Postagens otimizadas x Anúncios no Facebook: Diferenças & Exemplos

Postagens otimizadas x Anúncios no Facebook: Diferenças & Exemplos

Tentar ou não publicidade no Facebook — eis a questão. 

No mundo do marketing digital, onde o tráfego orgânico é rei, o valor da publicidade em mídia social e das publicações e anúncios no Facebook, em particular, parece estar despencando. Mas, na realidade, ambas as estratégias ainda são uma ótima maneira de dar à sua marca uma exposição extra, se você usá-las com moderação. 

Em nosso guia, compartilharemos os recursos específicos e as diferenças entre um anúncio do Facebook e uma postagem otimizada e orientaremos você nas etapas de promoção de postagens no Facebook.

Índice

Quais são as diferenças entre um anúncio e uma postagem otimizada?

Quais são os benefícios de impulsionar uma postagem?

Quais são os benefícios de executar um anúncio?

Como impulsionar uma postagem no Facebook?

Perguntas frequentes (FAQs)

Quais são as diferenças entre um anúncio e uma postagem otimizada?

Uma postagem otimizada e um anúncio no Facebook parecem duas coisas diferentes. Mas é muito difícil dizer a diferença, considerando que os dois têm a mesma aparência no feed do Facebook, com a tag patrocinada na parte superior e um link clicável:

Quais são as diferenças entre um anúncio e uma postagem otimizada?

Crédito: LSE

Então, como diferenciar um anúncio de uma postagem patrocinada?

Veja como o  Facebook define essas duas noções. 

Uma postagem otimizada é qualquer postagem orgânica criada para o cronograma de sua conta na qual você investe dinheiro para promover a um público específico.

Um anúncio do Facebook é uma estratégia de marketing do Facebook  que envolve uma mensagem paga criada por meio de um gerenciador de anúncios que uma empresa pode enviar para esta plataforma.

Portanto, a primeira e mais óbvia diferença é que os anúncios precisam de otimização por meio do Facebook Ads Manager, e as postagens otimizadas não. Mas existem algumas outras distinções abaixo da superfície. Aqui está um gráfico que representa o contraste entre uma postagem otimizada e um anúncio — você verá todo o processo de promoção de uma postagem mais tarde.

Dito isso, você deve tomar uma decisão bem informada entre investir em um anúncio no Facebook ou em uma postagem otimizada. É por isso que vamos dar uma olhada em ambas as estratégias separadamente 

Características de uma postagem impulsionada

Mesmo que um usuário comum do Facebook não consiga dizer se um conteúdo promovido é uma postagem otimizada, ele tem alguns recursos específicos:

  • usa conteúdo que já existe no seu perfil do Facebook 
  • tem suas próprias métricas para rastrear
  • inclui um botão de chamada à ação

Aqui está um exemplo de uma postagem otimizada do The Wall Street Journal. É um link simples para um artigo que uma fonte deseja promover, além de uma breve descrição do que o leitor encontrará:

Características de uma postagem impulsionada - imagem 1

Crédito: The Wall Street Journal

Se sua empresa estiver contratando, você também pode impulsionar uma postagem para atrair mais candidatos em potencial:

Características de uma postagem impulsionada - imagem 2

Crédito: Foxelli Group

Basicamente, as postagens impulsionadas são fáceis - você pode promover uma com alguns cliques sem ter que gastar centenas de dólares - uma postagem otimizada pode custar apenas US $ 1 por dia. 

Características de um anúncio

A história é um pouco diferente com os anúncios no Facebook. Como você já deve ter notado, eles são um pouco mais versáteis, mas também difíceis de criar. 

Aqui estão as principais características de um anúncio do Facebook:

  • mais promocional por natureza
  • pode ser adicionado a lugares diferentes
  • permite diferentes formatos de anúncio 

Na maioria das vezes, você verá anúncios do Facebook de lojas de comércio eletrônico na forma de um carrossel com um link individual para cada produto promovido:

Características de um anúncio - imagem 1

Crédito: Notebook Therapy

Anúncios de ofertas especiais também são muito frequentes no feed do Facebook:

Características de um anúncio - imagem 2

Crédito: The New Yorker

E, é claro, você não verá escassez de anúncios na coluna da direita:

Características de um anúncio - imagem 3

Como pode ter notado, você tem todas as oportunidades de ser criativo com os anúncios do Facebook. E, se estiver preocupado com a visibilidade do anúncio, pode sempre colocá-lo no lugar certo da página principal. 

Quais são os benefícios de impulsionar uma postagem?

Se você está interessado em dar uma chance a uma postagem otimizada, mas ainda não tem certeza sobre os resultados ou tem um orçamento limitado, aqui estão alguns benefícios de promover uma postagem que podem convencê-lo:

  • É fácil. Exibir um anúncio no Facebook requer um conhecimento profundo do Ad Manager. Mas as postagens otimizadas não são tão exigentes - o trabalho mais cansativo que você terá de fazer é escolher o conteúdo a ser promovido. 
  • Você tem a oportunidade de alcançar mais pessoas. Se você escolher a postagem que tem um bom desempenho em termos de engajamento, impulsioná-la dobrará as impressões e aumentará seu alcance. 
  • É possível promover sua postagem no Instagram. Dessa forma, você terá mais exposição e acesso a um público mais amplo.
  • Postagens otimizadas proporcionam um maior engajamento. Além das visualizações, leads e mensagens, o engajamento é o objetivo principal que você pode definir para uma postagem promovida. 
  • Mais pessoas certas vêem seu conteúdo. Você pode definir o público específico para a sua postagem patrocinada atingir, o que pode afetar positivamente as conversões mais tarde.  

Dito isso, as postagens promovidas ainda têm algumas desvantagens:

  • Você não pode transformar suas postagens em um carrossel, anúncio lateral ou aplicar qualquer outro formato a ele. 
  • O número de objetivos para uma postagem otimizada é limitado.
  • Não há opção de lance. 

Portanto, a escolha final dependerá de seus objetivos.  Se deseja obter mais conversões ou aumentar as vendas, uma postagem otimizada não é sua melhor aposta. 

Quais são as vantagens de exibir um anúncio?

Como já mencionamos, os anúncios do Facebook são muito mais versáteis em comparação com as postagens otimizadas. Existem várias vantagens das quais você pode se beneficiar:

  • Poderá definir mais objetivos. Ao criar um anúncio no Facebook, você tem uma seleção mais abrangente de metas para escolher - reconhecimento da marca, alcance, instalações de aplicativos, tráfego, geração de leads, mensagens, conversões, visualizações de vídeo de engajamento, vendas de catálogo e visitas à loja. 
  • Os anúncios do Facebook oferecem mais oportunidades de colocação. Você pode escolher entre o feed de notícias do Facebook Mobile ou Facebook Desktop, Instagram (incluindo stories), Messenger, artigos instantâneos e rede de público. 
  • É possível atingir públicos semelhantes. Essas são pessoas que podem estar interessadas em seu produto e compartilhar alguns dos dados demográficos e psicográficos de seu público-alvo. 
  • Você tem acesso a lances manuais detalhados. É possível especificar seu lance médio máximo e um lance máximo por taxa e escolher se deseja pagar por impressões, cliques, curtidas de página, etc.
  • Não faltam formatos de anúncios. Você pode escolher entre o conhecido carrossel, vídeo, stories, tela, artigos, ou optar por um formato de imagem mais simples. 

Anúncios no Facebook são, sem dúvida, uma opção mais flexível em comparação com postagens promovidas, mas ainda têm algumas desvantagens significativas que você deve levar em consideração:

  • Uma campanha publicitária no Facebook pode ser muito cara. 
  • Você pode ter dificuldade em entender as métricas envolvidas no rastreamento de anúncios do Facebook. 
  • É preciso ter um conhecimento profundo do seu público-alvo, seus dados demográficos, psicográficos, padrões de compra e comportamentos para veicular um anúncio de sucesso no Facebook. 
  • Existe o risco de anunciar em contas inativas ou falsas do Facebook.

Tudo se resume a uma conclusão: avalie os objetivos do anúncio e os recursos disponíveis para o seu negócio. Se você ainda não experimentou os anúncios do Facebook, comece devagar, impulsionando uma postagem e veja se o algoritmo do Facebook funcionará em seu benefício. 

Como impulsionar uma postagem do Facebook?

Então, você decidiu tentar uma postagem otimizada. Excelente ideia - promover uma postagem existente dará à sua marca exposição e engajamento extra. 

Dito isso, nem todas as postagens do Facebook podem ser otimizadas. Aqui estão os  tipos de postagens do Facebook que você não pode promover:

  • fotos de capa
  • fotos de perfil
  • rascunhos de postagens
  • notas e postagens contendo um link para uma nota
  • vídeos programados e ao vivo
  • álbuns
  • postagens compartilhadas (incluindo álbuns)
  • check-ins em um mapa e em qualquer lugar
  • atualização de status
  • um upload de arquivo
  • postagens relacionadas a eventos
  • playlists de vídeo
  • políticas de endossamento

O Facebook irá notificá-lo se a postagem não puder ser patrocinada com um botão dizendo Boost Indisponível:

Como impulsionar uma postagem do Facebook? - imagem 1

Outra questão que pode incomodá-lo é como escolher a postagem que vale a pena ser promovida?

A resposta é pós-engajamento. 

Sua tarefa é revisar as postagens anteriores em sua página de negócios do Facebook e procurar aquelas que coletaram mais impressões do que outras. para fazer isso, você precisa visitar a página do Facebook Insights e selecionar a guia Postagens:

Como impulsionar uma postagem do Facebook? - imagem 2

Em seguida, você verá a lista de postagens. Navegue e escolha aquelas que tiveram o melhor desempenho em tempos de engajamento e alcance:

Como impulsionar uma postagem do Facebook? - imagem 3

Além do envolvimento, você também deve considerar o tópico que a postagem cobre e se ele está de acordo com os interesses do seu público-alvo. Obviamente, a postagem deve entregar um valor único e ser altamente relevante. 

Agora, vamos pular para o processo de impulsionar uma postagem no Facebook. 

Passo #1: Vá para sua página do Facebook e escolha um postagem para impulsionar

A primeira coisa a fazer é navegar na sua página e encontrar a postagem certa. Você já sabe que, antes de impulsionar, deve verificar as métricas do post. 

Depois de escolher a melhor opção, clique no botão Boost Post abaixo dela:

Passo #1: Vá para sua página do Facebook e escolha um postagem para impulsionar

Passo #2: Defina a meta

Depois de clicar no botão para promover uma postagem, você irá pular para uma página com os objetivos da campanha. Sua primeira tarefa é definir a meta para sua postagem otimizada, ou ela será definida automaticamente - o algoritmo do Facebook escolherá a meta com base nas configurações de sua conta:

Passo #2: Defina a meta - imagem 1

Ao clicar no botão Alterar, você verá uma seleção completa de metas de marketing e os resultados que elas podem oferecer. Escolha aquele que se adapta ao seu público-alvo:

Passo #2: Defina a meta - imagem 2

Quando terminar, clique em Salvar e prossiga para a próxima etapa.. 

Etapa #3: Escolha um botão CTA 

Na página Boost Post, você verá a seleção de opções de botão CTA em um menu suspenso:

Etapa #3: Escolha um botão CTA  - imagem 1

O botão CTA será adicionado à sua postagem no feed  da sua página e quando aparecer como patrocinado no feed de notícias. Cuidado: você não pode removê-lo ou alterá-lo depois que a postagem estiver no ar.

Como escolher o botão certo?

Faça sua escolha com base em seu objetivo. Se você quiser receber mais mensagens, o botão Enviar Mensagem será mais apropriado. E, se o objetivo é obter mais cliques em links, deverá escolher um botão de acordo com a natureza do link. 

Observação: depois de selecionar o botão, o Facebook solicitará que você forneça um site ou página da web para a qual deseja direcionar o tráfego.

Etapa #3: Escolha um botão CTA  - imagem 2

Passo  #4: Defina seu público

Agora, é hora de escolher quem você deseja atingir. Se já possui um público pré definido para o qual pode promover sua postagem - pessoas que gostam de sua página, aqueles que gostam de sua página  e seus amigos e pessoas que você escolhe por meio de segmentação com os detalhes de público ( que é possível editar):

Passo  #4: Defina seu público - imagem 1

Como você deve ter notado na captura de tela acima, também poderá criar um público personalizado. Depois de clicar no botão Criar novo, uma janela será aberta contendo os detalhes demográficos que você deve adicionar:

Passo  #4: Defina seu público - imagem 2

Observação: quanto mais específico você for sobre seu público, mais restrito será o alcance de sua campanha. 

Passo #5: Defina a duração e o orçamento

Em seguida, é hora de escolher a duração da campanha. O Facebook define automaticamente sete dias, mas você pode fazer sua campanha durar mais:

Passo #5: Defina a duração e o orçamento

Obviamente, quanto maior for o seu orçamento, mais pessoas sua postagem alcançará. Você também pode escolher uma moeda que seja mais conveniente para você.

Passo #6: Escolha um método de pagamento e colocação

Você tem controle sobre as opções de posicionamento de sua postagem otimizada. Para postagens patrocinadas, existem apenas dois canais - Facebook e Instagram: 

Passo #6: Escolha um método de pagamento e colocação - imagem 1

Também é possível ativar o Facebook Pixel. É uma ferramenta de análise que fornece métricas de anúncios para ajudá-lo a entender melhor as ações que os visitantes realizam em seu site. Em outras palavras, essas métricas mostram se você está direcionando as pessoas certas. 

A etapa final é escolher um método de pagamento:

Passo #6: Escolha um método de pagamento e colocação - imagem 2

Você precisa editar o local e a moeda, as informações fiscais e comerciais e sua forma de pagamento, caso ainda não tenha feito isso.

Quando terminar de preencher todos os detalhes, clique no botão Boost Post Now abaixo. O Facebook mostrará a visualização da postagem e, se tudo lá atender às suas necessidades, você deve clicar no botão Boost Post Now novamente e sua postagem estará pronta e funcionando. 

Ao editar os detalhes da campanha, você também pode notar esses detalhes no lado direito da tela:

Passo #6: Escolha um método de pagamento e colocação - imagem 3

Estes são os resultados estimados que você deve obter de suas postagens otimizadas no Facebook com base na linha do tempo e no orçamento. Esses dados serão alterados se você fizer ajustes em seu orçamento total e na duração da campanha. 

Agora é com você

Impulsionar uma postagem no Facebook fará o seu dinheiro valer a pena?

Teoricamente, sim. Afinal, é uma excelente oportunidade para obter alguma exposição extra e aumentar o conhecimento da marca por um preço relativamente baixo. Se você não tem certeza, pode começar com US $ 7 para ver se impulsionar uma postagem traz pelo menos algum engajamento. 

No entanto, você não pode continuar impulsionando suas postagens se seu conteúdo for de baixa qualidade e sua presença for inconsistente. É por isso que deve primeiro otimizar sua programação de postagem primeiro - isso garantirá uma boa atividade em sua conta e fornecerá um engajamento consistente.

Postoplan é uma ótima solução para todas as empresas que procuram uma ferramenta para criar um plano de conteúdo abrangente. Ele fará  upload de postagens no Facebook automaticamentee até mesmo oferecerá ideias de conteúdo exclusivas para todos os dias. 

Perguntas frequentes (FAQs)

Ainda tem algumas perguntas  que o fazem duvidar da eficiência das postagens otimizadas e dos anúncios no Facebook? Aqui estão algumas respostas que lhe darão um pouco de paz de espírito. 

É melhor impulsionar uma postagem ou criar um anúncio?

É melhor combinar as duas estratégias. Postagens otimizadas fornecem engajamento e alcance extra, enquanto os anúncios podem ajudá-lo a transformar sua crescente presença em resultados reais. Mas, se você estiver com um orçamento apertado, as postagens otimizadas são uma opção melhor e mais barata.

Quanto custa para otimizar uma postagem?

Impulsionar uma postagem custa US $ 1 por dia. Suas despesas finais dependerão da duração de sua campanha.

Como o tamanho do público afeta o impulso?

Não existe um tamanho que sirva para todos quando se trata de selecionar o público para postagens otimizadas. Porém, maior nem sempre é melhor. Torne seu público mais específico para que sua postagem alcance as pessoas certas. 

Você pode impulsionar uma postagem para um local específico?

Sim, você pode. Basta escolher os locais necessários ao otimizar o público para sua postagem otimizada.

A postagem otimizada vai direta para o topo do feed de notícias?

Não. Ela aparecerá no feed de notícias do Facebook e no feed do Instagram se você escolher uma opção de posicionamento.

Vale a pena impulsionar uma postagem?

Sim, se sua meta é melhorar o conhecimento da marca, obter visitas ao site, leads, mensagens, chamadas, etc. Além disso, é barato - apenas US $ 1 por dia.

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