Como Conduzir uma Auditoria em Redes Sociais em 30' (com Template Grátis)

Como Conduzir uma Auditoria em Redes Sociais em 30' (com Template Grátis)

Ah, auditoria nas redes sociais. 

Poucas palavras que podem fazer um profissional de marketing estremecer, especialmente se não tiver muita experiência.

Mas, e se disséssemos que você não precisa se preocupar, pois fazer uma auditoria de rede social pode ser muito fácil e prazeroso?

Criamos um guia completo para desmascarar todos os mitos sem noção e ajudá-lo a fazer uma auditoria de rede social em menos de trinta minutos. E, como bônus, no final, você pode baixar um template grátis.

Vamos começar.

Índice

O que é Auditoria de Rede Social?

Uma auditoria de rede social é um método de avaliação utilizado para avaliar a estratégia utilizada na rede social e encontrar lacunas e oportunidades de crescimento. Ela é essencial para melhorar a presença social.

Você até pode querer evitar fazer uma auditoria de rede social, já que essa palavra por si só é bastante aterrorizante. Mas, na realidade, você pode fazer uma auditoria em menos de trinta minutos.

Aqui está uma amostra rápida do que você precisa avaliar:

  • Quão relevantes são as informações do seu perfil
  • Dados demográficos e psicográficos do público
  • Taxa de engajamento e outras métricas relacionadas
  • Desempenho do conteúdo
  • Métricas específicas do canal
  • Métricas de referência e tráfego

Entraremos mais a fundo em todos este processo mais tarde. Mas, para acalmá-lo, podemos dizer que você provavelmente já tem 90% de tudo o que é necessário para conduzir uma auditoria de rede social com sucesso.

Por que é Importante Conduzir Uma Auditoria de Rede Social?

Fazer auditorias regulares nas redes sociais oferece diversos benefícios:

  • Oferece uma visão objetiva do desempenho da rede social. Durante uma auditoria, você coleta e analisa dados, o que lhe dá uma compreensão realista do que precisa ser feito para melhorar sua estratégia de rede social.
  • Melhora as conversões. Você consegue obter uma imagem clara do que está fazendo de errado, com base na análise do seu desempenho geral.
  • Oferece novas oportunidades de gerar leads. Uma auditoria de rede social revela possíveis oportunidades de vendas e te ajuda a entender como chegar aos compradores em potencial da maneira correta.
  • Seja melhor que seus concorrentes. O processo de auditoria de rede social envolve a análise da concorrência, desta forma, ajuda a identificar novas oportunidades de mercado, além de outras formas de promover sua marca por meio das redes sociais.
  • Ajuda na otimização do funil de vendas. Uma vez que a rede social está envolvida em um funil de vendas, uma auditoria pode ajudá-lo a identificar possíveis oportunidades de desenvolvimento de leads que sua estratégia está perdendo.

Por que é Importante Conduzir Uma Auditoria de Rede Social?

Essencialmente, uma auditoria de rede social deve fazer parte do seu kit de ferramentas, pois ajuda a verificar o seu desempenho e assegura que a estratégia utilizada emprega as melhores práticas de promoção de marca, trazendo assim os resultados desejados. Ela também fornece informações valiosas sobre como melhorar a reputação da sua marca.

Quando Você Deve Realizar Uma Auditoria de Rede Social?

Você deve realizar uma auditoria de rede social pelo menos a cada três meses. Isso irá ajudar a ficar por dentro do seu desempenho geral e a revisar e ajustar com sucesso as suas atividades de rede social. 

Você pode realizar auditorias com mais frequência?

Absolutamente. As auditorias podem fazer parte da avaliação mensal das suas redes sociais, onde você pode analisar o desempenho de cada postagem no decorrer de um mês e compará-la com a de seus concorrentes.

Também é possível realizar auditorias semanais, o que pode ser especialmente útil se você estiver executando campanhas publicitárias e quiser monitorar os resultados. As verificações diárias também podem ser muito úteis.

Qual é a melhor abordagem?

É difícil de dizer. A decisão sobre a frequência das auditorias de rede social deve ser feita levando em consideração as suas necessidades e sua estratégia atual. Você pode realizá-las com maior frequência durante as campanhas de rede social e mudar para verificações mensais ou trimestrais durante as épocas mais calmas.

Como Conduzir uma Auditoria de Rede Social em 5 Etapas Simples

Agora, o que é necessário para realizar uma auditoria de rede social?

Você ficaria surpreso, mas definitivamente isto não é um bicho de sete cabeças, e provavelmente você já tem tudo o que é necessário para executar uma auditoria e coletar informações a partir dela.

Então, sem mais delongas, vamos aprender como fazer uma auditoria de rede social.

Etapa #1: Escolha os canais e perfis que participarão da auditoria

O ponto de partida é listar todas as contas de rede social a serem verificadas durante a auditoria. Mas, embora isso possa parecer óbvio no início, não é tão fácil acompanhar todos os perfis que você gerencia. 

O que queremos dizer com isso?

Por exemplo, vamos verificar a estratégia que o Salesforce utiliza em seu Instagram. A marca possui diversas contas no Instagram, incluindo contas baseadas em diferentes países. Além disso, também existem alguns perfis não verificados que utilizam o nome e o logotipo da empresa:

Etapa #1: Escolha os canais e perfis que participarão da auditoria - imagem 1

Crédito: Instagram

Portanto, a primeira tarefa durante uma auditoria de rede social é garantir que esses perfis não estejam associados a sua marca. Além disso, se esses perfis se envolverem em atividades que você não autorizou, você precisa se desassociar e denunciá-los à plataforma de rede social. 

Como identificar todos os perfis de rede social que estão sob seu nome?

Aqui estão algumas sugestões úteis:

  • Primeiro, pesquise as redes sociais. Você pode inserir o nome da sua empresa na barra de pesquisa, assim como no exemplo acima. 
  • Pesquise no Google. Digite o nome da sua empresa e navegue pelos resultados para selecionar os perfis que estão associados a você.

Etapa #1: Escolha os canais e perfis que participarão da auditoria - imagem 2

Quando você terminar de pesquisar, é hora de fazer uma lista de todos os canais de rede social e escolher aqueles que precisam de uma auditoria. Sua decisão deve ser baseada em:

  • Número de seguidores e atividade do público
  • O envolvimento de um determinado perfil em campanhas específicas
  • Os objetivos do seu negócio

Não negligencie as plataformas de rede social que são tendência no seu setor. Por exemplo, uma empresa SaaS deve se concentrar no LinkedIn e no Twitter, uma vez que essas são as plataformas em alta na indústria B2B

Etapa #2: Verifique se as informações da conta são relevantes

Depois de escolher os perfis nos quais se concentrar, comece a auditoria verificando se todas as informações listadas nessas contas estão atualizadas.

Aqui estão as primeiras coisas que você deve prestar atenção:

  • As informações contidas no ‘Sobre Nós’ ou na bio da empresa
  • Usuário da conta
  • Foto do perfil e tamanho da imagem
  • Imagem do banner
  • Links

Etapa #2: Verifique se as informações da conta são relevantes - imagem 1

Crédito: Salesforce

Além das informações mencionadas acima, certifique-se de verificar se o perfil é verificado. Ele deve ter um símbolo azul com um sinal branco no meio, logo ao lado do nome da sua marca:

Etapa #2: Verifique se as informações da conta são relevantes - imagem 2

Crédito: Instagram

Também é uma boa ideia verificar todas as hashtags associadas à sua conta. 

Qual é o seu principal objetivo aqui?

Você deve ter como objetivo criar uma consistência completa entre todos os seus perfis de rede social, e isto não se trata apenas de fornecer informações relevantes e atualizadas sobre sua marca. A consistência também tem muito a ver com o design de seus perfis - eles devem estar alinhados com todos os outros canais de marketing.

Resumindo, se você deseja que seus esforços de marketing sejam recompensados, você precisa ser reconhecível, e é por isso que você deve verificar a aparência geral das suas contas.

Step #3: Familiarize-se com as atualizações de dados demográficos

Quão bem você conhece seus seguidores?

Se você estiver hesitando em responder a esta pergunta, então talvez você não tenha conhecimento suficiente sobre quem é seu público, e isso provavelmente está afetando seu sucesso na rede social. É por isso que você precisa de uma auditoria de rede social - para aproximá-lo de seus seguidores e ajudá-lo a entender melhor suas necessidades. 

 

Que informações sobre o público você pode verificar durante uma auditoria?

Antes de tudo, estamos falando sobre as demografias - idade, sexo, idioma, localização, ocupação, estado civil, educação, renda, etc. 

Cada plataforma apresenta informações demográficas de forma diferente. No Facebook, você só pode analisar os dados sobre sexo, idade, localização e idioma:

Step #3: Familiarize-se com as atualizações de dados demográficos - imagem 1

Crédito: Facebook Page Insights

 

No LinkedIn, você também pode verificar informações sobre o trabalho dos seus seguidores, como: funções, tempo de serviço, segmento e tamanho da empresa, o que pode ser especialmente valioso para empresas B2B:

Step #3: Familiarize-se com as atualizações de dados demográficos - imagem 2

Crédito: LinkedIn Analytics

 

Algumas plataformas de rede social, como o Twitter, também mostram os interesses do seu público, que pertencem à segmentação psicográfica, juntamente com as necessidades, hobbies, desafios, etc. 

Além dos dados descritivos, você também deve verificar a atividade do público. No Facebook, existe um gráfico que representa os momentos em que os seguidores são mais ativos:

Step #3: Familiarize-se com as atualizações de dados demográficos - imagem 3

Crédito: Facebook Page Insights

Se você criar um link nas suas redes sociais que aponte para a página inicial do seu site ou qualquer landing page, também poderá verificar o Google Analytics para ver se eles estão gerando tráfego social. O mesmo pode ser feito se você colaborar com influenciadores de rede social para direcionar tráfego para o seu site.

Por que você deve verificar essas informações regularmente durante as auditorias de rede social?

Os dados do público-alvo estão fortemente envolvidos nas suas ações em rede social. Em primeiro lugar, ele afeta o conteúdo que você está apresentando. Se você não considerar os dados demográficos e psicográficos, suas postagens não farão muito sentido para seus seguidores.

Em termos de atividade do público, você precisa desses dados para tornar suas postagens mais visíveis. O feed está sempre superlotado de conteúdo, portanto, enviar postagens no momento certo aumenta suas chances de ser notado.

De uma perspectiva mais ampla, você também pode usar os dados sobre seu público em outras campanhas de marketing ou se tiver o intuito de obter novos seguidores. Ele pode estar envolvido durante o desenvolvimento da descrição do seu comprador-alvo ou durante a concepção do conteúdo.

Etapa #4: Analise o desempenho das suas postagens

Depois de rastrear os dados de seu público, é hora de prosseguir com a próxima etapa de uma auditoria de rede social - a análise de desempenho do conteúdo.

O marketing de conteúdo é necessário para atingir seu público-alvo. Mas, ao mesmo tempo, pode ser bastante caro. Portanto, uma auditoria é uma forma de verificar se o seu investimento está valendo a pena.

Então, por onde você deve começar?

Primeiramente, pense sobre o período de tempo no qual você deseja verificar o desempenho do conteúdo. Será em uma semana, um mês ou três meses? Tome a decisão com base nas metas que você deseja alcançar com sua auditoria.

Em seguida, defina o cronograma na guia Analytics da plataforma que você está auditando. Aqui está um exemplo do Facebook:

Etapa #4: Analise o desempenho das suas postagens - imagem 1

Crédito: Facebook Page Insights

Em seguida, você pode verificar o alcance e o envolvimento das principais postagens feitas durante o período de tempo definido:

Etapa #4: Analise o desempenho das suas postagens - imagem 2

Crédito: Facebook Page Insights

Você pode comparar esses dados com o alcance e o engajamento geral das suas postagens, para verificar se houve alguma queda no desempenho:

Etapa #4: Analise o desempenho das suas postagens - imagem 3

Crédito: Facebook Page Insights

Etapa #4: Analise o desempenho das suas postagens - imagem 4

Crédito: Facebook Page Insights

Também é possível verificar o desempenho de cada postagem para descobrir qual tipo de conteúdo traz mais engajamento:

Etapa #4: Analise o desempenho das suas postagens - imagem 5

Crédito: Facebook Page Insights

Como essas informações podem ser usadas?

Como mencionamos, isso pode ajudá-lo a garantir que o dinheiro que você investiu em seu conteúdo de rede social valha a pena. Você consegue identificar os tipos de postagens que trazem melhor desempenho e adicionar mais dessas postagens em sua estratégia.

Mas também é a sua chance de ver se seus esforços realmente funcionam. Se o engajamento for baixo, pode haver alguns motivos para isso:

  • Você não identificou os interesses do seu público corretamente.
  • Você está postando na hora errada do dia. 
  • Sua estratégia de conteúdo é inconsistente. 
  • Não existe CTA relevante.
  • Os tipos de conteúdo que você está usando não são envolventes.

O pós-desempenho é uma das etapas mais importantes no monitoramento de redes sociais. Portanto, certifique-se de ser o mais criterioso possível, pois é uma maneira confiável de detectar erros e oportunidades de crescimento.

Etapa #5: Gerar um relatório final

Quando você terminar de analisar as postagens que têm melhor desempenho, é hora de gerar um relatório de auditoria de rede social descrevendo os resultados. Aqui está o que você precisa incluir:

  • Dados sobre o desempenho atual das suas redes sociais. 
  • A lista dos seus KPIs existentes. 
  • Novos objetivos para melhorar os indicadores-chave de desempenho. 
  • Métricas de rede social que devem ser seguidas. 
  • Resultados esperados em um prazo determinado. 

Sua tarefa é ser o mais objetivo possível, portanto, use os dados em todos os lugares que puder, para que corroborem as suas decisões.

Dica profissional. Quando terminar de trabalhar no seu relatório, padronize todos os logins e senhas das suas páginas de rede social. É uma medida importante para proteger seus perfis.

5 Ferramentas de Auditoria de Rede Social que Você Deve Usar

Como você pode ver, é muito fácil e rápido fazer uma auditoria e verificar o seu desempenho nas redes sociais. Porém, ter uma ferramenta de auditoria é um pré-requisito essencial, pois automatiza a maioria das tarefas e gera dados em tempo real.

Não sabe em quais ferramentas confiar?

Aqui estão algumas sugestões. 

Ferramenta #1: Postoplan

Ferramenta #1: Postoplan

O Postoplan é uma plataforma analítica e de gerenciamento de rede social que utiliza tecnologia de Inteligência Artificial. Esta plataforma ajuda empresas a criar um calendário de conteúdo completo, além de planejar postagens em redes sociais.

Na guia Administrador, você também pode verificar as estatísticas de cada um dos perfis das suas redes sociais. Você obtém acesso ao desempenho do conteúdo e aos dados do público, ambos relevantes para avaliar sua presença nas redes sociais.

De que outras formas o Postoplan pode te ajudar?

  • Agendamento de postagens automatizado
  • Editor de conteúdo integrado
  • Ideias de postagem geradas automaticamente
  • Visualização da postagem
  • Caixa de entrada social para mensagens instantâneas

O Postoplan torna muito mais fácil fazer uma auditoria - ele centraliza todos os dados, então você não precisa fazer login em cada conta para verificar as principais métricas.

Ferramenta #2: Google Docs

Ferramenta #2: Google Docs

O Google Docs é a ferramenta mais simples que pode ser envolvida em uma auditoria de rede social. Não requer muita manutenção e é totalmente gratuito para usar.

Aqui está o que você pode usar no Google Docs durante uma auditoria:

  • Elaborar os objetivos e as mudanças a serem feitas em sua estratégia atual
  • Criação e atualização da persona do seu público-alvo
  • Manter a lista de todos os seus perfis de rede social

Estas são apenas algumas sugestões. O principal uso do Google Docs será o relatório de auditoria que você pode criar e compartilhar com todos os outros membros da equipe. Também é possível editar todos os documentos em tempo real. 

Ferramenta #3: Planilhas Google

Ferramenta #3: Planilhas Google

A ferramenta Planilhas Google permite que você crie tabelas, gráficos e planilhas. Essa ferramenta é valiosa durante uma auditoria de rede social, pois permite que você:

  • Mantenha a lista de todos os KPIs e métricas importantes a se seguir após uma auditoria
  • Crie tabelas comparando seus resultados atuais com os resultados esperados
  • Rastreie todos os dados coletados durante a auditoria

Você pode adicionar a planilha de auditoria ao relatório final como um valioso recurso de dados e indicador de desempenho.

Ferramenta #4: Ferramentas de Análise Integradas

Ferramenta #4: Ferramentas de Análise Integradas

Crédito: Facebook Business Suite

Como você sabe, cada plataforma de rede social tem uma ferramenta de análise integrada, e já mostramos algumas delas. Esta é a maneira mais confiável de coletar dados para uma auditoria de rede social e não vai te custar nada.

Aqui estão algumas das métricas que você pode acompanhar com as ferramentas de análise integradas:

  • Número de seguidores e dados demográficos
  • Alcance
  • Engajamento
  • Visualizações de página
  • Desempenho de conteúdo

Basicamente, você já tem tudo de que precisa para uma auditoria bem-sucedida. Além disso, se você estiver exibindo anúncios nas redes sociais e precisar verificar a performance dos mesmos, você também pode fazer isso por meio das guias de análise. 

Ferramenta #5: Sprout Social

Ferramenta #5: Sprout Social

O Sprout Social é uma ferramenta multifuncional perfeita, que pode fazer as suas auditorias de rede social se você não tiver tempo suficiente para rastrear estas plataformas em busca de dados. Ele se integra a diferentes plataformas, incluindo contas do Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, e Pinterest. Como resultado, você pode auditar todos os tipos de conteúdo, desde os Stories do Instagram, até tweets e boards do Pinterest.

Aqui estão alguns exemplos de como o Sprout Social pode te ajudar:

  • Análise de rede social com insights do público e dados de integração
  • Relatórios personalizáveis ​​sobre o desempenho geral da sua conta de rede social
  • Auditoria por tipo de conteúdo
  • Análise da concorrência
  • Monitoramento social
  • Dicas para melhorar sua estratégia social

Embora pago, o Sprout Social definitivamente vale o investimento, pois gera dados mais diversificados do que as ferramentas analíticas integradas e cria relatórios abrangentes em tempo real.

Pegue o Nosso Template de Auditoria de Rede Social - Totalmente Grátis

Como prometemos no início, criamos um template completo para todos que estão prestes a lançar sua primeira auditoria de rede social ou que precisam de um recurso que pode ser utilizado regularmente. Ele pode se adequar a qualquer tipo de negócio, desde e-commerce até SaaS. 

Aqui está uma prévia do template de auditoria de rede social:

Pegue o Nosso Template de Auditoria de Rede Social - Totalmente Grátis

Você pode baixar o modelo aqui e usá-lo como um exemplo de auditoria social e como um guia passo a passo sempre que quiser verificar seus perfis de rede social.

Antes de Acabar

Então, como você pode ver, uma auditoria de rede social não é motivo de pânico. É um processo bastante simples e não exige muito do seu tempo ou dos seus recursos.

Vamos recapitular o que aprendemos com a seguinte lista de verificação de auditoria de rede social:

  • Escolha os canais e perfis sociais que serão usados na auditoria com base nos seus objetivos de marketing
  • Verifique se as informações contidas na conta são relevantes
  • Estude os dados do público
  • Analise o desempenho do conteúdo
  • Elabore um relatório e ajuste seu plano de marketing

Lembre-se - o objetivo de uma auditoria social é melhorar a sua presença online. Então, se você não se comprometer com isso, o dinheiro que você investe nas redes sociais será um desperdício.

Perguntas Frequentes (FAQ)

Ainda tem alguma dúvida sobre auditoria de rede social?? 

Não se preocupe. Nós respondemos.

Quanto custa uma auditoria de rede social?

Pode ser totalmente grátis desde que você já tenha acesso a todos os dados necessários. No entanto, se você possui diversos perfis e deseja auditar todos eles, é necessário investir em uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais. Por exemplo, uma assinatura do Sprout Social vai custar pelo menos $89 por mês

Quanto tempo leva uma auditoria de rede social?

Uma auditoria de rede social não levará mais do que 30 minutos, mas isso depende de quantos perfis você deseja verificar.

O que deve ser incluído em uma auditoria de rede social?

Você deve incluir informações de perfil, métricas de público-alvo, métricas de engajamento e alcance, métricas específicas do canal, bem como tráfego de indicação se estiver executando tais campanhas.

Como você pode escrever um relatório de rede social?

Você pode fazer isso no Documentos ou Planilhas do Google. Certifique-se de incluir seus dados e resultados atuais juntamente com as mudanças a serem feitas na sua estratégia de marketing de rede social.

 

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