguns resultados da abordagem escolhida.
  4. Analise os resultados. Preste atenção aos posts mais populares e elimine aqueles que são completamente ineficazes. Isto permitirá que você determine a abordagem mais bem-sucedida para promover sua marca.

Publicidade que cabe no orçamento: Perguntas Frequentes

Quando custa publicidade direcionada?

Depende da rede social. O orçamento mínimo para Facebook e Instagram é de $1 por dia. A rede social mais "cara" é o LinkedIn. O custo mínimo por clique é de $5.

Quanto você deve gastar num orçamento para publicidade?

As primeiras campanhas publicitárias não têm que ser caras. Entre $5 a $10 são suficientes para determinar qual estratégia é a mais bem-sucedida.

Qual é um bom preço por curtida na página?

O custo médio por curtida no Facebook é de 20 centavos de dólar — depende do produto. Este é um parâmetro aproximado para se guiar.

Melhores maneiras de usar o Tik Tok para promover sua empresa em 2021

Como usar o Tik Tok para os negócios →Um guia rápido para usar o Tik Tok para os negócios ✔Você deveria usar o Tik Tok ✔Melhores maneiras de usar o TikTok para promover seu negócio →Saiba mais

Dicas de marketing do Facebook para sua loja de comércio eletrônico

Aprenda as melhores técnicas de marketing do Facebook para empresas de comércio eletrônico ✔Estratégia de marketing FB eficaz para comércio eletrônico ✔Como promover uma loja no Facebook?

Melhores táticas de marketing baratas para pequenas empresas em 2021

Estratégias de marketing de baixo custo que toda pequena empresa deve saber→Qual é a maneira mais eficaz de fazer marketing quando você tem um orçamento limitado? →Saiba mais
Como Conduzir uma Auditoria em Redes Sociais em 30' (com Template Grátis)