Como usar o Facebook de maneira eficaz para atingir públicos globais

Como usar o Facebook de maneira eficaz para atingir públicos globais

Com mais de 2 bilhões de usuários ativos por mês e inúmeras inovações tecnológicas, o Facebook continua sendo a plataforma de mídia social mais popular do planeta. E à medida que o Facebook se torna mais prevalente entre os mercados emergentes em desenvolvimento que priorizam a mobilidade, muita empresas fazem a seguinte pergunta: “Por que devo usar o Facebook para promover meu público-alvo?”

O Facebook é uma ótima ferramenta de marketing, pois:

  • Ajuda as empresas a compreender o comportamento de compra do consumidor.
  • Usa segmentação de leads da vida real.
  • Tem preferências de público personalizáveis.
  • Tem ferramentas úteis de insights de público do Facebook para ajudá-lo a entender e encontrar seu público-alvo.

Quando as empresas desejam expandir seu mercado global, elas enfrentam problemas como lacunas de idioma e cultura, o que pode desestimular seu público-alvo, baseado em vários locais.

Tabela de conteúdo:

Qual é a estratégia de expansão global do Facebook?

Para comercializar de forma eficaz para vários grupos de pessoas em diferentes locais do mundo, você precisa aprender mais sobre eles, e também precisa criar conteúdo programado que envolva-os, sem quaisquer percalços culturais ou erros de segundo idioma. Você precisa de uma estratégia de expansão global do Facebook.

Isso envolve uma pesquisa mais completa sobre os diferentes países, idiomas e culturas do público-alvo global e o investimento em conteúdo personalizado do Facebook, que os atrairia.

Uma estratégia de expansão global do Facebook dará ao seu negócio uma grande vantagem.

Leia para saber mais sobre como criar uma estratégia de expansão global no Facebook e como criar conteúdo diário envolvente.

Como posso criar uma estratégia no Facebook para vários locais?

Entender quem é o seu público no Facebook, onde eles vivem, qual é a língua falada, bem como sua educação e realizações, é o primeiro passo para criar sua estratégia de expansão global do Facebook para vários locais.

A primeira etapa começa com uma pesquisa diligente de mercado-alvo. Se sua empresa tem uma página pré-existente no Facebook, você pode seguir o seguinte método de pesquisa manual para determinar de quais locais seu público-alvo vem. Como alternativa, se o seu negócio for novo, você pode usar esse método com empresas semelhantes ou concorrentes para aprender mais sobre seu público-alvo potencial.

Como posso criar uma estratégia no Facebook para vários locais?

Verifique manualmente sua página no Facebook ou a página do concorrente e reúna informações sobre os usuários do Facebook que:

  • Curte as postagens regularmente
  • Escreve comentários nas postagens
  • Compartilha postagens

Esse método demorado pode ajudá-lo a ver rapidamente as informações públicas para ajudá-lo a determinar sua localização, idioma nativo, etc.

Você pode configurar uma planilha e reunir as seguintes informações

  • De onde eles são?
  • Que idioma (s) eles falam?
  • Qual é o seu trabalho?
  • Grupo de idade.
  • Quais atividades semanais eles fazem (hobbies e interesses)?
  • Quais são sua cultura e crenças?
  • Qual é a sua educação e realizações?

Essas informações o ajudarão mais tarde com sua estratégia de expansão global do Facebook com localização de conteúdo e usando a ferramenta Criar Público do Facebook Ad Centre.

Como você atinge um público internacional no Facebook?

Após uma pesquisa completa, vocè pode atingir seu público internacional criando conteúdo envolvente que será relevante para eles.

Analise o comportamento do público

Para entender que tipo de conteúdo é atraente para seu público-alvo internacional, precisamos analisar informações relevantes, como tendências atuais, tópicos, nuances culturais e a estrutura da sociedade para entender o comportamento de nosso público.

Você pode usar o método de pesquisa manual com seu público internacional para analisar:

  • Tópicos de conversa: sobre quais tópicos as pessoas falam ou se envolvem no Facebook. Empresarial, público ou socioeconômico.
  • Hashtags e emojis: as hashtags e emojis de tendência atuais, mudam anualmente ou de geração em geração.
  • Cultura: Frases ou aspectos especiais em suas postagens, exclusivos apenas para eles. Para que eles usam o Facebook principalmente? Verificando com colegas, planejando eventos, compartilhando fotos ou organização política?
  • Uso da linguagem: como eles falam sobre tópicos?Existem tópicos que eles evitam? Política, sócio-economia, religião?
  • Hora da postagem: Quando eles postam? Que horas eles postam? Eles postam sobre trabalho ou lazer em horários específicos?

Com essas informações, você entenderá o comportamento do seu público-alvo internacional.

Por exemplo, você tem como alvo os africanos de renda média que moram em Pretória, na África do Sul. Depois de analisar o público, você saberia que a maioria dos sul-africanos trabalha de 40 a 50 horas por semana e se desloca até 2 horas de volta para casa de carro. Portanto, seria melhor se envolver com o público-alvo às 19h00 em vez de às 18h00.

E com os dados relevantes que você coletou, saberia qual é o melhor horário para postar e também qual linguagem coloquial usar em sua estratégia de expansão para esse público-alvo, em oposição a uma mensagem de marketing mais genérica.

Mas, ao mesmo tempo, você também tem um público-alvo na Austrália, que não está apenas em fuso horário diferente do seu público-alvo sul-africano, mas também usa palavras e frases coloquiais diferentes em seu(s) idioma (s).

Portanto, você postaria conteúdo para eles, não ás 19h00 do horário padrão da África do Sul, mas às 17h00, horário de verão do Leste da Austrália, que é 8h00 na África do Sul.

Cada país deve ser abordado de forma diferente em relação à sua cultura e normas. Entender isso pode ajudar sua empresa a criar um conteúdo eficaz que se relaciona bem com esse grupo específico.

Com o editor gráfico do Postoplan, você pode criar, fazer upload e escolher uma das milhares de fotos categorizadas que seriam as mais atraentes para seu público-alvo específico.

Analise o comportamento do público - imagem 1
Com o Postoplan, cada postagem pode ser dividida em uma categoria específica, dessa forma você pode planejar com eficácia sua estratégia de expansão global do Facebook em cada etapa do caminho.

Analise o comportamento do público - imagem 2

Outra fonte útil de informações sobre o comportamento do seu público-alvo são os grupos do Facebook. Você não apenas vê um envolvimento mais relevante entre os usuários, mas também tem a chance de participar das discussões e estabelecer sua autoridade e gerar leads orgânicos.

Quanto mais dicas e ajuda você fornecer, mais confiança e autoridade as pessoas verão em você e em sua empresa. Também é possível criar seu grupo relacionado a interesses e desenvolver o alcance de seu público.

Use uma linguagem simples

Dependendo se sua empresa é baseada em localização ou puramente online, postar conteúdo envolvente para seu público pode ser um problema se eles falarem mais de um idioma.

A única solução é permitir a tradução em vários idiomas e traduzir automaticamente nas configurações gerais de sua página de negócios do Facebook.

Use uma linguagem simples
As vantagens são que seu público-alvo pode usar o botão de tradução do aplicativo do Facebook. Economizando tempo e dinheiro de sua empresa na tradução do conteúdo. A desvantagem são erros de tradução imprecisos que podem causar confusão ou falha de comunicação.

A maneira de evitar isso é traduzindo o texto corretamente.

Em geral , você deve usar uma linguagem clara. Tempos simples e contínuos em termos leigos, dessa forma você reduz o risco de falhas de comunicação e autotraduções incorretas.

Mas ocorre uma má autotradução. Durante um terremoto na Indonésia em 2018, o Facebook traduziu mal “sobrevivência” para “comemorar”. Como resultado, seu sistema de mensagens automatizadas fez com que balões e confetes aparecessem em conversas entre pessoas que estavam lendo as postagens de outras pessoas, causando protestos nas redes sociais.

Aqui estão mais dicas para escrever postagens:

  • Use uma linguagem direta: você deseja que as pessoas entendam o conteúdo de sua mensagem, pode ser criativo, mas certifique-se de ir direto ao ponto.
  • Evite expressões idiomáticas, metáforas, comparações e símiles: esses dispositivos de linguagem não são bem traduzidos, pois geralmente têm significados fixos.Às vezes, essas traduções podem causar transtornos.
  • Escreva frases curtas e simples: não tente impressionar.
  • Verifique novamente o tradutor do Facebook e todas as postagens escritas: Antes de publicar uma postagem, verifique se tudo está em ordem.
  • Ganchos de conversa relevantes: prenda a atenção do seu público com os iniciadores de conversa. Eles podem variar de celebrações internacionais, fatos interessantes e datas do calendário de filmes e programas de TV de renome mundial. Ao criar conteúdo com o Postoplan, você tem acesso aos 100 ganchos de conversa relevantes e prontos uso. 

Use uma linguagem simples

Localização de conteúdo

Para melhorar a experiência do seu público internacional, você pode criar conteúdo localizado.

Os usuários são mais propensos a interagir e construir relacionamento com uma empresa se o conteúdo for atraente para eles.

Para localizar seu conteúdo, você pode criar uma página separada do Facebook com base na localização de seu público-alvo ou pode criar várias páginas de localização em sua página principal do Facebook.

Você também pode configurar as páginas de localização por meio de categorias. Se um seguidor curtir uma página regional de negócios, essa curtida será contada na página principal, aumentando o número geral de seguidores.

Você pode aumentar seu público-alvo usando a ferramenta de Store Traffic objetivo.

Pode também otimizar e localizar ainda mais suas páginas usando a seção de ferramentas do Facebook Ad Centre para criar um público salvo com as informações relevantes que você reuniu para futuros anúncios direcionados.

Localização de conteúdo
Com o Facebook Ad Centre, você pode encontrar ainda mais informações necessárias para ajudá-lo a fazer mais perguntas sobre seu público-alvo. Estas categorias incluem:

  • Educação
  • Receitas financeiras
  • Eventos da vida
  • Pais
  • Relação
  • Trabalhar
  • Interesses
  • Comportamentos
  • Esporte
  • Usuário de dispositivo móvel
  • Comportamento de compra
  • Atividades digitais

Além disso, ter mais conteúdo localizado reduz a possível confusão e ofensa cultural decorrente da autotradução imprecisa do conteúdo.

Devemos lembrar que certas cores, símbolos e linguagem podem ofender inadvertidamente alguns públicos-alvo.

Outra situação para atender a um público em um país diferente é contratar empresas locais para ajudar a gerenciar sua estratégia global.

Se você escolher esse caminho, analise as empresas locais de marketing de mídia social para uma localização eficaz.

Postagem programada

O Facebook ainda é uma rede social muito complexa para usar ao criar conteúdo orgânico e fazer postagens orgânicas. O que torna os horários de postagem complicados são os diferentes fusos horários dos públicos-alvo. Aqui estão os melhores horários para postar no Facebook:

  • Quarta-feira é o dia mais recomendado.
  • 11h00 e 13h00 na quarta-feira tem o maior tempo de engajamento no Facebook.
  • Você está seguro para postar nos dias da semana entre 9h00 e 15h00.
  • Domingo é o dia menos envolvente da semana.
  • Os horários menos recomendados incluem de manhã cedo e tarde da noite.

Depois de fazer uma pesquisa de mercado e analisar as estatísticas da sua página do Facebook, você pode perceber que o melhor momento para postar não é durante o horário de trabalho. Você teria que acordar às 3 da manhã para apertar o botão publicar.

O Facebook permite que você programe postagens de sua página.

Se quiser postar em plataformas diferentes, o Facebook vai limitá-lo aos negócios do Instagram e Whatsapp, mas nenhuma outra plataforma de mídia social como Telegram ou Slack.

Isso causa postagem inconsistente, o que afeta negativamente o seu crescimento. 

Mas com o Postoplan, você pode criar e agendar suas postagens em 11 contas de mídia social, incluindo Telegram, Slack e Google Meu Negócio, e postar tudo ao mesmo tempo.

Postagem programada

Postagem programada

Benefícios de personalizar sua estratégia do Facebook para o público global

Qualquer empresa que deseje atingir seus objetivos em vários locais pode fazê-lo com sucesso com conteúdo diário e envolvente, relevante para a região de seu público com a estratégia global do Facebook.

E com a ajuda dos recursos fáceis de usar do Postoplan, que se integram sem esforço ao conjunto de ferramentas de mecanismo de pesquisa do Facebook, as empresas poderão postar conteúdo personalizado relevante, no fuso horário certo para melhores associações e engajamento entre empresas e consumidores.

Como obter publicação automática no Facebook em 2021

A opção Postagem Automática no Facebook é uma grande oportunidade para postar em várias contas e não gastar muito tempo com isso. Nós lhe daremos instruções passo a passo sobre como fazer publicações programadas com o Postoplan.

Quando é o melhor horário para postar no Facebook? Guia completo para 2021

Para poder desenvolver sua conta profissionalmente, descubra o melhor horário para postar no Facebook. Usando nossas recomendações, você pode obter o melhor efeito com sua publicação.

Impulsionando no Facebook - guia completo e útil para 2021

Para poder aumentar a popularidade do perfil e elevar o engajamento, você pode impulsionar postagens no Facebook. Aprenderá a definir uma campanha publicitária e o que precisa fazer para ter sucesso.