Como promover seu canal do YouTube em 2021

Como promover seu canal do YouTube em 2021

Para tornar seu canal popular no YouTube e começar a ganhar dinheiro com isso, é preciso promovê-lo. Os novatos muitas vezes pensam que tal promoção requer um investimento financeiro considerável. Mas, na verdade, você pode usar ferramentas gratuitas para fazer seu conteúdo se destacar do resto. Os leitores deste artigo saberão como promover os vídeos do Youtube com um gasto mínimo. 

Sumário:

Algoritmo do YouTube

Quando você começa a  promover um vídeo do YouTube, seu objetivo é dar um pontapé inicial. Assim que os algoritmos da plataforma detectarem que seu conteúdo está se tornando popular, eles o priorizarão Aqui estão as métricas às quais os algoritmos prestam atenção ao escolher qual conteúdo de vídeo promover.

  • Com que frequência você envia novos vídeos?
  • Com que frequência as pessoas reproduzem seus vídeos?
  • Quão ativamente as pessoas se envolvem com seu conteúdo? (Até que ponto eles curtem, compartilham e comentam sobre isso?)
  • Qual é o tempo de exibição do seu vídeo? (Por quanto tempo as pessoas assistem?)
  • Qual é o tempo médio de sessão? (Quanto tempo as pessoas permanecem no YouTube depois de assistir ao seu conteúdo?)
  • Com que rapidez a popularidade do seu conteúdo cresce?
  • Quão novo é o vídeo?

Os algoritmos podem ser mais propensos a promover novos vídeos para dar a eles a chance de uma bola de neve.

Promoção do YouTube TV

Quando as pessoas assistem a vídeos, tendem a pular os anúncios. Mas eles não podem fazer isso quando um voggler está transmitindo ao vivo. A abordagem mais econômica para publicidade seria colocar o anúncio de seu canal em um vídeo ao vivo de um influenciador do YouTube. Os telespectadores não terão escolha a não ser prestar atenção nisso!

Serviços de promoção do YouTube

Na Internet, existem dezenas de serviços onde os profissionais podem ajudá-lo com as promoções do YouTube. Eles podem revisar seu canal em seu blog, ou otimizar seus metadados, ou tornar seus vídeos virais em redes sociais. Ao escolher um especialista, examine atentamente seu portfólio e não hesite em fazer perguntas. Seria ideal se um amigo ou colega seu pudesse recomendar lhe  um especialista confiável. No entanto, você pode tentar promover seu canal gratuitamente antes de pedir a ajuda de terceiros.

Automação de promoção

A automação tem os seguintes benefícios: 

  • Economiza tempo
  • Aumenta o desempenho
  • Elimina os erros que acontecem por causa do fator humano

No entanto, a maioria dos serviços que permitem aos blogueiros automatizarem suas promoções no YouTube promotions são bastante caros. Uma forma possível de economizar seria pagar pela automação do YouTube e usar ferramentas gratuitas para promover sua conta em outras mídias sociais.

Considere o Postoplan, por exemplo. Ainda não é compatível com o YouTube, mas será útil par o Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram e outras plataformas. A funcionalidade básica deste serviço está disponível gratuitamente. Se necessário, você pode atualizar para premium a um preço acessível. O Postoplan permite que você planeje suas postagens com antecedência e sempre siga suas postagens antes de ir ao vivo e pode compartilhá-las em várias plataformas de mídia social simultaneamente.

Como promover vídeos do YouTube vídeos sem pagar

  • Invente um nome de canal e nomes de vídeos curtos e cativantes. Idealmente, os nomes devem conter menos de 60 símbolos - caso contrário, eles podem ser cortados quando exibidos. Coloque as palavras-chave o mais próximo possível do início do título. 
  • Crie descrições de vídeo para o seu conteúdo. O comprimento máximo de cada descrição é de 5.000 caracteres.
  • Evite o clickbait. Pode ser eficiente a curto prazo, mas prejudicará sua reputação a longo prazo.
  • Faça pesquisas de palavras-chave e inclua hashtags relevantes. A maneira mais fácil de encontrar hashtags populares e amigáveis ao Google é usar o preenchimento automático do YouTube ao pesquisar um tema específico.

Promoção orgânica do YouTube

Os novos Youtubers muitas vezes duvidam que as promoções orgânicas sejam suficientes para tornar seu canal popular. Bem, se você pode gastar dinheiro em promoções pagas, isso seria incrível. Mas é muito realista reunir um grande número de seguidores com despesas mínimas. O tema do canal é um fator crucial. Se as pessoas estiverem interessadas nele e você souber fornecer informações novas e valiosas sobre ele, terá grandes chances de sucesso.

Melhores dicas para promover seu canal do YouTube

  • Sempre respeite as diretrizes da comunidade. Antes de lançar seu canal, leia com atenção os termos e condições do YouTube.
  • Interaja com seu público. Responda aos comentários deles, mesmo que sejam negativos.”Coração” os melhores comentários. Post vídeos de resposta
  • Crie listas de reprodução. Quando um vídeo termina, o próximo começa a ser transmitido automaticamente. Os algoritmos do YouTube geralmente recomendam vídeos de listas de reprodução em série para outros usuários

Invista tempo

O marketing de canal só produzirá os resultados desejados se for sistemático. Planeje seu conteúdo com antecedência e siga uma programação fixa - por exemplo, três novos vídeos por semana. Seu público deve saber o que esperar de você.

Antes de fazer um novo vídeo, pense em porque a comunidade precisa dele? Como pode ajudar as pessoas a resolver seus problemas? Porque eles deveriam reproduzir seu vídeo e não o conteúdo de seus concorrentes? A espontaneidade dificilmente o ajudará a promover um canal no YouTube. 

Colabore com outros canais

Não trate outros canais do YouTube do seu nicho como rivais. Em vez disso, tente estabelecer parcerias. Eles mencionarão seu canal de vez em quando, e você fará o mesmo. Isso adicionará autoridade ao seu conteúdo e contribuirá para espalhar a palavra sobre você.

Ao procurar parceiros em potencial, considere apenas os canais com mais ou menos o mesmo número de inscritos que o seu. Além disso, eles devem direcionar seu conteúdo para um público semelhante. Para selecionar os canais para promoção cruzada, use o serviço Blade Social. 

Promova em outros canais de mídia social

Provavelmente, você tem alguns seguidores em outras plataformas de mídia social. Então, você deve mencionar o link para seu canal no Youtube na descrição de seu perfil e compartilhar seus novos vídeos nessas plataformas.

Peça a seus amigos e familiares para apoiá-lo. Assim que você compartilhar conteúdo novo no Facebook, Twitter ou em outro lugar, as pessoas mais próximas devem curtir, compartilhar e comentar em 24 horas. Isso tornará suas postagens mais visíveis para outros usuários.

Peça ajuda aos seus espectadores

Diga ao seu público que você ficará feliz em ler suas mensagens privadas. Especifique os canais de comunicação que eles devem usar: comentários aos seus vídeos, e-mail ou outro. Seus fãs ficarão felizes em saber que você pensa neles e valoriza sua opinião. 

Seus espectadores podem sugerir novos temas e conceitos para seus vídeos. Você apreciará quando ficar sem ideias ( o que inevitavelmente acontece com todos os blogueiros prolíferos, mais cedo ou mais tarde).

Aproveite a guia comunidade e os stories do YouTube

Essas ferramentas podem não estar disponíveis para alguns criadores de conteúdo. Mas se você pode usá-las, não deixe de fazer.

A guia da comunidade permite que você poste perguntas para seu público e promova seus próximos vídeos. 

Stories são vídeos com curta duração que ficam disponíveis apenas por sete dias. Seus assinantes saberão que devem assistí-los o mais rápido possível.

Obtenha tráfego do Google

Em uma  SERP (página de resultados de mecanismos de pesquisa) típica, os vídeos do YouTube teriam a classificação mais elevada do que a maioria dos blogs ou artigos de texto.  “Como promover seu canal no YouTube channel para chegar lá?” novatos perguntariam. Ao escolher qual conteúdo incluir no SERP, o Google se baseia nos seguintes parâmetros

  • Títulos e descrição. Eles devem apresentar palavras-chave, conforme explicado acima
  • Palavras-chave que são mencionadas no vídeo.
  • Envolvimento. Quanto mais ativamente as pessoas reagirem ao seu conteúdo, melhor.
  • Categorias. Ao enviar um novo vídeo no YouTube, você deve categorizá-lo para que o sistema saiba do que se trata.
  • Tags. Graças a elas, os algoritmos compreenderão melhor o contexto do seu conteúdo.

De acordo com as estatísticas, os vídeos do YouTube aparecem em 70  % dos 100 principais resultados de pesquisa do Google. É sua chance perfeita de atrair a atenção das pessoas. 

Envolva-se com a comunidade do YouTube

Alguns proprietários de canais podem não querer colaborar com você. Mesmo assim ainda poderá alcançar seus espectadores e voltar sua atenção para seu vlog.

  • Inscreva-se em canais que atendam às mesmas informações demográficas que você
  • Assistir a seus vídeos, comentar, curtir e compartilhá-los
  • Mencione o conteúdo deles em seu vlog

Isto deve ajudá-lo a expandir seus seguidores.

Personalize suas miniaturas

Quando abrimos uma nova página da Internet, a primeira coisa que vemos não são letras, mas imagens. É assim que nosso cérebro funciona. O YouTube cria miniaturas automaticamente para todos os vídeos - mas sua qualidade pode ser inferior às vezes. Você pode considerar fazer miniaturas personalizadas. Aqui estão algumas recomendações sobre como fazer isso.

  • Selecione uma imagem em close-up e alto contraste
  • Converta para um destes formados: .JPG, .GIF, .BMP ou .PNG
  • Certifique-se de que se encaixa no limite de 2MB 
  • A resolução ideal é de 1280 x 720 px
  • Para encorajar cliques, adicione cores e texto

Se você preferir outra resolução, preserve a proporção de 16:9. Se não tiver fotos decentes, fique à vontade para usar as stock. 

Google Ads

Você pode usar o Google Ads não apenas para colocar anúncios, mas também para escolher palavras-chave para seus vídeos do YouTube. 

  1. Abra o planejador de palavras-chave do Google  Ads Keyword Planner.
  2. Identifique palavras-chave adequadas para o seu conteúdo.
  3. Google cada palavra-chave.
  4. Analise o principal resultado da pesquisa para cada palavra-chave.
  5. Ajuste as palavras-chave para ver qual nicho você pode ocupar.

Seu objetivo é fazer o Google mostrar seus vídeos na primeira página quando alguém procura certas palavras-chave populares.

Faça um concurso ou oferta

É uma abordagem altamente eficiente para envolver seu público - mas apenas se você seguir os seguintes princípios.

  1. Escreva regras simples e transparentes para o seu concurso ou oferta
  2. Ofereça aos seus espectadores um prêmio que eles irão apreciar
  3. Respeite as regras do concurso do  YouTube e outras políticas
  4. Promova suas atividades em outras plataformas sociais

Como resultado, seu número de seguidores crescerá. Haverá mais curtidas e comentários em seus vídeos.Além disso, você poderá coletar dados do visualizador para planejar melhor suas atividades a seguir.

Incorpore seus vídeos do Youtube

Você deve monitorar as publicações que blogueiros e jornalistas fazem sobre o tema do seu vlog. Pode contatá-los e perguntar se eles estariam interessados em incorporar seus vídeos em seus textos gratuitamente. A maioria dos textos se beneficia apenas de conteúdo multimídia - e você obterá uma promoção eficiente.

Incentive os espectadores a seguir sua série

É normal pedir ao seu público para curtir, seguir e comentar sobre o seu conteúdo no Youtube. Você pode pedir a seus espectadores que pressionem o ícone de sino se quiserem receber notificações sobre as atualizações do seu canal. Os usuários desta plataforma social são bastante responsivos neste aspecto

Como você pode ver, a promoção eficiente da sua conta do YouTube não requer necessariamente grandes investimentos. Mas é preciso tempo e esforço - é por isso que a automação é vital. Comece a usar o Postoplan para maximizar seu desempenho! Esse serviço moderno, acessível e versátil o ajudará  a aproveitar ao máximo suas promoções no YouTube.

Perguntas frequentes

Como faço para promover meu canal no YouTube?

Você pode promover um canal no YouTube organicamente ou investindo dinheiro nele. Seria razoável tentar primeiro a abordagem gratuita.

Como posso promover meu canal no YouTube sem dinheiro?

Crie nomes cativantes para seu canal de vídeos, use palavras-chave populares e compile descrições interessantes. Interaja com seu público, organize concursos e brindes. Para economizar tempo e esforço, automatize o máximo de processos possível. 

Como você consegue 1.000 inscritos no YouTube rapidamente?

Crie conteúdo de primeira linha e envie-o para seu canal sistematicamente. Siga as recomendações deste artigo e tente aproveitar ao máximo cada conselho.

Qual a melhor estratégia de publicidade direcionada para redes sociais em 2021

Utilizar publicidade direcionada no Facebook e Instagram é um jeito de tornar sua marca mais popular. Vamos te dizer como lançar uma campanha de anúncios que cabe no orçamento

As melhores ferramentas analíticas e rastreio das redes sociais para empresas

As melhores ferramentas de análise e acompanhamento dos meios de comunicação social para empresas. Muitas opções úteis, incluindo a plataforma Postoplan →Melhor para análise social!

As melhores idéias de conteúdo de mídia social para 2021

A publicação inteligente nas mídias sociais pode promover sua conta e tornar seu negócio e seus produtos populares. O Postoplan lhe dirá que tipo de conteúdo deve ser e como publicá-lo corretamente.