Dicas de marketing do Facebook para sua loja de comércio eletrônico

Dicas de marketing do Facebook para sua loja de comércio eletrônico

O Facebook é benéfico para empresas de comércio eletrônico. O feed dessa rede social renderá uma parte de suas vendas e também o ajudará a obter atenção de longo prazo e fidelidade do público. As chances são baixas de que seu público-alvo  veja seu conteúdo orgânico sem um aumento de dinheiro, mas desista desse canal de tráfego. A equipe POSTOPLAN criou um artigo que irá guiá-lo através das nuances da estratégia de comércio eletrônico do Facebook.

Sumário:

Estratégia de marketing eficaz no Facebook para comércio eletrônico

Etapa um: Crie uma página para sua loja

O primeiro passo é criar uma página no Facebook para sua loja. Publique e organize informações sobre todos os produtos disponíveis. Fotos, descrições, preços, comentários e muito mais. Adicione a história da sua marca, conte às pessoas sobre seus itens: Este será o início da formação da marca.

Etapa dois: Сriar um plano de conteúdo, escrever e publicar postagens

A publicação constante de conteúdo é necessária para manter o contato com o público. É assim que você vai lembrar as pessoas sobre você, contar a elas sobre novos produtos e fazer vendas adicionais. Um fluxo de publicações atrai novos clientes.Eles notarão sua página e a comunidade ao redor dela e tomarão uma decisão de compra mais rápido.

Etapa dois: Сriar um plano de conteúdo, escrever e publicar postagens

Um exemplo de conteúdo para uma loja de comércio eletrônico

Etapa três: Configuração e otimização de anúncios

Inclua a configuração do anúncio na conta de publicidade do Facebook em sua estratégia de marketing para obter mais dinheiro com sua loja de comércio eletrônico. Grandes vendas são impossíveis sem ele. O público que veio dos anúncios permanecerá com você na sua página do Facebook. É por isso que é tão importante continuar enchendo-o de novas postagens.

Etapa quatro: Comunique-se com seu público

A comunicação com o público é a essência do marketing do Facebook. Aqui você pode obter feedback direto sobre seu produto ou serviço. Você também pode responder à experiência negativa do cliente e eliminá-la rapidamente para manter uma alta reputação como vendedor honesto e contactável. A fidelidade do público é seu bem mais precioso.

Como promover uma loja no Facebook?

Já falamos sobre as principais etapas da promoção de uma loja online no Facebook. Isso é o suficiente por agora. A seguir, recomendamos que você use o gerenciador de anúncios dessa rede social para atrair mais compradores em potencial e ganhar mais dinheiro.

Imagens atraentes de produtos

A estratégia de marketing do Facebook para comércio eletrônico está ligada a imagens atraentes de produtos. Boas descrições e comentários de pessoas reais são importantes, mas uma boa foto ainda é um rei. Certifique-se de que as imagens do seu produto se enquadrem nessas reivindicações.

  1. As imagens são claras,  nítidas e atraentes. Os usuários percorrem o feed do Facebook muito rapidamente. Seus anúncios devem ter a chance de ser notados. 
  2. As cores principais não são o azul e o branco. Essas são as cores do facebook, então os usuários podem confundir seus anúncios com parte da interface durante uma visualização rápida e não clicar nela.
  3. As imagens criam uma conexão emocional entre seu produto e um cliente. Por exemplo, use fotos de pessoas felizes que usam esse produto. Pelo menos, certifique-se de que as imagens não pareçam muito relacionadas ao estoque de fotos (falsas, rebuscadas e assim por diante).

Imagens atraentes de produtos
Um exemplo de uma foto ao vivo em um anúncio de suéter

Inclua uma frase de chamariz

O texto do seu anúncio deve sempre conter uma chamada à ação. A instrução soletrada leva a mais vendas. Você pode adicionar ao seu texto algo como “compre agora”, “faça um pedido”, “adicione no carrinho de compras” e assim por diante. O imperativo faz as pessoas agirem.

Envie vídeos de produtos

Imagens atraentes são legais. Mas um instrumento mais poderoso no marketing do Facebook para comércio eletrônico é um vídeo do produto. Você tem a chance de mostrar seu produto em ação. Além disso, os comerciais criativos ficam gravados na mente, de modo que seus clientes voltarão à sua loja, mesmo que não tenham comprado nada no primeiro contato com sua marca.

Existem algumas dicas para um vídeo de marketing de sucesso no Facebook:

  • Mostre algumas vantagens fortes do produto da sua loja de comércio eletrônico. Demonstre suas funções, enfatize o quão único e insubstituível ele é .
  •  Jogue com as emoções. Como o seu produto ou serviço faz uma pessoa se sentir? Descreva-o corretamente.
  • Faça seu vídeo o mais curto possível. O vídeo comercial não precisa conter muitas informações sobre sua marca. Mas o suficiente para despertar o interesse de clicar no link do produto (cerca de 15-30 segundos).
  • Envie uma mensagem simples para seu público. Inspire-o a fazer uma única ação: comprar, pedir, solicitar e assim por diante.

Compartilhe a promoção da loja

Configurar anúncios no Facebook para sua loja de comércio eletrônico é uma solução óbvia. Mas você também pode compartilhar a promoção da loja em sua página e pedir ajuda a seus amigos e seguidores. Não desista desse canal de publicidade. No início de sua jornada de marketing para comércio eletrônico no Facebook, isso pode lhe trazer muitas vendas.

Anúncios de novos produtos

Sempre faça anúncios de novos produtos na pa´gina da loja no Facebook. Iso erá despertar o interesse de clientes regulares e atrair novo público. Não faça isso com muita frequência, uma vez que uma temporada é o suficiente. Caso contrário, as pessoas pensarão que seus produtos são de baixa qualidade.

Anúncios de novos produtos

Um exemplo de anúncio de novo produto

Postagem programada

A postagem programada deve ser parte integrante da estratégia de marketing do Facebook para comércio eletrônico. Essa ferramenta tornará mais fácil para você promover sua loja. Você pode criar postagens com uma semana de antecedência, e elas serão publicadas automaticamente mais tarde. Portanto, você não precisa se ocupar com esse processo e mantê-lo na cabeça o tempo todo. Um dos serviços que podem ajudar nessa estratégia é o Postoplan.

O que você pode fazer com a ajuda do Postoplan:

  1. Programe seu conteúdo para semanas e meses à frente (para uma ou algumas contas de uma vez).
  2. Escolha um horário para a postagem quando o público-alvo estiver mais interessado.
  3. Publique regularmente e alcance mais tráfego e seguidores.
  4. Use dois editores gráficos.
  5. Visualize publicações e veja como elas aparecem em seu feed.
  6. Comunique-se com assistentes na Caixa de entrada social.
  7. Obtenha um calendário de ideias e sugestões de postagens.

Temos um plano gratuito que permite o uso de um número ilimitado de contas em 6 redes sociais e mensageiros. Ele oferece um período de agendamento antecipado de 7 dias, acesso a um gerador de imagens, a capacidade de adicionar hashtags usadas com frequência e muitos outros recursos. Além disso, temos status VIP. Dá a você privilégios, como a capacidade de usar 9 redes sociais e mensageiros, bem como recursos avançados do serviço. Por exemplo, postagem de vídeo e GIF, colocar mais de uma foto em uma postagem e assim por diante.

Postagem programada
Um calendário de ideias de postagens do Postoplan

Otimização de conteúdo

A estratégia de marketing do Facebook para comércio eletrônico deve incluir alguma otimização de conteúdo. Isso agilizará seu trabalho e, como resultado, resultará em mais dinheiro. Aqui está o que você pode fazer:

  • Faça modelos para postagens repetidas. Você provavelmente tem algum conteúdo repetitivo. Podem ser informações sobre novos produtos semelhantes, promoções e descontos sazonais. Crie textos e gráficos para as imagens.
  • Prepare postagens para datas especiais com antecedência.Feriados, fins de semana, dias de novidades em sua loja. Você sabe sobre essas datas com alguns meses de antecedência. Então pode fazer as postagens com antecedência, para não ter que pensar sobre elas mais tarde.
  • Tenha uma série de boas fotos de seus produtos em estoque. Isso é necessário não apenas se você precisar publicar rapidamente uma postagem não planejada. Mas também quando os compradores exigem mais fotos para tomar uma decisão de compra. Você pode enviar essas imagens em mensagens privadas a qualquer momento. 
  • Use um aplicativo de postagem programada. O Postoplan permitirá que você se livre da manutenção manual do plano de postagem. A postagem automática economizará seu tempo de trabalho. Tempo que pode ser gasto no desenvolvimento de negócios, não na necessidade de se lembrar de quando publicar a próxima postagem.

Branding

A estratégia de marketing de comércio eletrônico do Facebook faz parte da marca. Este é um processo de criação consistente e sistemática de uma marca popular entre o público alvo. O objetivo da marca é criar uma imagem para o seu produto e formar as preferências de longo prazo do público. O feed do Facebook é uma ótima plataforma para construir a marca da sua loja. Aqui, o público vê não apenas seus produtos, mas também a identidade de seu criador e vendedor. Isso suborna as pessoas e as torna queridas por você.

A cobertura constante do seu produto no Facebook ajuda a criar uma marca reconhecível. Os clientes vêem constantemente suas postagens, interagem com elas e começam a confiar mais em você. Mais e mais pessoas saberão sobre você graças aos compartilhamentos e repostagens. Observe que você precisa cuidar não apenas da qualidade das postagens e da beleza do logotipo, mas também da sua reputação.

Prova Social

  • Mantenha contato

A reputação da sua loja de comércio eletrônico é construída com base no feedback dos clientes sobre o seu produto e na experiência de interagir com você. 

Certifique-se de responder a todos os comentários e menções no Facebook, tanto bons quanto ruins. Uma opinião negativa sobre seu produto se espalhará muito mais rápido do que uma opinião positiva. Portanto, é muito importante como você reage a isso e como você resolve as situações de conflito.

  • Crie uma vibe positiva

Certifique-se de que sua página do Facebook tenha comentários positivos e neutros de pessoas reais sobre o seu produto. O mais construtivo e completo pode ser usado para publicação em uma postagem ou em um site.

Deveria haver mais críticas desse tipo do que críticas negativas. Não escreva comentários falsos. Isso enfraquecerá a confiança do público em sua marca.

  • Envolva o público na narrativa

As pessoas gostam de ler boas histórias. Crie junto com eles. Diga aos clientes como seu produto ajudou alguém, resolveu um problema, deixou alguém mais feliz. Esta tem que ser uma história real. Ofereça ao comprador um bom desconto por suas histórias. Envolva blogueiros e influenciadores de mídia.

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