Melhores táticas de marketing baratas para pequenas empresas em 2021

Melhores táticas de marketing baratas para pequenas empresas em 2021

O marketing de uma pequena empresa com um orçamento apertado é muito desafiador e responsável. Os métodos tradicionais, como publicidade em rádio e jornais, criação de brochuras e banners, consomem instantaneamente todo o orçamento.

A boa notícia é que o desenvolvimento de pequenas empresas não é uma corrida, mas uma maratona. Existem várias maneiras de anunciar seus serviços sem gastar muito dinheiro com isso. Neste artigo, você aprenderá sobre algumas idéias de marketing para pequenas empresas que não requerem um investimento significativo de dinheiro e tempo.

Sumário:

Existem maneiras eficazes de fazer marketing com um orçamento limitado?

O marketing na Internet é um grande equalizador, que faz as pequenas empresas competirem com as grandes corporações. Ainda custa dinheiro para anunciar na Internet e, se você não tomar cuidado com a alocação do orçamento, pode perder tudo.

A principal vantagem é que você pode repetir essas estratégias de marketing baratas. Isso permitirá que você popularize sua empresa e crie uma imagem de marca atraente.

Um plano de marketing pode ser útil tanto para campanhas publicitárias em jornais quanto para marketing por e-mail. Isso reduzirá significativamente o custo dos fundos ef permitirá que você seja mais flexível às novas condições.

Você pode experimentar diferentes métodos de marketing e escolher aquele que funciona melhor para o seu negócio.

Quais são algumas das técnicas de marketing populares para pequenas empresas?

A seguir, apresentamos as dicas de marketing mais eficazes para pequenas empresas. Cad uma delas comprovou seus benefícios.

Divulgue sua pequena empresa nas redes sociais

As redes sociais são importantes para o negócio. Usá-las permite que você crie um retrato do público-alvo. A presença nas redes sociais e o contato com o público ajudam a empresa a entender melhor suas necessidades e adequar o conteúdo e o produto a essas solicitações.

Quanto mais o conteúdo de uma empresa se espalha pelas mídias sociais, maior é o reconhecimento da marca. Se uma pessoa vê dez vezes uma publicação, seu serviço é o melhor e mais conveniente. Assim que tiver um problema que o serviço resolva, ele se lembrará da empresa mais mencionada que será útil  o caso.

Com a ajuda das redes sociais, você pode monitorar o nível de engajamento, saber o número de visitas ao site, processar comentários para gerar conteúdo eficaz.

Divulgue sua pequena empresa nas redes sociais

O que você deve fazer (isso não acarreta custos monetários significativos):

  • publicar postagens de blog descrevendo produtos e serviços;
  • engajar-se em um diálogo direto com seus seguidores para atrair mais atenção para sua marca;
  • conduzir pesquisas e obter feedback;
  • variar as formas de conteúdo: use tanto longreads quanto pequenas postagens informativas.

Para divulgar o seu negócio nas redes sociais, deve recorrer a serviços especializados. Postoplan é um ótimo exemplo. Você será capaz de automatizar a postagem com um tempo específico, fazer alterações nas postagens no prazo e excluí-las, isso economizará seu tempo e atingirá mais alcance em diferentes plataformas de mídia social.

Use Marketing por Email

O marketing por e-mail é uma ótima maneira para as pequenas empresas estabelecerem relacionamentos com seus clientes e atrair novos. Também aumenta a confiança na marca e nos negócios. A comunicação regular com os assinantes aumentará a rivalidade com grandes concorrentes que estão há muito estabelecidos no mercado. Especialmente se você tiver um orçamento limitado.

Use Marketing por Email

Você não precisa gastar grandes quantias para obter resultados em marketing por e-mail.Com a ajuda das redes sociais, você chama a atenção para o seu negócio. E a implementação correta de uma estratégia de marketing por e-mail aumenta as vendas e  a fidelidade do público muito mais do que em qualquer outro canal. Esta é uma ótima notícia para proprietários de pequenas empresas que estão desenvolvendo sua marca no mercado local.

Entre os serviços de marketing por e-mail mais populares estão UniSender, SendPulse, MailChimp, GetResponse, Sendnblue. Sua interface é clara e conveniente e os planos são aceitáveis.

Mantenha seu PPC com baixo orçamento

Se você tem cobrança de pagamento por clique, as plataformas sociais só ganham dinheiro quando alguém clica em um link em seu anúncio. Se o seu teaser não gera muitos cliques, você não paga. Bom para você, mas ruins para as de  redes sociais.

Esta é uma forma eficaz de reduzir o custo de uma campanha publicitária. Você só vai pagar por clicar no anúncio, nada mais.

Organize eventos comunitários

Planeje um evento ou workshop que beneficiará seus clientes. Imprima folhetos e publique-os em painéis de mensagens da comunidade (bibliotecas, cafés, faculdades comunitárias). Você também pode usar o potencial das redes sociais para fazer isso: basta publicar uma série de postagens sobre o próximo evento. 

Se você não puder atuar como organizador, compareça a qualquer evento local que possa beneficiar o seu negócio. Nunca se sabe onde encontrará seu próximo cliente ou parceiro de negócios.

Torne o marketing do LinkedIn mais eficaz

O Linkedln é uma das principais redes sociais. Você deve considerar o uso de seu potencial para expandir seus negócios. Siga as dicas a seguir para usar o e-marketing para negócios:

  • usar attualizações de publicidade;
  • certifique-se de adicionar conteúdo visual ao seu perfil;
  • faça conexões reais com seus contatos;
  • marque seus contatatos em mensagens;
  • foco em pequenos grupos de discussão locais;
  • direcione seu peerfil aos clientes: o Linkedln não é um currículo online;
  • desenvolver contatos existentes em vez de adicionar novos.

Torne o marketing do LinkedIn mais eficaz

Há uma nuance importante - o Linkedln foi feito para negócios, é personalizado para contatos profissionais, portanto, é frequentemente usado em B2B. A rede socia é adequada para promover empresas que atuam no setor TI, mediina e farmacêutica, venda de equipamentos, criação e promoção de sites.

Transforme funcionários em embaixadores

Uma marca reconhecida é resultado de uma forte cultura corporativa e da atuação dos colaboradores envolvidos. A maioria das empresas comete o erro de colocar todos os seus esforços em campanhas de marketing quando o verdadeiro segredo é investir em seu pessoal.

O engajamento dos funcionários convencerá clientes e parceiros de que sua empresa pode se tornar mais forte. De acordo com a pesquisa a Gallup, funcionários engajados são mais produtivos, melhoram a experiência do cliente e são mais propensos a permanecer com seus empregadores. Você precisa entender o que realmente motiva o funcionário a se envolver no que ele faz.

Transforme funcionários em embaixadores

O que pode ser feito para que os funcionários se tornem embaixadores da marca? Incentive os funcionários a serem ativos nas redes sociais. Ao fazer isso, você teoricamente aumentará sua base de clientes, vendas, permitindo que os funcionários desempenhem um papel importante neste processo.

Experimente o marketing de referência

Outra estratégia de marketing para pequenas empresas é o sistema de referência. O método de baixo custo comprovou sua eficácia no aumento das vendas. O boca a boca é uma ferramenta poderosa quando as pessoas decidem comprar um produto ou serviço. Um cliente satisfeito pode fazer mais por sua marca do que qualquer campanha publicitária. Você pode incentivar o cliente a fazer outra compra dando um presente ou oferecendo um desconto.

Experimente o marketing de referência

Aqui estão algumas estatísticas para provar o valor desta estratégia:

  • 74% dos consumidores acreditam que a recomendação é o principal fator que influencia as decisões de compra.
  • 77% dos consumidores têm maior probabilidade de comprar um novo produto se ele for recomendado por amigos ou familiares.
  • De acordo com as estatísticas de marketing de referência, os clientes de referência têm 37% mais confiança na marca.

Cuide de seus clientes existentes

Deixe seus clientes se sentirem excepcionais. É uma ferramenta de vendas poderosa que dará a você e sua empresa uma vantagem competitiva de longo prazo.

Envie-lhes uma mensagem surpresa: “Obrigado por ser nosso cliente constante”. Pode ser e-mail, cartão-presente ou livro. Ligue para eles regularmente apenas para verificar, dizer olá e desejar-lhes tudo de bom. Certifique-se de que não haja condições associadas a essas chamadas. 

Eles o compensarão com sua lealdade, compras e, o mais importante, contarão a seus amigos e colegas sobre você.

Use SEO para promoção do seu site

O mercado de marketing digital está mudando rapidamente. As tecnologias, os interesses do usuário e as expectativas estão mudando. E aqueles que continuam a aderir às abordagens “clássicas” de negócios, no final das contas, ficarão irremediavelmente para trás.

Hoje, um especialista em SEO não deve apenas selecionar chaves, escrever textos, comprar links, mas também saber o básico de marketing, programação e design. Ações padronizadas estão funcionando cada vez com menos eficiência, o que significa que é hora de experimentar na busca por melhores soluções. 

Preste atenção aos detalhes: tempo de carregamento da página, tamanho da imagem e otimização do código. Esqueça as técnicas desatualizadas, como spam, fatores comportamentais de trapaça, execução de perfis/diretórios e assim por diante.

Crie um fórum em grupos de sites e mídias sociais

O cliente geralmente quer dizer muito mais do que pensamos. Crie um fórum no seu site ou um grupo nas redes sociais. Isso permitirá que você resolva vários problemas de uma só vez:

  • Sua marca ficará mais próxima do cliente. 
  • Você descobrirá exatamente o que os clientes pensam sobre os produtos da sua marca. Isso permitirá que você melhore os serviços e a produção. 
  • Você poderá transmitir seus valores, falar sobre a missão do negócio.

Crie um fórum em grupos de sites e mídias sociais

Esse envolvimento dos clientes com algo em comum criará uma grande comunidade de pessoas interessadas em sua marca.

Use a marca nas mídias sociais

O branding é uma ferramenta importante para o marketing do seu negócio sem orçamento. Sua tarefa é formar certas associações com sua empresa ou produto na mente dos consumidores. 

A promoção da marca nas redes sociais não é um evento único, mas um processo de longo prazo. É importante manter uma comunicação regular com o público, ao mesmo tempo que coordena vários canais de comunicação. Inclui as seguintes etapas:

  • Coleta de informações. Antes de lançar uma campanha nas redes sociais, deve estudar o público-alvo, a atividade de empresas concorrentes, bem como a própria marca a ser promovida.
  • Formação de estratégia. Usando as informações, você pode criar um plano de promoção de longo prazo, que detalha as principais metas e indicadores a serem alcançados.
  • Preparação e lançamento de conteúdo. É importante criar conteúdo de qualidade que seja interessante para os usuários para promoção. Isso inclui o texto de anúncios e publicações, fotos exclusivas e vídeos. 
  • Análise de resultados. É importante verificar regularmente a eficácia de todos os instrumentos envolvidos.

Como fazer marketing digital para pequenas empresas de maneira certa?

Suas táticas de marketing digital devem estar alinhadas com seus objetivos de negócios. Antes de qualquer coisa, certifique-se de que seus objetivos sejam claros. Você sabe exatamente onde está agora. Mas onde você quer estar em um mês? Em um ano? Em dez anos? Saber disso o ajudará a começar. O plano de conteúdo é destinado a esse propósito. Antes de começar a trabalhar nisso, siga essas etapas:

  • Identifique seu cliente ideal.
  • Determine exatamente como você deseja atender seu cliente ideal.
  • Descubra onde fica o local mais adequado para o seu cliente.

A partir das informações recebidas, elabore um plano de conteúdo que reflita sua estratégia de postagem nas redes sociais e o desenvolvimento da empresa como um todo. Isso ajudará a comercializar com sucesso uma pequena empresa.

Marketing na Internet e automação - é barato?

Existem várias vantagens na automação. Economiza tempo e esforço, permite que você se concentre em novas ideias em vez de apenas copiar o mesmo conteúdo em diferentes redes sociais.

Você precisa de um back-end técnico para coletar e processar os dados que coletará no processo. Quando alguém visita sua página de destino para preencher uma solicitação, esta ferramenta o ajudará a analisar o comportamento do cliente potencial em sua página e otimizá-lo para a comunicação repetida.

Um dos serviços de automação de marketing mais convenientes para uma pequena empresa é o Postoplan. Seus serviços são bastante baratos. O serviço custa anualmente. Por este preço, você tem a oportunidade de manter contas em várias redes sociais, plataformas e mensageiros (Facebook, Instagram, Telegram, Twitter, Linkedln, WorPress, WhatsApp). Você terá uma ferramenta de análise, editor de postagem poderoso e planejador de conteúdo.

Conclusion

É útil para um novo empreendedor buscar conselhos de empresários mais experientes. Existem muitos recursos e blogs gratuitos sobre SEO, promoção de mídia social e muito mais. Lembre-se de que as estratégias de marketing que funcionam estão mudando constantemente. Não pare de aprender. 

A internet está cheia de informações. Use-a. Além disso, use nossas dicas de marketing para pequenas empresas. Elas o ajudarão a anunciar sua marca por um custo mínimo.

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