As melhores ferramentas analíticas e rastreio das redes sociais para empresas

As melhores ferramentas analíticas e rastreio das redes sociais para empresas

A escolha de ferramentas analíticas dos meios de comunicação social para  os seus negócios e de marketing é uma maratona de obstáculos na Baía de Guantánamo. Milhares de programas, serviços, plugins que utilizam diferentes tecnologias, abordagens, lógica - e tudo isto precisa ser combinado de acordo com as necessidades do seu negócio, sem gastar tempo e dinheiro extra. 

Lembre-se que uma análise eficaz é construída sobre dados completos, e o seu indicador rastreado está relacionado tanto com as necessidades do negócio como com a área de responsabilidade da empresa. Este artigo será útil para aqueles que estão começando a automatizar os processos de marketing e querem minimizar o tempo gasto.

Sumário:

Definindo os dados das redes sociais

Os dados das redes (ou dados sociais, em resumo) são informações sobre a atividade dos indivíduos nas redes sociais — por exemplo, as suas perspectivas e clientes. Os dados dos meios de comunicação social permitem que você acompanhe a forma como as pessoas interagem com o seu conteúdo ou canais de comunicação social. Estes são números, porcentagens e estatísticas, através dos quais pode concluir a eficácia da sua estratégia de meios de comunicação social.

Os meios de comunicação social são melhor vistos como uma fonte de dados brutos que inclui ( mas não se limita a) as seguintes métricas:

  • Promoções.
  • Likes.
  • Conversões.
  • Comentários.
  • Menções.
  • Impressões.

E o mais importante, cliques — cliques nos metadados é fundamental para compreender aquilo em que os potenciais clientes estão interessados.

O que é o rastreio das redes sociais

O acompanhamento dos meios de comunicação social é parte integrante da análise dos meios de comunicação social.

O rastreio dos meios de comunicação social é o rastreio de indicadores por intermédio de uma campanha publicitária. É utilizado tanto para ter uma ideia da qualidade e comportamento do público alvo como para melhorar a eficiência da atribuição de orçamento entre canais publicitários

Por exemplo, há uma campanha publicitária para uma pizzaria. Vários canais são usados para compras programáticas - banners, publicidade em mídias sociais, redes, publicidade em dispositivos móveis, e pelo aplicativo móvel da pizzaria.

O produto da campanha publicitária é a ação “Pizza em 30 minutos ou de graça!”

Os objetivos são aumentar as chamadas e verificar o total. Com a ajuda do rastreio publicitário, é possível verificar quais são os canais mais rentáveis, qual foi o mais popular, a verificação média para qual canal é superior, e muitos outros indicadores importantes. 

Porque a análise das redes sociais é vital para o negócio

Antes de mergulharmos no tema, vamos analisar mais de perto a razão pela qual a análise das redes sociais é importante para os negócios..

Eficiência de rastreio

Você pode acompanhar a eficácia e a velocidade da equipe de marketing. Os dados obtidos lhe permitem saber se estão avançando na direção certa.

Uma boa ferramenta de análise das mídias sociais vão lhe permitir medir os KPIs para a gestão da comunidade, tais como os tempos de resposta e o sentimento da audiência.

A gestão dos meios de comunicação social não é uma tarefa fácil. Um passo em falso pode levar a uma queda de desempenho, o que significa um desastre.

Micro gestão está no passado. Com a ajuda de soluções analíticas, as equipes de marketing podem elaborar relatórios corretamente, e as OCM podem ver dados essenciais sobre lucros e perdas, determinando as tendências de desenvolvimento.

Medição de KPI

Os indicadores KPI são selecionados individualmente para cada projeto. Aqui listamos apenas os mais populares:

  • Tráfego.
  • Conversão para compras.
  • Visibilidade na procura (posição).
  • Taxa de rejeição.
  • Custo médio; o número de compras por cliente.
  • Pontos de saída dos visitantes (cestos, formulários de registro, etc.)
  • CPC, CPO.
  • ROI.

Atualmente, o KPI está se tornando um método muito importante, e mais ainda, um método eficaz de monitorização da eficácia de uma campanha publicitária, e as tarefas do sistema devem concentrar-se na estratégia empresarial global. A utilização de KPIs em relatórios leva a interação do cliente a um novo nível e ajuda a avaliar a contribuição de cada especialista para o processo global.

A prática de utilização de KPIs no campo do marketing na Internet também mostra:

  • É inútil estimar as conversões sem considerar o lucro.
  • É inútil perseguir posições e tráfego sem ter em conta as conversões.
  • Todos os indicadores devem ser mensuráveis.
  • Os indicadores devem ser monitorados numa base contínua.
  • Os indicadores ajudam a avaliar a eficácia do trabalho de um especialista.

Ao analisar os dados, você compreenderá o que é bem sucedido na estratégia escolhida e o que não é. Será capaz de fazer quaisquer ajustamentos efetivos.

Visões claras também permitem às OCM ou a qualquer pessoa da organização ver rápida e facilmente as métricas mais importantes e medir o desempenho de marketing também rápido e facilmente, para que todos estejam atualizados.

Como você pode utilizar a análise das mídias sociais para negócios

Análise de audiência

Conhecer o público-alvo da sua empresa vai ajudar você a criar uma estratégia de marketing eficaz para um bom serviço ao cliente.

Ao contrário do que acontecia no passado, quando os dados do público estavam dispersos em plataformas separadas na Internet, existem ferramentas analíticas alimentadas por tecnologias de inteligência artificial. Elas permitem analisar o comportamento do cliente com alguns cliques.

Como resultado, é possível ver rapidamente quem é o seu público-alvo, o cliente ideal, e garantir que a sua estratégia de marketing mais ampla está alinhada com as características, interesses, e comportamento dos compradores.

Análise de audiência

Lembre-se, quanto mais personalizado for o seu anúncio, mais baixo será o custo. Conhecer o seu público é a chave para mostrar os seus anúncios com mais frequência e baixar o seu custo por clique.

Análise de desempenho

A determinação do seu desempenho vai ajudar a compreender os momentos em que a sua estratégia funciona e justifica o investimento e onde este precisa ser alterado. 

Isto pode dever-se à pandemia, mas segundo dados da Socialbakers, os gastos digitais no Facebook e Instagram aumentaram 56,2 % YoY em 2020.

Análise de desempenho

Os indicadores-chave de desempenho permitem rastrear:

  • A qualidade da interação o ajuda a compreender se seu público é atraído pelo conteúdo que você publica
  • Você poderá saber quanto da sua comunidade está respondendo aos conteúdos que publica.
  • Com base nos dados recebidos, poderá aumentar o número de cliques nas suas postagens.
  • A taxa de crescimento do número de seguidores também vai permitir avaliar a qualidade do trabalho da equipe

Análise competitiva

Um contexto competitivo permite compreender as suas métricas de desempenho. Isto requer uma análise competitiva.

Uma forma de medir o desempenho do seu negócio e compreender que mudanças precisam ser feitas é através de avaliação comparativa.

Ao comparar as suas métricas de desempenho do seu negócio nas mídias sociais com os seus concorrentes, pode ter uma noção do sucesso do seu desempenho e do ROI sobre o mercado como um todo. 

As comparações podem ser feitas com uma ou várias empresas. Ao mesmo tempo, a análise competitiva deve ser realizada regularmente. Isto permite compreender sua estratégia e, em última análise, ganhar.

Lembre-se, se você não estiver fazendo análise competitiva, então talvez seus concorrentes estejam fazendo

Análise dos meios de comunicação social pagos

De acordo com dados de Socialbakers e Gartner, tornou-se claro que as despesas em tecnologias digitais em 2020 aumentaram em 60%. 

Muito dinheiro é gasto em promoção. Portanto, saber que conteúdo funciona para cada real gasto é benéfico.

Algumas empresas utilizam ferramentas alimentadas por IA que prevêem com precisão o conteúdo que deve ser curado para obter os melhores resultados - e os primeiros a adotar vêm grandes resultados.

Estes indicadores irão refletir perfeitamente a eficácia dos seus investimentos:

  • Número de anúncios.
  • Gastos totais.
  • Cliques.
  • Taxa de cliques.
  • Custo por clique.
  • Custo por engajamento.
  • Custo por ação.
  • Custo por compra.
  • ROI da campanha.

Será igualmente eficaz comparar as suas despesas com as dos seus concorrentes. Você vai compreender se o seu orçamento é suficiente ou se encontrará pontos na sua estratégia de publicidade para otimização. Simultaneamente, o monitoramento deve ser realizado regular e frequentemente - relatórios mensais não serão suficientes.

Análise dos meios de comunicação social pagos

Isto irá ajudar a identificar tendências importantes - por exemplo, está pagando em excesso por cliques - e depois ajustar o seu orçamento em conformidade.

Análise de influências

Colaborar com os influenciadores é sempre dispendioso. Por conseguinte, é necessário certificar-se de que está gastando o seu orçamento corretamente. Para fazer isso, é necessário seguir indicadores-chave de desempenho. Isso vai ajudar você a tirar o máximo proveito do poder dos influenciadores. 

Análise de influências

O desempenho dos influenciadores também pode ser analisado. Preste atenção às seguintes métricas-chave:

  • Interações por 1.000 inscritos pode ajudar a descobrir se estão recebendo atenção de forma eficaz
  • A dimensão da audiência abrangida.
  • O número de mensagens para ver o quão ativos estão.
  • Marcas com que o influenciador já trabalhou no passado.

Análise do sentimento dos seus perfis e campanhas publicitárias

A medição do sentimento também precisa ser levada em consideração. Isto pode levar a uma percepção negativa da marca por parte do cliente.

Por isso é tão importante acompanhar os altos e baixos do sentimento - especialmente com uma ferramenta de análise social alimentada por IA.

A análise ajudará a apoiar o crescimento  da base de fãs, níveis de envolvimento e de compromisso, e conversões. Você também será capaz de tomar as decisões certas na criação de conteúdos e no desenvolvimento de estratégias de conteúdos.

A análise de sentimentos é fundamental quando se precisa avaliar a eficácia de várias campanhas publicitárias ao mesmo tempo.

Lembre-se, tudo começa com seu público, e a análise dos sentimentos é a mais fundamental análise dos meios de comunicação social que você pode fazer. Se o cliente tiver uma imagem negativa da sua marca, é difícil mudá-la.

Melhor ferramenta para acompanhar as suas principais percepções de desempenho

Se precisar de uma ferramenta de análise das mídias sociais para negócios, consulte o  Postoplan. É uma plataforma inteligente e automatizada de mídia social e mensagens de marketing que lhe permite criar, agendar e promover conteúdos.

Com Postoplan, você pode economizar até 90 % no marketing dos meios de comunicação social e impulsionar até 40 % de crescimento de clientes através de um maior alcance.

Vantagens do Postoplan:

  • Você pode manter um número ilimitado de contas.
  • Pode publicar a mesma postagem em várias contas.
  • Postoplan funciona não só com redes sociais padrão, mas também com Google My Business e Telegram.
  • Se ficar sem ideias para anúncios, pode consultar o calendário dedicado com mais de 700 ideias
  • Você pode liderar um número ilimitado de projetos.
  • A plataforma está integrada com Slack e WordPress.

Vamos falar sobre a utilização do Postoplan  com um exemplo ilustrativo. Antes de tudo, escreva numa janela especial para postar.

Melhor ferramenta para acompanhar as suas principais percepções de desempenho - imagem 1

Você pode selecionar a categoria de correio para maximizar a participação do público-alvo. Também poderá escolher as redes sociais onde a postagem será publicada.

Melhor ferramenta para acompanhar as suas principais percepções de desempenho - imagem 2

Para publicar uma mensagem programada, selecione a hora. A hora é baseada no seu fuso horário.

Melhor ferramenta para acompanhar as suas principais percepções de desempenho - imagem 3

Uma ferramenta fantástica para agendar mensagens é o organizador de Plano de Conteúdo. Esta ferramenta não só lhe permite ver a que horas as postagens estão agendadas, mas também pode ajudá-lo a ter uma ideia para uma postagem se a sua criatividade estiver temporariamente a zero.

Para apagar ou alterar uma postagem, vá para o painel do plano de conteúdo, clique numa postagem agendada. Você pode realizar qualquer ação que precise na janela popup.

Melhor ferramenta para acompanhar as suas principais percepções de desempenho - imagem 4

Você pode ver as contas na guia contas e quais contas você já conectou. Nesta guia, também pode excluir contas desnecessárias. 

Utilizando a guia Caixa de entrada Social, pode se comunicar facilmente com os seguidores da sua página, bem como ver estatísticas de mensagens.

Convidamos você a experimentar todos os benefícios do Postoplan gratuitamente. Esta é uma excelente ferramenta de análise das redes sociais que lhe permitirá resolver facilmente numerosas tarefas relacionadas com a promoção do seu negócio na Internet.

Análise das Mídias Sociais FAQ

O que é análise das Mídias Sociais?

A análise das mídias sociais é a coleta de dados sobre o desenvolvimento das redes sociais da sua empresa. A informação inclui muitos aspectos: desde o público-alvo até o número de curtidas e compartilhamentos.

Como as empresas utilizam a análise das mídias sociais?

A coleta de dados de redes sociais é uma ferramenta necessária para determinar a fidelidade do cliente, a densidade da concorrência num nicho, a qualidade do seu conteúdo, os seus leads, o público-alvo. É crucial para a criação de campanhas contextuais direcionadas, estratégia de reputação, relações públicas anti-crise, comunicação direta com os clientes, seu envolvimento na discussão, etc.

Pesquisar avaliações, comentários, desejos de clientes,identificando suas principais características nas redes sociais permite que você responda rapidamente e desenvolva seu próprio negócio.

O que você pode fazer com análise das mídias sociais?

Você pode avaliar a confiança do cliente em uma marca, entender a sustentabilidade de seu envolvimento na rede. Poderá, se necessário, mudar a estratégia de promoção, decidir com quais pessoas influentes cooperar e em quais redes sociais postar.

Como obter a análise da mídia social?

Para fazer isso você precisa usar ferramentas especiais de análise de mídia social. Uma das mais eficazes é a plataforma Postoplan, com a  qual você pode obter não apenas estatísticas, mas também publicar postagens.

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As melhores ferramentas de monitoramento de redes sociais em 2021. Muitas opções úteis, incluindo o Postoplan→Melhor plataforma multifuncional para escuta social e monitoramento de mídia!

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