Qual é o Melhor Horário para Postar no Facebook em 2021

Qual é o Melhor Horário para Postar no Facebook em 2021

Ah, Facebook, a plataforma que gerou tantas polêmicas. 

Ame ou odeie, o  Facebook deve fazer parte de sua estratégia de mídia social, pois esta é sua chance de alcançar um público de bilhões de pessoas. Ou seja, se você souber  a hora certa de fazer o upload da sua postagem.  

Seu sucesso de marketing no Facebook depende muito de como você agenda o conteúdo de mídia social, o que exige que você saiba o dia e a hora exatos em  que seu público está mais ativo.

Onde você pode encontrar essas informações? 

Coletamos dados de vários recursos para responder a essa pergunta e ajudá-lo a encontrar o melhor momento para postar no Facebook. 

Índice

Existe um melhor momento para postar no Facebook?

Melhor hora para postar no Facebook por dia

Melhor momento para postar no Facebook por setor

Como encontrar o melhor momento para postar no Facebook: processo passo a passo

Perguntas frequentes (FAQs)

Existe um melhor momento para postar no Facebook?

A melhor hora de postar no Facebook é às  9 h. Os melhores dias para fazer upload de suas postagens no Facebook são terça-feira e quarta-feira. 

Estes são os dados generalizados provenientes de vários estudos. Vamos dar uma olhada rápida neles.

  • HubSpot. O gigante do marketing digital diz que a melhor hora para postar no Facebook é às  9 h, pois é quando a maioria das pessoas começa a trabalhar. Você também pode fazer upload para o Facebook às 11 h e 12 h - hora do intervalo para almoço. Além disso, opte pelo fim de semana para fazer suas postagens - quintas, sextas e sábados são os melhores dias para estar ativo no Facebook. 
  • Sprout Social. O Sprout Social é unânime com o HubSpot, afirmando que os melhores horários de postagem são das 9 h às 13 h. Mas, ao contrário do HubSpot, Sprout Social diz que sábado é o pior dia para postar no Facebook, preferindo terça, quarta e sexta-feira. 
  • CoSchedule. 9 h também é o melhor momento para postar no Facebook, de acordo com CoSchedule. Não há dados específicos sobre os melhores dias para as postagens, mas o CoSchedule incentiva fazer todos os uploads relacionados a notícias pela manhã. 
  • Buffer. Os dados do Buffer são diferentes do HubSpot. Eles relatam que a melhor hora do dia para postar no Facebook é entre 13 h e 15 h durante a semana. Observou-se que as postagens enviadas às quintas e sextas proporcionam um engajamento 18 % maior. 

Portanto, são três estudos contra um que confirmam que 9 h é o horário mais adequado para postagens no Facebook. Além disso, priorize os dias da semana para todas as suas atividades no Facebook —a maioria dos estudos mencionados acima aconselha os profissionais de marketing a evitar postar no sábado e domingo.. 

Quem pode se beneficiar com esses dados?

Obviamente, se você está apenas começando no Facebook e ainda não tem nenhum seguidor, pode usar os dados desses estudos como ponto de partida. 

Para todos os novatos em mídia social, o Facebook é uma ótima opção para iniciar sua jornada de marketing em mídia social. Continua a ser a plataforma de mídia social mais usada, por isso tem todo o potencial para você aumentar seu público.

No entanto, não confie nesses dados por muito tempo. Assim que seu perfil do Facebook conseguir usuários mais ativos, conte com a Page Insights para determinar o melhor momento para postar no Facebook. 

Vale ressaltar também que todos os dados coletados pelas fontes citadas foram registrados de acordo com o U.S. Central Time. Isso significa que se você postar às 9 h ou antes, ainda poderá alcançar um público global. Mas se decidir postar mais tarde, suas postagens podem não receber a mesma atenção.

Resumindo—concentre-se no seu público. Dados generalizados de estudos são valiosos, mas não atendem às necessidades de todos. Portanto, priorize a atividade do seu público ao escolher o melhor momento para postar no Facebook. 

Melhor hora para postar no Facebook 

Como você já sabe, o Facebook tem um público bastante ativo. Portanto, todos os dias da semana podem potencialmente trazer às suas postagens, pelo menos, algum engajamento.

Mas existe um horário específico a cada dia que traz um engajamento consistente? 

Vamos investigar os estudos da Sprout Social e Hootsuite para responder a essa pergunta.

1. Segunda-feira

De acordo com os dados do Sprout Social, a melhor hora para postar no Facebook nas segundas é das 9 h às 11 h. No entanto, a atividade começa às 6 h e permanece alta até quase às 20 h. 

Da mesma forma, a  Hootsuite diz que o horário ideal para uma postagem é das 8 h às 12 h. Então, a atividade começa a diminuir gradativamente. 

Certifique-se de evitar o intervalo de tempo entre 21 h e 1 h da manã. Então, às 2 h da manhã, com base nos dados do Sprout Social, a atividade começa a aumentar, provavelmente porque o público do Facebook vem de fusos horários diferentes. 

2. Terça-feira

Os dados sobre a atividade do público às terças-feiras não diferem muito das segundas-feiras. O Sprout Social relata o pico de atividade às 9 h.No entanto, às terças-feiras, ele dura mais  - até 13 h, em média. 

A partir das 14 h, a atividade do Facebook é média e diminui gradualmente, mas ainda permanece bastante sólida até as 21 h. A pior hora para fazer postagens no Facebook na terça-feira é entre 23 h e 2 h da manhã e cai novamente às 6 h da manhã.

3. Quarta-feira

Como você deve se lembrar da seção anterior, quarta-feira é um dos dias mais ativos. Os dados do Social Sprout dizem que o melhor horário para postar no Facebook na quarta-feira começa por volta das 7 h, atinge seu pico às 9 h e permanece alto até as 17 h. Os dados da Hootsuite refletem a mesma tendência. 

Às 18h, a atividade começa a cair, mas permanece relativamente alta até as 21 h. E, como antes, a pior hora do dia para postar é entre 22h00 e 2 da manhã e às 5 da manhã. 

Portanto, se você tem notícias importantes, escolha quarta-feira para compartilhar sua mensagem com os seguidores. Os horários de pico duram cinco horas, então você definitivamente terá tempo suficiente para atingir seu público-alvo. 

4. Quinta-feira

Embora algumas fontes que mencionamos tenham afirmado que quinta-feira é o dia perfeito para postar no Facebook, isso não é totalmente verdade. 

De acordo com o Sprout Social, o público do Facebook é mais ativo às 11 h nas quintas-feiras. Antes disso, a atividade aumenta gradualmente a partir das 8 h, mas ainda permanece relativamente baixa. A situação é a mesma entre as 12h00  e 16h00  - você ainda tem uma grande chance de envolver um número razoável de pessoas com sua postagem, mas muito menos do que na terça ou na quarta-feira. 

A pior atividade às quintas-feiras é à 1h. Depois, aumenta um pouco e permanece relativamente alta até as 4 h e cai novamente às 5 h.

5. Sexta-feira

Sexta-feira é um dia agitado, embora sinalize o fim de semana. Sprout Social relata o aumento da atividade no Facebook para os mesmos níveis de terça-feira e quarta-feira.

Alegadamente, o público do Facebook já está bastante ativo às 7 h da sexta-feira, com a atividade atingindo seu pico entre 9 h e 13 h. Em seguida, começa a cair e atinge sua mínima às 21 h.

Não é uma boa ideia postar algo entre 22 h e 1 h às sextas-feiras. Mesmo se você tiver notícias urgentes para compartilhar, considere adiar para segunda-feira.

Em geral, sexta-feira é um ótimo dia para postagens mais relaxadas. Sexta-feira também é o melhor dia para postar vídeos no Facebook. É a sua oportunidade de envolver seu público com algumas peças informativas e leituras leves para deixar seus seguidores desabafarem depois de uma semana de trabalho difícil. 

6. Sábado

Não é uma boa ideia incluir os sábados em sua programação de postagens no Facebook. Os sábados são muito lentos e a atividade do público no Facebook reflete isso.

Com base nos dados do Sprout Social, o único horário em que você pode postar no Facebook é entre 8 h e 10 h, mas mesmo assim, suas chances de alcançar seu público-alvo são baixas.

O pior horário para postar no sábado é entre as 14h00 e 5 h, embora o Sprout Social indique um ligeiro aumento de atividade às 15 h. É por isso que deve evitar os sábados,a menos que tenha uma notícia urgente que não possa adiar.

7. Domingo

Você pode pensar que os domingos também são proibidos quando se trata de postar no Facebook, mas não é totalmente assim. 

O Sprout Social relata alguns pontos ativos, especialmente entre 7 h e 13 h, com pico às 9 h e 10 h. Então, a atividade cai e permanece muito baixa a partir das 14 h até as 6 h.

Então, qual é o resultado final?

Os melhores dias para postar no Facebook são terças, quartas e sextas-feiras. Segunda-feira também é uma opção sólida, embora a atividade geral seja menor.

Os piores dias para fazer upload de suas postagens são quintas, sábados e domingos. Você ainda pode alcançar um número suficiente de pessoas às quintas-feiras, mas tente não agendar nenhuma postagem durante o fim de semana.

Melhor momento para postar no Facebook por setor

O dia da semana não é o único fator em jogo se você quiser descobrir a melhor hora para postar no Facebook. As taxas de engajamento dentro de cada setor também são importantes para o gerenciamento de mídia social.

Então, vamos explorar a melhor hora para postar no Facebook por setor.  Usaremos pesquisas do  Sprout Social e CoSchedule para apoiar nossos pontos com alguns fatos. 

1. Bens de consumo

Melhor horário – 9 h-10 h; 12 h-1 h; 5 h-6 h.

Melhor dia – Segunda a sexta

Pior dia – Sábado e domingo

A indústria  B2C depende muito das redes sociais e o Facebook não é uma exceção. As plataformas de mídia social são uma forma de as empresas B2C atraírem compradores em potencial e estimularem os clientes existentes. É por isso que é muito importante para eles fazerem upload de conteúdo no Facebook. 

De acordo com o CoSchedule, o melhor momento para a indústria de bens de consumo postar no Facebook é entre 9 e 10 h da manhã, embora você também possa chamar a atenção dos consumidores no final do dia. Felizmente, você pode escolher qualquer dia da semana para compartilhar atualizações com seus consumidores, mas, naturalmente, fins de semana são proibidos. 

2. Mídia

Melhor hora – 6-9 h.

Melhor dia – Terça, quarta e sexta

Pior dia – Sábado

As empresas de mídia e agências não podem descartar as mudanças na atividade do Facebook ao longo do dia. Caso contrário, eles correm o risco de perder o engajamento mesmo em torno dos stories mais virais. 

De acordo com o Sprout Social, a melhor hora para as empresas de mídia fazerem postagens de sucesso no Facebook é entre 6 e 9 h da manhã. O motivo é simples - a maioria das pessoas acorda e verifica seus feeds de notícias nesse momento.

O CoSchedule tem dados semelhantes, apontando 7 e 11 h da manhã como o melhor horário para compartilhar postagens no Facebook. Além disso, a fonte sugere que as empresas de mídia carreguem seu conteúdo do Facebook por volta das 18h00. Já que o é momento em que as pessoas voltam para casa e são mais propensas a verificar suas contas sociais.  

3. Educação

Melhor horário – entre 8h e 10 h.

Melhor dia – Terças e quartas

Pior dia – Sábados e domingos

Os estabelecimentos de ensino podem postar no Facebook durante todo o dia até a noite. De acordo com o Sprout Social, escolas, faculdades e universidades podem fazer upload para o Facebook a qualquer hora, mas de preferência pela manhã - por volta das 9 h ou 10 h.

Os relatórios do CoShedule são os mesmos - o melhor momento para postar no Facebook para instituições de ensino superior é às 8 h, 12 h e 15 h. Portanto, se você tiver várias postagens, poderá dispersá-las uniformemente para que as atualizações sejam feitas de maneira consistente. 

4. Organizações sem fins lucrativos

Melhor horário –entre 10 h e  5 h.

Melhor dia – Quarta-feira

Pior dia – Sábado

As organizações sem fins lucrativos dependem muito de plataformas de mídia social, que podem ser bastante úteis para aumentar a conscientização, promover causas sociais e incentivar doações. Naturalmente, se uma organização sem fins lucrativos programar uma postagem no momento certo, ela obterá alto engajamento e, consequentemente, mais atenção. 

De acordo com o Sprout Social, as organizações sem fins lucrativos podem postar no Facebook ao longo do dia, das 10 h da manhã às 17 h. Dessa forma, eles podem atingir um público mais diversificado. 

Quanto ao melhor dia para postar, quarta-feira é a melhor escolha de acordo com a pesquisa do Sprout Social. Dito isso, é melhor evitar postar nos fins de semana, quando a atividade é baixa.

5. Tecnologia

Melhor horário –entre 3 h e 4 h.

Melhor dia – Terça e quinta

Pior dia – Sábado e domingo

Os gigantes da tecnologia pertencem à indústria B2B, que se beneficia em grande parte das mídias sociais e do Facebook, em particular. A mídia social ajuda as empresas de tecnologia a informar os consumidores sobre os próximos produtos, e é por isso que eles precisam saber quando agendar uma postagem. 

De acordo com o Sprout Social, o melhor momento para uma empresa de tecnologia enviar um post no Facebook é na terça e quinta-feira, entre 15 h e 16 h. Provavelmente, este é o momento em que a maioria dos consumidores faz suas pesquisas sobre as tecnologias mais recentes. 

O CoSchedule concorda com os dados do Sprout Social, dizendo que o melhor momento para empresas de software postarem no Facebook é entre 15 h e 17 h. A fonte também adiciona 9 h como uma opção, já que muitas pessoas verificam seu feed antes de iniciar seu dia de trabalho.

6. Saúde

Melhor horário –até 11 h.

Melhor dia – Segunda e sexta

Pior dia – Domingo

2020 provou como é importante para o setor de saúde estar presente online. Desde o início da pandemia, muitas pessoas expressaram a necessidade de novas atualizações de saúde, e a maneira mais fácil de obtê-las é por meio da mídia social. 

Sprout Social relata que o melhor horário para as instituições de saúde postarem no Facebook é às 11 h. O estudo da CoSchedule sugere que toda a manhã comece a partir das 6 h como um horário apropriado para atividades no Facebook.

Quanto ao dia da semana, Sprout Social sugere terça-feira como a melhor opção, mas destaca que as instituições de saúde não precisam escolher um dia específico e podem postar no Facebook durante a semana.

7. Finanças

Melhor horário – 9 h às 13 h

Melhor dia – Quarta-feira

Pior dia – Sábado

O Facebook, junto com o LinkedIn, é a melhor plataforma de mídia social para o setor financeiro. Com o público diversificado e internacional do Facebook, é fácil alcançar e manter contato com todos os clientes em todo o mundo. 

De acordo com o Sprout Social, existem várias oportunidades para o setor financeiro envolver o maior número possível de usuários do Facebook. O melhor dia é a quarta-feira entre 9 h e 13 h. Você também pode escolher segunda-feira às 17 h e sexta-feira às 11 h para interagir com seu público. 

Como de costume, tente não agendar nenhuma postagem durante os finais de semana, a menos que precise compartilhar algo urgente. 

Como encontrar o melhor momento para postar no Facebook: processo passo a passo

Os dados que abordamos na seção anterior são confiáveis e podem ser úteis se você não tiver um grande público e, consequentemente, nenhuma atividade. 

No entanto, quando você começar a obter mais seguidores, terá acesso ao Facebook Page Insights,que será sua principal ferramenta para rastrear e encontrar o melhor momento para fazer uma postagem no Facebook.  

Não se preocupe, é moleza. Aqui está o que você precisa fazer. 

Etapa #1: Selecione Insights em sua página de negócios do Facebook 

O algoritmo do Facebook coleta todos os dados de mídia social e os estrutura na página Insights. Então, primeiro, você precisa ir para sua conta do Facebook Business e encontrar  Insights no menu Gerenciar página à esquerda:

Etapa #1: Selecione Insights em sua página de negócios do Facebook 

Ao clicar em Insights, você verá muitos dados, o que pode confundi-lo no início - likes, alcance, visualizações, pessoas, dados demográficos, etc. Você encontrará ferramentas de análise como Business Suite e Creator Studio. Todas essas informações podem ser muito úteis para trazer um melhor engajamento para sua página do Facebook. 

Etapa #2: Escolha a guia de postagens

Quando você vai para o Insights, selecione Postagens no menu à esquerda, verá a página com todas as suas postagens e o gráfico de atividade do público:

Etapa #2: Escolha a guia de postagens

Este gráfico é o que precisamos para determinar o melhor momento para postar no Facebook. Mas você também pode rastrear a atividade em suas postagens, o que pode ser útil ao criar um plano de conteúdo. 

Etapa #3: Analise o gráfico de atividade do público

No gráfico, você verá os picos e quedas na atividade. Você pode usá-lo para rastrear quantos de seus seguidores estão ativos a cada hora do dia. No gráfico abaixo, o pico é no início da manhã, mas a atividade começa a crescer a partir das 2 h.:

Etapa #3: Analise o gráfico de atividade do público - imagem 1

Então, você pode ver uma queda significativa e um aumento após as 21 h. Esse comportamento é possível se a maioria dos seguidores vier de um fuso horário diferente em que a empresa está localizada.

Se quiser analisar a atividade do dia a dia, você pode clicar em cada um dos quadrados azuis acima do gráfico e como a atividade diária muda em comparação com os números médios abaixo:

Etapa #3: Analise o gráfico de atividade do público - imagem 2

No gráfico abaixo, poderá notar que, na segunda-feira, há dois picos de atividade (3 h e 7 h) em comparação com apenas um pico mostrado na atividade média. 

É isso! O Facebook coleta todos esses dados para você automaticamente. Tudo o que precisa fazer é verificar com ele de vez em quando para ajustar sua programação, se necessário.

Agora é com você

Pode parecer que encontrar o melhor momento para postar no Facebook é complicado e desafiador. Mas, como você pode ver, é muito fácil - tudo o que precisa fazer é acompanhar o Facebook Insights e rastrear a atividade do seu público. 

Mas, como alguns dos estudos recomendam, leve em consideração também a atividade  post-by-post. Afinal, o Facebook insights mostra apenas a atividade média por semana, e você precisa de dados mais específicos para criar uma programação de postagem eficiente. 

Se acha difícil acompanhar a atividade de seu público no Facebook, pode contar com o  Postoplan. Oferecemos todas as ferramentas de agendamento para qualquer pessoa que queira aumentar o nível de seu jogo de marketing do Facebook. 

O que você pode fazer com Postoplan?

Nossa ferramenta permite que você conecte contas do Facebook  e poste automaticamente no momento que for melhor para o seu público. Você também terá acesso a um editor de conteúdo e toneladas de novas ideias de conteúdo para todos os dias.

Cadastre-se hoje e aproveite um melhor alcance orgânico e engajamento no Facebook.

Perguntas frequentes (FAQs)

Ainda tem algumas perguntas? Aqui estão as respostas que você pode achar úteis. 

Qual é a melhor hora para postar no Facebook para exposição máxima?

De acordo com pesquisas, quarta-feira é o melhor dia para postar no Facebook. Quanto ao horário, tente agendar suas postagens entre 9 h e 12 h. 

Quando é o pior momento para postar no Facebook?

Algumas fontes (Sprout Social e Buffer) dizem que a pior hora para fazer upload de posts no Facebook é entre 21h00 e 2 da manhã. Os piores dias são sábado e domingo.

Qual é a melhor hora para postar no domingo?

Domingo não é o melhor dia para postar no Facebook. Mas se for absolutamente necessário, faça sua postagem entre 8 h e 11 h da manhã ( com base nos dados da Sprout Social). 

Qual é a melhor época para postar no Facebook em 2021?

Em média, a melhor hora para enviar sua postagem ainda é entre 9 h e 12 h (de acordo com Sprout Social). No entanto, priorize os dados fornecidos pelo Facebook Insights, já que cada empresa tem como alvo um público diferente.

Qual é a melhor hora para postar no Facebook para curtidas?

Postagens entre 13 h e 16 h nos dias de semana, incluindo quartas, quintas e sextas-feiras, têm se mostrado mais curtidas e engajadas em geral. 

É melhor postar no Facebook na quinta ou na sexta?

De acordo com a maioria das fontes, sexta-feira é a melhor opção para postagens no Facebook com base na atividade do público. A melhor hor para postar na sexta-feira é por volta do meio-dia e entre 9 h e 11 h às quintas-feiras.

A Lista Definitiva sobre Métricas para Redes sociais (e Modelo de Relatório)

Procurando as melhores métricas para redes sociais para incluir em seus relatórios sobre o tema? Aqui está a lista definitiva sobre métricas, junto com um modelo gratuito para baixar.

25 Melhores Ferramentas de Gestão de Redes Sociais para PMEs [Lista para 2021]

Criamos uma lista de 25 ferramentas de gestão de redes sociais para diferentes tamanhos de empresas, orçamentos, e mais. Encontre a ferramenta que é a melhor para você na nossa lista para 2021

Como Conduzir uma Auditoria em Redes Sociais em 30' (com Template Grátis)

Você tem conduzido auditorias regulares sobre o desempenho das suas redes sociais? Se não for o caso, este guia foi feito para você. Aprenda como conduzir uma auditoria em redes sociais em 30'.
Como Conduzir uma Auditoria em Redes Sociais em 30' (com Template Grátis)