Como escolher a melhor categoria para uma página no Facebook?

Como escolher a melhor categoria para uma página no Facebook?

O Facebook é uma ferramenta maravilhosa que te permite popularizar sua empresa em meio a milhões de potenciais compradores. As categorias de página no Facebook te ajudarão a atingir o seu objetivo. Escolher a categoria certa permitirá que o cliente em potencial encontre mais rápido as suas ofertas. Neste artigo, você descobrirá quais categorias existem no Facebook e como escolher a certa. Fazer uma  boa escolha é simples e rápido!

Sumário:

O que os especialistas dizem sobre isso:

Ignacio Martínez
Coach, Digital Marketing Strategies, Community Manager
Uma pergunta comum entre os usuários é: de que adianta criar uma página no Facebook se eu já tenho um perfil no Facebook?
Leia mais

Como criar uma página comercial no Facebook

  • Passo 1

Para criar uma página comercial no Facebook, você precisa de uma conta pessoal. Se você já estiver conectado a uma rede social, clique em “+” no painel superior e selecione “Página”.

Como criar uma página comercial no Facebook - imagem 1

  • Passo 2

A seguir, determinamos a categoria em que abriremos a página da empresa. Para fazer isso, selecione com que finalidade a página está sendo criada. Para uma empresa, escolha “Negócio ou marca”.

Como criar uma página comercial no Facebook - imagem 2

  • Etapa 3

Na janela que é aberta, digite o nome da página e a categoria. Indicando as informações de contato: cidade, endereço, código postal e número de telefone.

Como criar uma página comercial no Facebook - imagem 3

A página está inicialmente em branco. Para trabalhos posteriores, é necessário preenchê-la com informações.

Como criar uma página comercial no Facebook - imagem 4

 Você criou a página. O Facebook a postou automaticamente.

  • Passo 4

Para começar a modificar o design da página, modifique a imagem de capa. Esta imagem tem 851 x 315. Clique em “Adicionar capa” e selecione uma imagem. Corrija como quiser e salve.

Como criar uma página comercial no Facebook - imagem 5

Se você já tentou ser criativo, mas nada funcionou - você pode espionar outras comunidades ou pegar modelos prontos do Pagemodo, dos serviços do Canva ou entrar em contato com os designers disponíveis.

  • Passo 5

Uma foto de perfil é mostrada em todos os seus comentários e postagens. É preciso escolher bem para despertar o interesse de novos clientes e ser reconhecido pelos usuários de um grupo.

Como criar uma página comercial no Facebook - imagem 6

  • Etapa 6

O preenchimento obrigatório inclui o endereço da web e uma breve descrição. A descrição ajudará o visitante a entender sobre o que é a sua página.

  • Etapa 7

O Facebook tem um recurso interessante de botão Adicionar. Suas configurações dependem do que você deseja mostrar para o cliente quando ele clicar no botão: entrar em contato com você, jogar, comprar, baixar o aplicativo, etc.

Então, pressione o botão “Adicionar”. Escolha a ação desejada. Indique o link correspondente para onde o usuário deve ser redirecionado e salve.

Lista de categorias do Facebook

Oferecemos a seguinte lista de categorias do Facebook; isso permitirá que você determine a direção da organização desde o início. Nós criamos 20 categorias de páginas do Facebook, especialmente para você - isso o ajudará a atrair mais visitantes.

Lista de categorias do Facebook

1. Publicidade/marketing. Adequado para empresas prestadoras de serviços de publicidade.
2. Agricultura. Esta categoria é adequada para vários tipos de fazendas, bem como serviços agrícolas e cooperativas.
3. 
Artes e entretenimento. Esta categoria é adequada para vários tipos de locais de entretenimento: de hipódromos a circos e museus.
4. 
Automotivo, Aeronaves e Barcos. A categoria é adequada tanto para vendedores de veículos quanto para empresas que atuam na reparação de equipamentos.
5. 
Beleza, cosméticos e cuidados pessoais. Use essa categoria se você oferece serviços de beleza.
6. 
Comercial e industrial. Categoria para empresas que atuam na produção e comercialização de produtos.
7. 
Educação. Categoria para empresas que oferecem escola, ensino e outros serviços. Também adequado para tutores e consultores educacionais.
8. 
Finança. Categoria para diversos tipos de negócios do setor bancário e financeiro.
9. 
Alimentos e bebidas. Se sua atividade principal é comida e/ou bebidas, selecione esta categoria.
10. 
Hotel e Hospedagem. Uma categoria para os empresários que oferecem aos clientes uma variedade de locais para se hospedar: de camping a hotel.
11. 
Jurídico. A categoria é adequada para advogados e tabelião. 
12. 
Empresa de mídia / notícias. A categoria é adequada para criadores de vários tipos de produtos e serviços de informação.
13. 
Medicina e saúde. Esta categoria inclui profissionais em prática privada e centros médicos que oferecem serviços relacionados.
14. 
Organização sem fins lucrativos. Esta categoria inclui organizações criadas sem fins lucrativos (para fins religiosos, educacionais e científicos).
15. 
Serviço público e governamental. A página pode ser necessária para uma biblioteca, serviço de proteção à criança, serviço de passaporte, centro de registro de automóveis
16. 
Imobiliária. A categoria é indicada para empresários que vendem imóveis para pessoas físicas e jurídicas.
17. 
Ciência, tecnologia e engenharia. Para empresas que prestam serviços de alta tecnologia nas áreas de robótica, engenharia, aeroespacial e energia solar.
18. 
Compras e varejo. Uma categoria para todos os tipos de varejistas.
19. 
Esportes e recreação. Categoria para centros de fitness, áreas recreativas, estádios, pistas de kart, etc.
20. 
Viagem e transporte. A categoria é adequada para agências de viagens, estações de ônibus ou serviços de táxi.

Categorias de negócios do Instagram

Existem também categorias de negócios no Instagram. A rede social possui algoritmos integrados que calculam qual o rótulo certo para o seu perfil. A lista completa é impressionante, abaixo pode conferir os mais comuns.

  • Restaurante.
  • Blog pessoal.
  • Figura pública.
  • Músico/banda.
  • Serviço de produto.
  • Arte.
  • Ginásio / sala de fitness. Isso também inclui diferentes subcategorias, como modelo de condicionamento físico ou instrutor de condicionamento físico.
  • Empresa ou serviço local.
  • Funcionário público.
  • Político.
  • Candidato político.
  • Ator e outros artistas. Esta categoria também está lá, aliás, e está escrito “Artista”.
  • Produtor.
  • Apresentador de TV.
  • Fotógrafo.
  • Produtor.
  • Dançarino.
  • Web designer e outros tipos de designers.
  • Instrutor.
  • Jornalista. Editor.
  • Turnê de concerto.
  • Modelo. Designer de moda.
  • Orador motivacional.
  • Personagem de filme.
  • Cientista.
  • Humorista.
  • Site sobre… - Substitua a categoria desejada no lugar das reticências. Por exemplo, por um rótulo “site sobre casa e jardim”, etc.
  • Uma categoria interessante  e bastante comum é o rótulo “Para se divertir”.

Como a categoria afeta os negócios

Escolher uma categoria adequada ao configurar sua página do Facebook é uma das principais tarefas. À primeira vista, isto parece insignificante - é só decidir e pronto. No entanto, a escolha afeta diretamente como seu público-alvo interage com sua página de negócios. Se você classificar incorretamente sua página, seu público-alvo não conseguirá encontrar suas ofertas rapidamente.

Para obter uma otimização das suas informações, responda a algumas perguntas:

  • Que público-alvo você está tentando alcançar?
  • Com que precisão você pode representar sua empresa?
  • Quais recursos do Facebook o ajudarão a promover sua empresa?
  • Qual categoria seus concorrentes estão usando no Facebook?

Responder a essas perguntas o ajudará a tomar a decisão certa sobre qual categoria de página do Facebook é a certa para a sua empresa.

Tipos de páginas do Facebook

Se você não obteve a categoria certa na primeira vez, não se preocupe.Otimizar uma página do Facebook leva tempo e bastante compreensão das configurações. Você pode alterar o tipo de página a qualquer momento que desejar, mas lembre-se de que isso pode resultar em perda das informações. Abaixo, compartilhamos as categorias reais de páginas do Facebook que você pode escolher.

Empresa, local ou lugar

A mais ampla e popular de todas as opções. Ao clicar no campo para escolher uma empresa local ou lugar, você verá um pequeno formulário para preencher.

Empresa, local ou lugar

Você pode inserir as seguintes informações:

  1. O título da página correspondente ao nome da sua empresa.
  2. A categoria da página pode ser qualquer coisa de “Automóvel, Aeronave ou Barco” a “Karting”. Você tem a oportunidade de escolher o que quiser, com diversos recursos.
  3. Endereço da sua empresa. Certifique-se de ter especificado corretamente. Se você tiver uma grande empresa, inclua apenas o endereço da filial local.
  4. A cidade onde está localizada sua empresa. O Facebook pode preenchê-lo automaticamente, dependendo da localização do seu perfil. No entanto, você pode alterá-lo, se necessário.
  5. Cidade e estado da sua empresa. O Facebook irá preenchê-lo automaticamente com base na localização do seu perfil ou no perfil de quem você usar para criar a página, mas você pode alterá-lo se necessário.
  6. O código postal da sua empresa. Isso é o mesmo que cidade e estado. O Facebook irá preenchê-lo automaticamente, mas você pode alterá-lo. 
  7. Número de telefone da sua empresa. Certifique-se de que este é o número de telefone correto aberto ao público, que o cliente pode usar para obter mais informações. Se for uma filial, é preciso indicar.

Você pode obter dicas para criar páginas do Facebook por meio do messenger.

No que diz respeito às categorias, pode até usar três.  O Facebook removerá categorias duplicadas. O algoritmo de rede social é focado em detalhes. Você não precisa encontrar três categorias, então se não conseguir encontrar três que funcionem para você, tudo bem. Escolha quantos forem necessários para cobrir o que sua empresa está fazendo.

Empresa, Organização ou Instituição

Esta categoria, como a maioria das outras, tem uma lista suspensa em vez de uma caixa de texto para preencher. Depois de selecionar essa categoria, o Facebook solicitará o nome e a categoria de sua empresa. Você terá uma lista completa para escolher a opção mais específica.

Empresa, Organização ou Instituição

Marca ou produto

Aqui, como na categoria anterior, você é solicitado a inserir sua marca ou nome do produto e selecionar uma categoria.

Marca ou produto

Esteja preparado para novas recomendações ou requisitos e escolha alguns deles.

Por exemplo, se você selecionar: Farmacêuticos, o Facebook pode exigir que você obtenha uma permissão antes de criar a página, ou pelo menos antes de lançar anúncios. As farmácias online geralmente não têm permissão para usar o programa de publicidade do Facebook.

Requisitos também foram estabelecidos para empresas que vendem bebidas alcoólicas. Você precisará definir a segmentação por idade apropriada da sua página. Isso pode torná-lo invisível para certos grupos de pessoas.

Não tente enganar o sistema - algumas mensagens incorretas e o erro será exposto.

Artista, banda ou figura pública

Tudo que o Facebook pede a você é o nome do seu grupo ou apenas seu nome.

Artista, banda ou figura pública

Você pode ter uma página pública pessoal e um perfil pessoal ao mesmo tempo. Alguns políticos e celebridades podem ter uma página pessoal no Facebook, que usam para se comunicar com a família e amigos, e uma página pública para que todos compartilhem seus pensamentos e promovam ideias.

Recomendamos que escolha esta categoria do Facebook se nenhuma das outras for adequada para você. Existem também várias categorias sobrepostas com algumas diferenças sutis. Por exemplo, alguém que ganha a vida escrevendo conteúdo pode ser um blogueiro, autor ou escritor. O que escolher? Se você está escrevendo principalmente para um blog, “Blogueiro” é sua melhor aposta. Se está escrevendo romances ou biografias para ganhar a vida, então “Autor” é mais adequado. Se não se enquadrar em nenhuma dessas categorias, “Escritor” está bem.

Perguntas frequentes sobre páginas de negócios no Facebook

Aqui você encontrará as respostas para as perguntas mais urgentes sobre as páginas do Facebook.

O que é uma figura pública

As páginas de figuras públicas do Facebook são destinadas ao uso de pessoas influentes e famosas, como políticos, artistas, empresários, influencers, etc. Eles estão intimamente ligados ao público; portanto, podem mudar a vida diária das pessoas com seus pensamentos.

Como alterar o nome da página comercial do Facebook

Você deve ser um administrador para alterar o nome da página de negócios do Facebook.

Como alterar o nome da página comercial do Facebook

Para alterar o nome da página de negócios do Facebook:

  • Clique em Sobre no lado esquerdo da página.
  • Clique em Editar ao lado do título da página.
  • Editando o nome de uma página do Facebook
  • Insira um novo nome para a página e clique em Continuar.

Quais são as categorias da página do Facebook?

A categoria específica sobre o que a página trata. Por exemplo, as seguintes categorias estão disponíveis para empresas locais: restaurante, mercearia, agência de viagens, médico de família. Para marcas e produtos: móveis, eletrodomésticos, jóias, videogames e outros. As categorias de público-alvo facilitarão a localização do seu conteúdo na rede social.

Como escolher uma categoria na minha página do Facebook

Para escolher a categoria apropriada para a sua página do Facebook, analise as características do seu negócio. Navegue pela lista de categorias oferecidas pela rede social. Escolha aquela que melhor se adapta a você.

Como posso encontrar categorias no Facebook?

Depois de selecionar as metas para a criação da página “Empresa ou Marca”, aparecerá uma janela. Ela fornecerá uma lista abrangente de categorias para sua empresa. Tenha cuidado ao escolher a sua - depende disto para o seu público-alvo encontrar as suas ofertas.

Você também pode alterar a categoria da página nas configurações. 

Para editar a categoria da sua página:

  • No seu feed de notícias, clique nas páginas do menu à esquerda.
  • Vá para sua página.
  • Clique em Editar informações da página no lado esquerdo da página.
  • Ao lado de Categorias, digite até 3 categorias e selecione uma opção na lista suspensa que aparece.
  • Clique em Salvar alterações.

Como obter publicação automática no Facebook em 2021

A opção Postagem Automática no Facebook é uma grande oportunidade para postar em várias contas e não gastar muito tempo com isso. Nós lhe daremos instruções passo a passo sobre como fazer publicações programadas com o Postoplan.

Impulsionando no Facebook - guia completo e útil para 2021

Para poder aumentar a popularidade do perfil e elevar o engajamento, você pode impulsionar postagens no Facebook. Aprenderá a definir uma campanha publicitária e o que precisa fazer para ter sucesso.

Como usar o Facebook de maneira eficaz para atingir públicos globais

Como criar uma estratégia no Facebook de forma eficaz para atingir públicos globais → ✔Como criar uma estratégia no Facebook para vários locais? →Saiba mais