A Lista Definitiva sobre Métricas para Redes sociais (e Modelo de Relatório)

A Lista Definitiva sobre Métricas para Redes sociais (e Modelo de Relatório)

Os números falam mais alto do que as palavras. Isso é um fato. Mas quando se trata de redes sociais, que fatos você pode usar para provar que sua estratégia de marketing social está funcionando? A resposta reside na sua capacidade de medir os resultados de suas campanhas em redes sociais. Como um profissional de marketing digital, você precisa demonstrar o valor do seu trabalho e continuar crescendo como um especialista em marketing para redes sociais.

Neste artigo, vamos cobrir:

  • As métricas para redes sociais que realmente importam e porquê.
  • Os dois principais grupos de métricas para redes sociais.
  • Mergulhar nas peculiaridades de medição de resultados nas cinco plataformas de rede social mais populares.
  • Compartilhar takeaways rápidos e um modelo gratuito de métricas de redes sociais para iniciar sua campanha.

Você está pronto para causar uma grande impressão nas redes?

 

Tabela de Conteúdos

O que são as métricas de redes sociais?

Categoria 1: Métricas de Engajamento nas Redes Sociais

Categoria 2: Métricas de Publicidade nas Redes Sociais

Categoria 3: Métricas do Facebook

Categoria 4: Métricas do Instagram

Categoria 5: Métricas do Twitter

Categoria 6: Métricas do LinkedIn

Categoria 7: Métricas do YouTube

Categoria 8: Métricas Negativas

Baixe nosso modelo gratuito de métricas para redes sociais



O que são as métricas para redes sociais?

Métricas para redes sociais são os dados usados para avaliar a eficácia das campanhas em redes sociais. Esses dados analisam a contribuição da atividade das redes sociais para a estratégia global de marketing e a receita de uma empresa. Essas métricas ajudam a avaliar o sucesso que você tem em alcançar seus objetivos no espaço social e fornecem insights para melhorar seu alcance.

A importância das métricas das redes sociais

As métricas para redes sociais são essenciais porque são seus principais indicadores de desempenho, ou KPIs de redes sociais, para a avaliação da eficácia de sua estratégia global. O rastreamento dessas métricas ajuda a validar suas decisões estratégicas e melhorar sua colaboração interdepartamental, por exemplo, com vendas. Além disso, ficar de olho nas métricas de redes sociais permitirá:

  1. Demonstrar como seu trabalho tem impactado na receita.
  2. Definir a taxa de conversão nas redes sociais que pode ser atribuída às suas campanhas online.
  3. Aprender sobre seu público. As métricas das redes sociais podem pintar uma imagem vívida de seus seguidores. O monitoramento nas redes sociais de seu desempenho online ajudará você a esclarecer quais tipos de conteúdo seus clientes e clientes potenciais preferem. 
  4. Impactar na notoriedade da marca. A presença online de uma empresa está diretamente relacionada à sua autoridade e reconhecimento. 
  5. Estabelecer metas e agir rápido. Se algo não estiver funcionando, reagrupe e comece de novo. Isso ajudará a que o número desejado de seguidores entre em seu funil de vendas.

 

Você deve tomar decisões importantes de marketing com base em dados e evidências, não em métricas de vaidade. Quando se trata de gestão de redes sociais, quais são as métricas mais importantes? Demos um mergulho mais profundo na primeira categoria de métricas de redes sociais a considerar.

Categoria 1: Métricas de Engajamento nas Redes Sociais

Os usuários interagem de forma diferente em cada plataforma de rede social. No entanto, a maioria dessas interações pode ser agrupada como uma série de engajamentos: curtidas, compartilhamentos, repostagens, respostas e reações. 

Se o seu conteúdo está gerando engajamento, isso significa que seu público está dedicando tempo para interagir com ele. E isso é admirável não apenas porque você fez um trabalho fantástico capaz de interromper a rolagem para baixo automatizada das pessoas, mas também porque esse conteúdo obtém uma pontuação de autoridade extra nos algoritmos. Isso, por sua vez, leva a um maior alcance da postagem e impulsiona o tráfego a seu site.

 

Mas, como a maioria das métricas, considerar apenas uma métrica de engajamento não fornece o contexto de que você precisa para tomar decisões informadas para sua estratégia nas redes sociais. Vamos dar uma olhada nas quatro métricas de engajamento mais importantes nas redes sociais em relação a rastreamento.

  • Taxa de Amplificação
  • Taxa de Aplausos
  • Taxa de Viralidade
  • Taxa Média de Engajamento

Embora monitorar uma métrica de rede social possa ajudá-lo a fazer melhorias rápidas e ganhar vitórias fáceis, obter uma visão panorâmica é essencial para qualquer campanha de marketing digital. Olhar para o quadro geral é ótimo, pois você está elaborando sua estratégia, mas ficar de olho em uma métrica em particular pode realmente ajudá-lo a ser mais ágil e redirecionar rapidamente sua estratégia.

Métrica 1: Taxa de amplificação

A taxa de amplificação mede a proporção entre os compartilhamentos sociais por post e o seu número total de seguidores. Essa taxa mede a popularidade do seu conteúdo e representa o quanto seu público online quer estar associado à sua marca. A taxa de amplificação percentual pode ser calculada dividindo o número total de compartilhamentos que seu post gerou pelo total de seguidores, multiplicando ao final por 100.

Métrica 2: Taxa de Aplausos

A taxa de aplausos poderia ser comparada a um aceno virtual de acordo, uma exclamação "sim, eu gosto disso!", um sinal digital de aprovação. Isso ajuda você a entender qual porcentagem do seu público considera seu conteúdo valioso. Como você pode imaginar, esse conhecimento pode ser muito útil para ajudá-lo a desenvolver um plano de marketing de conteúdo e fortalecer seu alcance social. Para calcular a taxa de aplausos, combine o número de ações de aprovação que seu post obteve ao longo do tempo e divida pelo número total de seus seguidores. Depois disso, multiplique o resultado por 100. 

Métrica 3: Taxa de Viralidade

Tornar-se viral é o objetivo final do negócio. Se você tem uma presença comercial nas redes sociais, tornar-se viral pode expandir seu pipeline de vendas e impulsionar as conversões. Você pode calcular a taxa de viralidade dividindo o número de compartilhamentos pelo número de impressões, multiplicando ao final por 100.

Métrica 4: Taxa média de engajamento

A taxa média de engajamento é uma métrica importante. Sua taxa média de engajamento demonstra se seu conteúdo atinge seu público e recebe a atenção dele através de curtidas, compartilhamentos e comentários. Para calcular sua taxa de engajamento, divida o número total de curtidas, compartilhamentos e comentários que seu post acumulou pelo número total de seguidores e multiplique por 100.

Agora que vimos as métricas padrão relacionadas ao engajamento online nas redes sociais, exploraremos outro importante grupo de métricas: as de publicidade.

Categoria 2: Métricas de Publicidade nas Redes Sociais

Para os anunciantes online, acompanhar o desempenho das redes sociais não significa apenas se manter nos limites do orçamento. Entender e interpretar corretamente os dados aumenta sua expertise em marketing digital. Em última análise, melhorará sua estratégia de publicidade nas redes sociais permitindo que você possa aumentar sua base de fãs, seu Net Promoter Score e seu negócio através do poder do marketing nas redes sociais.

  • Custo por clique (CPC)
  • Taxa de cliques (CTR)
  • Taxa de rejeição
  • Retorno sobre o investimento (ROI)

Acompanhar cada uma dessas belas métricas pode fazer uma grande diferença em seu projeto. E uma vez que você as domine, você estará completamente confiante para dirigir seu navio de marketing digital na direção certa.

Métrica 1: Custo por clique

Custo por clique (CPC) é uma métrica que mostra quanto custa cada clique em um anúncio. Os anunciantes usam amplamente o custo por clique com um orçamento diário definido para uma campanha. Alguns geradores de conteúdo determinam suas taxas de anúncios com base em uma fórmula: o custo por impressão (IPC) dividido pela taxa percentual de custo por clique (%CTR). Outros geradores de conteúdo usam um processo de leilão para estabelecer suas taxas. A maioria dos geradores de conteúdo usa um terceiro para atrair anunciantes. A maior entidade terceirizada com a qual a maioria dos editores trabalha é o Google Ads, que usa uma plataforma chamada Google AdSense.

Métrica 2: Taxa de cliques

A taxa de cliques (CTR) é uma métrica de conversão que rastreia quantas pessoas clicam em seu conteúdo ou anúncio e são redirecionadas a uma página de landing com as informações adicionais relacionadas. No caso da publicidade nas redes sociais, serve para completar uma conversão. Se o seu CTR está baixo, é um sinal de que seu conteúdo não está atraindo seu público-alvo.

Métrica 3: Taxa de rejeição

A taxa de rejeição é a porcentagem de visitantes da página que saíram dela assim que chegaram, sem realizar nenhuma ação.

A taxa de rejeição permite medir seu tráfego social em comparação com outras fontes de tráfego online para determinar a eficácia de sua campanha digital. A melhor maneira de rastrear e otimizar sua taxa de rejeição é através do Google Analytics.

Métrica 4: Retorno sobre o investimento (ROI)

Os ROIs podem diferir significativamente dependendo do setor. Quando se trata de redes sociais, você precisa saber se o tempo e o dinheiro que gastou em suas campanhas digitais valeram a pena. O modo como você calcula o ROI será determinado pelos objetivos da sua organização (notoriedade de marca, menções de marca, receita, satisfação do cliente, etc.).

Para se ter uma ideia, aqui está uma fórmula simples para calcular o ROI para redes sociais: Valor/investimento (horas trabalhadas, orçamento de anúncios, etc.) x 100 = ROI de rede social (em percentagem). 

A menos que você tenha a benção de ter uma equipe dedicada para redes sociais, monitorar e analisar as métricas sociais acima é suficiente para gerar informações para sua estratégia. No entanto, você precisa entender como cada plataforma social funciona dissecando suas métricas mais importantes.

 

Categoria 3: Métricas do Facebook

O Facebook abunda em dados. Por que? De acordo com a Statista, 2,8 bilhões de pessoas entram no Facebook todos os dias para dar uma olhada em seu feed, compartilhar suas atualizações ou ver algum conteúdo sugerido sobre coisas de que eles poderiam gostar.

{Gráfico}

  • Impressões
  • Alcance
  • Engajamento de vídeo
  • Taxa de cliques (CTR)

Se você quer aumentar sua presença online e atrair mais clientes potenciais, o Facebook é a plataforma que você não pode omitir. Selecionamos as quatro métricas essenciais em que os profissionais de marketing estão de olho.

Métrica 1: Impressões

As impressões são a métrica do Facebook que informa sobre a visibilidade de suas postagens sociais ou quantas vezes seu conteúdo foi visto.

Métrica 1: Impressões - imagem 1

Para encontrar esta métrica:

  1. Vá à sua página de negócios no Facebook.
  2. Localize o botão "Insights" na barra lateral "Gerenciar página".
  3. Clique no botão "Visualizações" localizado na barra lateral esquerda da tela.

Métrica 2: Alcance

O alcance de uma postagem nas redes sociais representa o número total de usuários únicos que viram seu conteúdo ou um anúncio pago. Esta métrica informa como seu conteúdo ressoa em seu público e ajudará a melhorar sua estratégia digital com base em dados.

Métrica 1: Impressões - imagem 2

Para encontrar esta métrica:

  1. Localize o botão "Insights" na barra lateral "Gerenciar página" na página de negócios do Facebook.
  2. Clique no botão "Alcance" na barra lateral esquerda da tela.

Métrica 3: Engajamento de vídeo

O engajamento de vídeo, ou cliques de reprodução, é calculado com base no número de curtidas, compartilhamentos, comentários e cliques gerados pelo seu conteúdo de vídeo. O Facebook oferece duas maneiras de analisar seus dados: para um vídeo individual ou o desempenho geral de seus vídeos.

Métrica 4: Taxa de cliques (CTR)

A taxa de cliques (CTR) mostra a porcentagem de pessoas que viram seu anúncio, clicaram nele e foram para sua página de registro. A média da CTR no Facebook é de cerca de 1%. Se o Facebook vê que seus anúncios estão gerando impressões, mas não cliques, ele presume que seu conteúdo seja irrelevante para o seu público. Isso pode afetar negativamente o desempenho geral do seu post e levar a um preço maior por clique.

Tenha essas métricas em mente ao criar conteúdo para seus seguidores do Facebook. Agora, vamos falar sobre as métricas de outro gigante das redes sociais que podem impactar significativamente na sua marca. 

Categoria 4: Métricas do Instagram

Assim como em qualquer outra plataforma de rede social usada para negócios, se você não estiver rastreando seus resultados, você estará desperdiçando seus recursos. Se você está procurando a colaboração de um influencer ou acompanhar o desempenho da sua própria conta, abaixo listamos as métricas mais importantes. 

Categoria 4: Métricas do Instagram

  • Impressões
  • Alcance
  • Hashtags mais engajados
  • Descoberta

Embora ninguém duvide da importância de rastrear essas estatísticas (é por isso que elas estão bem na frente), há muito mais conhecimentos valiosos a serem obtidos dando um mergulho mais profundo.

Métrica 1: Impressões

Impressões são o número de vezes que seu post foi mostrado ao seu público. A análise de redes sociais do Instagram detalha ainda mais esses dados, mostrando as impressões que vieram de hashtags, do home ou de perfis. Um bom uso de hashtags ajudará a melhorar as impressões de suas postagens.

Métrica 2: Alcance

Alcance é o número de usuários que viram seu post. Você pode visualizar essa métrica dentro do seu Instagram Insights.

Métrica 3: Hashtags mais engajadas

Outra maneira comprovada e confiável de aumentar seu alcance é com a ajuda de hashtags e hashtags de marca. Usando hashtags relevantes no setor, você pode ajudar a manter o alcance e o engajamento sob controle.

Os usuários do Instagram podem somar até 30 hashtags em cada post, mas faça sua pesquisa antes de se decidir por um número específico de hashtags. Você pode se surpreender com a frequência com que “menos é mais” quando se trata de hashtags.

Métrica 4: Descoberta

Descoberta é o recurso do Instagram que permite que os usuários encontrem conteúdo fresco e interessante de contas que ainda não seguem. Os insights do Instagram exibirão o número de usuários alcançados que não estão seguindo você no momento.

 

Seu lançamento triunfante em 2014 marcou um movimento constante em direção a maior transparência e habilidades de medição de rede social para todos os seus usuários. Desde então, continua impressionando o mundo digital. A qual plataforma de rede social estamos nos referindo? O Twitter, é claro.

Categoria 5: Métricas do Twitter

O Twitter é conhecido por sua maneira rápida e fácil para se comunicar. E tem mais de 328 milhões de usuários mensais ativos.

Então, incluí-lo em sua estratégia para redes sociais é algo lógico. Mas uma vez que seus anúncios estiverem ligados, você poderá tropeçar na quantidade de dados de análise oferecidos. Pode ser muito complicado entender o sentido de tudo isso. Reunimos um rápido panorama das métricas mais importantes a rastrear para ajudá-lo a navegar no mar de dados de análise e otimizar suas campanhas no Twitter.

Categoria 5: Métricas do Twitter

  • Desempenho médio do Tweet
  • Interesses do Público
  • Taxa de engajamento
  • Crescimento de Seguidores

Agora, vamos entrar na explicação das métricas mais essenciais de serem rastreadas no Twitter.

Métrica 1: Desempenho médio do tweet

Métrica 1: Desempenho médio do tweet

Quando se trata de métricas do Twitter, comece considerando as médias.

Se você calcular sua taxa média de engajamento, compartilhamentos médios e número médio de retweets, você pode suavizar as flutuações em seu desempenho. Para verificar o desempenho médio, basta acessar sua página de Tweets no painel de analytics do Twitter.

Métrica 2: Interesses do Público

As redes sociais são chamadas de sociais por alguma razão. Parte de ser social implica saber quem são seus seguidores. As métricas de audiência do Twitter mostram o tipo de pessoa que sua página está atraindo e são fundamentais para campanhas futuras. Sua compreensão sobre o seu público dá a você uma visão geral e abrangente e permite entender para quem você deve estar elaborando suas mensagens. Além disso, qual deve ser o conteúdo dessas mensagens?

Esses dados garantirão que você esteja produzindo conteúdo relevante para o público certo com base em características demográficas importantes, como interesses, localização, gênero e escolhas de estilo de vida.

Métrica 2: Interesses do Público

No entanto, monitore esses insights durante um período de tempo, pois eles podem mudar à medida que sua marca se desenvolve.

Métrica 3: Taxa de engajamento

Se o seu negócio tem uma conta no Twitter, você deve absolutamente acompanhar os resultados de engajamento. A taxa de engajamento é uma métrica de visão geral. Analisar esses dados dirá se seus esforços estão valendo a pena. E o mais bonito é que existem inúmeras maneiras de seus seguidores se envolverem com sua marca.

Por exemplo, quando alguém clica em um link, segue você, retweeta ou usa sua hashtag de marca.

Há muito mais para desvendar, então, para encontrar sua taxa geral de engajamento, navegue até o seu painel de Tweets no Twitter Analytics e clique em Taxa de Engajamento.

Métrica 4: Crescimento de seguidores

Toda marca online precisa de seguidores leais. Mas se eles não estão crescendo em número, suas vendas cairão. Quanto maior for o público, maior será seu alcance. Portanto, você terá mais chances de vender.

Com as métricas do Twitter, você pode monitorar a rapidez e eficácia com que seu número de seguidores está crescendo. Seu relatório de rede social pode incluir seu desempenho semanal, a partir do primeiro dia.

Ficar de olho no número de seguidores pode ajudá-lo a permanecer proativo com o tempo de resposta a um tweet importante antes que ele fique fora de controle. No entanto, se você ainda precisa fazer um projeto de negócios para expandir sua presença nas redes sociais, isso aumenta seus argumentos a favor dele. 

 

Não há necessidade de explicar o motivo da escolha da nossa próxima plataforma de rede social. É o lugar para estar quando se trata de representar seu negócio e sua gente.

Categoria 6: Métricas do LinkedIn

Acompanhar as métricas do LinkedIn é essencial para quantificar seus esforços de marketing de rede social e fornecer os dados necessários para melhorar seu ROI e atingir seus objetivos. 

O LinkedIn mudou drasticamente ao longo dos anos e se tornou uma rede social para marcas B2B. É a plataforma para encontrar talentos de primeira linha e mostrar sua influência em seu setor.

De fato, 79% dos profissionais de marketing dizem que essa plataforma é uma fonte privilegiada de leads.

  • Impressões
  • CTR (Taxa de Cliques)
  • Taxa de engajamento
  • Análise da Divulgação por Funcionários

No entanto, aproveitar ao máximo as potencialidades do LinkedIn requer uma estratégia diferente da usada no Facebook, no Instagram ou no Twitter.

Os padrões de conteúdo no LinkedIn são muito mais elevados, exigindo que sejam mais profissionais e aperfeiçoados. Mas isso não é a única coisa peculiar sobre ele. A plataforma também conta com um conjunto único de métricas.

Métrica 1: Impressões

Métrica 1: Impressões

Ao revisar o gráfico de métricas atualizado, você pode obter insights adicionais sobre a rede social. Por exemplo, determine o melhor momento para publicar com base nos horários e datas que suas postagens nas redes sociais são vistas com mais frequência e refine sua agenda de postagens. Além disso, permitirá saber quais postagens patrocinar no LinkedIn com base em que tipo de conteúdo é o mais atraente. Além disso, ver suas impressões ao longo do tempo permite que você se mantenha ágil e atualize rapidamente sua estratégia de marketing global.

Mas há uma pegadinha. Um alto número de impressões não indica que você possa se sentar e relaxar. Você ainda precisa ver as três métricas a seguir para entender se seu post repercutiu bem em seu público.

Métrica 2: CTR (Taxa de Cliques)

Métrica 2: CTR (Taxa de Cliques)

O LinkedIn conta cliques quando um usuário clica em seu post, nome da empresa ou logotipo. Interações como compartilhamentos, reações ou comentários não estão incluídas nesta métrica.

O CTR é uma métrica que fornece uma imagem panorâmica do engajamento do seu post. É uma métrica exibida como uma porcentagem dada pela divisão entre o número de cliques que seu post recebe e o número de impressões.

Métrica 3: Taxa de engajamento

Métrica 3: Taxa de engajamento

O LinkedIn mede a taxa de engajamento somando o número de interações, cliques e novos seguidores adquiridos, e dividindo pelas impressões do post. Uma alta taxa de engajamento fala muito sobre a relevância e qualidade do seu conteúdo.

Quanto maior for a taxa de engajamento, seu público considerará mais atraente seu conteúdo.

Métrica 4: Análise da Divulgação por Funcionários

Seus colaboradores são os embaixadores da sua marca. E se sua empresa cuidar bem de seus funcionários, isso será notado. Em sua página de Ajuda do LinkedIn, está escrito que a análise da divulgação por funcionários apresenta uma oportunidade para os administradores de páginas avaliarem tendências na forma como funcionários e membros interagem com o conteúdo sugerido aos funcionários na aba Minha Empresa. Os dados incluem métricas como o número de recomendações e encaminhamentos feitos para as pessoas conectadas à página do LinkedIn da sua empresa. Ou o número de comentários de usuários em posts de funcionários.

 

À medida que estamos chegando ao fim da lista de plataformas de redes sociais, seríamos negligentes se não mencionássemos a plataforma que permite espalhar o amor por conteúdo de vídeos e músicas.

Categoria 7: Métricas do YouTube

Para ter sucesso no YouTube, é preciso saber a receita de um vídeo de sucesso. Em parte, isso significa entender o número de inscritos, a taxa de visualização, o alcance de público, a retenção, a taxa de cliques e a fonte de tráfego.

Se você quiser que o seu canal no YouTube cresça, aqui estão as quatro métricas mais importantes para acompanhar a taxa de crescimento do seu público.

  • Número de inscritos
  • Taxa de cliques de impressões
  • Engajamento
  • Tempo de exibição 

Todos os dias as pessoas sobem mais de 700.000 horas de vídeo no YouTube, mas poucos desses vídeos impulsionam o interesse dos usuários. Para ser capaz de medir o sucesso da sua marca no YouTube, você deve entender as métricas do YouTube Analytics.

Métrica 1: Número de inscritos

Métrica 1: Número de inscritos

Um inscrito é notificado sobre novos conteúdos em seu canal, facilitando o consumo de seus vídeos e aumentando o número de visualizações. Os inscritos tendem a assistir o dobro do conteúdo que os usuários normais.

As quantidades de inscritos ganhos e perdidos falam por si mesmas, permitindo que você interprete quais vídeos, lugares e momentos geram ganho ou perda de inscritos. O relatório de inscritos do YouTube mostra o status da lista de inscritos após cada vídeo, que permite que você entenda quais vídeos atraem novos inscritos. Ao priorizar os interesses de seus inscritos, por exemplo, criando webinars personalizados, você criará vídeos que eles querem ver, aumentará o tempo de exibição e o ranking nos mecanismos de busca.

Métrica 2: Taxa de cliques de impressões

Métrica 2: Taxa de cliques de impressões

A taxa de cliques de impressões informa com que frequência os usuários clicam em seu vídeo. Quantifica suas impressões em visualizações. Semelhante a um anúncio no Facebook, para determinado número de pessoas que viram seu vídeo em seu feed, uma certa quantidade clica nele.

Como fazer seus seguidores clicarem? Muitos fatores estão em jogo, como um título atraente do vídeo ou uma miniatura com as informações certas sobre ele. 

Entender as taxas de cliques de impressões inevitavelmente leva a se destacar. Use essas descobertas para otimizar a eficácia de marketing, atualize os logotipos do seu canal e outros elementos de marca de acordo com as curtidas dos espectadores.

Métrica 3: Engajamento

Métrica 3: Engajamento

Curtidas, descurtidas, comentários e compartilhamentos dão aos profissionais de marketing dados qualitativos inestimáveis sobre o engajamento.

Os compartilhamentos confirmam que as pessoas exibem publicamente sua confiança e apoio e querem transmiti-los para sua rede online.

Os comentários podem demonstrar a intensidade das emoções dos espectadores depois de assistir ao seu vídeo. As curtidas e descurtidas podem ajudá-lo a concluir que temas de vídeo funcionam melhor com seu público. Para encontrar as métricas de engajamento de seus vídeos, navegue até o relatório de interações do YouTube.

Métrica 4: Tempo de exibição 

Métrica 4: Tempo de exibição 

A métrica de tempo de exibição do YouTube mostra a soma do tempo que as pessoas passaram assistindo seus vídeos. É uma métrica fundamental a rastrear, porque o tempo de exibição desempenha um papel significativo no algoritmo da plataforma. Vídeos com maior tempo de exibição são priorizados para aparecer no topo dos resultados e recomendações de pesquisa, trazendo novo público para o seu canal. O algoritmo considera que quanto mais tempo de visualização um vídeo tem, mais útil e atrativo ele é.

Você pode facilmente encontrar esta métrica no relatório de tempo de exibição. Ele mostrará a quantidade de tempo de exibição que seus vídeos acumularam ao longo do tempo. Você também pode filtrar cada um de seus vídeos por tempo de exibição e agrupar seus vídeos por temas, estilos e duração para determinar seus tipos mais atrativos de vídeos.

Categoria 8: Métricas Negativas

Mesmo que essas métricas sejam chamadas de negativas, isso não significa que você tenha que evitar rastreá-las. Pelo contrário, é preciso ficar alerta sobre quaisquer alterações nessas quatro métricas:

  • Análise de Sentimento
  • Taxa de churn
  • Cancelamentos de inscrição ou de seguimento 
  • Avaliações negativas

Essas quatro métricas negativas podem não ser muito encorajadoras ou motivadoras. No entanto, elas podem rapidamente trazer à tona as bandeiras vermelhas em suas campanhas de rede social e os possíveis ajustes que precisam ser feitos.

Métrica 1: Análise de Sentimento

Informação é poder quando se trata do que as pessoas dizem sobre sua marca. O sentimento das redes sociais são os sentimentos, opiniões e emoções coletivas que as pessoas têm em relação à sua marca. É a interpretação objetiva sobre os comentários, menções com @ e compartilhamentos.

Para descobrir onde sua marca está no espectro de emoções positivas ou negativas, você precisa analisar esse número de conversões. A análise de sentimento requer coletar e analisar informações nos posts que as pessoas compartilham sobre sua marca nas redes sociais.

A análise de sentimentos é importante porque facilita entender seu público, melhora a experiência do cliente, o atendimento ao cliente, o engajamento e o desenvolvimento do produto. A melhor maneira de abordar a realização dessa análise é com a ajuda de uma ferramenta especial de análise de redes sociais.

Métrica 2: Taxa de churn

A taxa de churn, também conhecida como churn ou taxa de atrito, é a porcentagem de clientes que param de fazer negócios com uma empresa ao longo de um período. 

Cada setor tem seu próprio benchmark de taxa de churn. Para calcular sua taxa de churn, pegue o número de clientes que você perdeu no último trimestre e divida pelo número total. A porcentagem resultante é sua taxa de churn. Por exemplo, uma empresa que começou o último trimestre com 500 clientes e perdeu dez teria uma taxa de churn de 2%.

Métrica 3: Cancelamentos de inscrição ou de seguimento

Ter um grande número de seguidores em um canal é incrível, mas eles não trarão lucro a menos que se envolvam com o seu conteúdo. Naturalmente, os usuários não engajados começarão a deixar sua lista de seguidores ou inscritos. Obviamente, sempre haverá algum churn. No entanto, é essencial entender por que seus seguidores saem para ajudá-lo a conseguir novos. Uma das melhores maneiras de ajudá-lo a melhorar suas taxas de cancelamento de inscrição ou seguimento é perguntar ao seu público de que tipo, frequência e forma de conteúdo eles gostam.

Métrica 4: Avaliações negativas

Quando avaliações negativas de clientes são postadas na internet, o mundo inteiro pode vê-las. O boca a boca viaja rápido, e isso pode afetar profundamente a reputação da sua marca. Infelizmente, não há nada que você possa fazer para impedir alguém de postar comentários negativos sobre o seu negócio. No entanto, há uma maneira correta de lidar com avaliações negativas para retomar o controle de sua reputação. Entre essas coisas, estão respostas rápidas e cuidadosas, ter uma conversa offline e fornecer alguns depoimentos positivos em seu site.

Quando você fornece uma resposta apropriada (e rápida) para avaliações negativas, você mostra para seus clientes e potenciais clientes o tipo de experiência que eles podem esperar obter de sua marca. Essa é a maneira correta de ser social nessas plataformas. 

Baixe nosso modelo gratuito de métricas de redes sociais

O acompanhamento de métricas de redes sociais importantes é necessário para saber o que está acontecendo com a presença online da sua marca e comunicar suas informações a outras equipes. Para ajudá-lo a catalisar sua estratégia de rede social, desenvolvemos este útil modelo de relatório de métricas de redes sociais.

 

Uma maneira consolidada de monitorar e relatar seu desempenho online simplificará seus processos de trabalho e os fará funcionar como um relógio. 

Agora é com você

Monitorar e acompanhar o sucesso nas redes sociais da sua marca, ou a falta dele, pode ser algo complexo. No entanto, o trabalho duro sempre compensa. Se você souber como rastrear métricas nas redes sociais, você terá total controle sobre sua estratégia de marketing.

Esperamos que as definições das métricas de redes sociais que compartilhamos tenham sido fáceis de lembrar e que a importância de rastrear essas métricas tenha sido clara e concisa. Você não só será capaz de comprovar seus KPIs, mas também trabalhará para melhorar sua estratégia geral nas redes sociais e evoluirá como profissional de marketing digital em sua organização.

Existem muitas plataformas de rede social, mas as mais populares — Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube — são aquelas em que sua empresa deve estar presente. Mas lembre-se, mesmo que todas essas plataformas sejam chamadas de redes sociais, todas elas requerem uma abordagem específica para interpretar seus dados.

Esperamos que nosso modelo o ajude a iniciar sua jornada de rastreio de métricas de redes sociais. E, se precisar, nosso blog é um ótimo recurso para se inspirar e para encontrar respostas para suas perguntas mais complicadas sobre marketing digital.

A Lista Definitiva sobre Métricas para Redes sociais (e Modelo de Relatório)

Procurando as melhores métricas para redes sociais para incluir em seus relatórios sobre o tema? Aqui está a lista definitiva sobre métricas, junto com um modelo gratuito para baixar.

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